13-10

A nova era da educação é high-tech high-touch

Entenda como o conceito, trazido na década de 80, pode ajudar instituições de ensino em um cenário pós-pandêmico 

 

Nós já ouvimos bastante sobre o papel da tecnologia na educação durante a pandemia e por um bom motivo: as soluções digitais permitiram que escolas mantivessem o aprendizado durante um período de incerteza que nenhum de nós poderia ter imaginado.

No entanto, as conquistas da educação tecnológica chegaram com desafios importantes. Desde que a pandemia fechou escolas, em março de 2020,  essas instituições de ensino têm se empenhado para que os alunos tenham acesso a dispositivos eletrônicos e à internet.

Alguns professores hesitantes em relação à tecnologia acabaram dominando o assunto à medida que aprenderam a navegar pelo ensino e pela aprendizagem remotos em ambientes virtuais. Ainda assim, com todo o progresso que fizemos, a interrupção do contato social, face a face, e da experiência em sala de aula fez com que alguns alunos terminassem o ano letivo cerca de quatro a cinco meses atrasados em leitura e matemática, em média, de acordo com um estudo recente da McKinsey & Company.

Estamos começando a observar a promessa do aprendizado digital: os professores podem usar softwares para diferenciar e personalizar o ensino, como o Google Classroom. Mas nós não podemos parar por aqui. Nos últimos 18 meses, “tecnologia” tem sido sinônimo de “virtual”, onde muitas crianças se sentiam isoladas, sentadas atrás de um dispositivo e querendo se conectar com seus colegas e professores.

Agora nós temos a oportunidade de pegar o que aprendemos e usar esse conhecimento para começar uma nova era na educação – uma era impulsionada pela tecnologia, mas centrada na conexão humana, e também uma era onde rejeitamos a falsa escolha entre softwares envolventes e um professor incrível. Com a volta às aulas presenciais, podemos ter o melhor da tecnologia com o melhor da experiência em sala de aula, com os professores, de forma física. 

Recentemente a HMH compartilhou os resultados do relatório anual de confiança do educador, e as descobertas fornecem dados importantes sobre as características que devem definir a sala de aula pós-pandemia.

Mais de 1.200 educadores dos EUA responderam e, mesmo que o otimismo tenha caído (apenas 38% dos educadores relataram uma visão positiva de sua profissão), a confiança no domínio e nos benefícios das tecnologias de aprendizagem está subindo.

 

Estamos saindo da promessa digital para a prática digital.

Apesar de um ano tumultuado, as visões atuais dos professores sobre a tecnologia fornecem um ponto de vista interessante, abrindo caminho para um maior uso de soluções tecnológicas. A confiança dos educadores no uso da tecnologia na educação está em alta desde que a pesquisa foi iniciada, há sete anos, com 66% dos professores muito ou extremamente confiantes em suas habilidades. 

Hoje, cerca de 95% dos professores experimentaram os benefícios da tecnologia na sala de aula e 77% acreditam que a tecnologia vai ajudá-los a serem professores mais eficazes após a pandemia. 

Apesar de a tecnologia desempenhar um papel maior e mais eficaz, os educadores relatam que ainda existem barreiras ao acesso e à eficácia que devem ser abordadas, incluindo a falta de dispositivos e acesso à internet. 57% dos educadores também indicaram que a falta de envolvimento dos alunos com a tecnologia é uma grande barreira. Mais da metade informou que a falta de tempo para planejar a integração de recursos digitais ao ensino foi um grande desafio.

 

O bem-estar emocional dos estudantes é a principal preocupação dos educadores

Todos nós sabemos que no centro do ensino e da aprendizagem está a forte conexão construída e nutrida entre professor e aluno, que serve como base para o crescimento acadêmico. 

Por último, para começar a recuperar e fazer a transição para o nosso “modelo educacional pós-pandemia”, podemos nos beneficiar de uma abordagem que una o melhor dos dois mundos e que utilize o poder da tecnologia com o aproach social testado e comprovado da sala de aula.

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

Este artigo foi originalmente publicado, em inglês, pelo portal Tech Crunh

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens