acessibilidade-escola

Acessibilidade na escola: entenda a importância e o papel da tecnologia

A acessibilidade na escola é uma iniciativa conjunta que permite oferecer aos alunos com necessidades especiais, seja visual, auditiva, motora ou intelectual, as melhores condições de segurança e autonomia tanto dentro quanto fora da sala de aula.

De acordo com os dados do Censo Escolar 2020, o número de alunos matriculados na educação especial alcançou a marca de 1,3 milhão de estudantes.

A inclusão desses alunos nas salas de aula comum também aumentou gradativamente, passando de 89,5%, em 2016, para 93,3% em 2020.

Esse progresso é importante para que o ambiente escolar seja cada vez mais inclusivo. E também serve de alerta para que os órgãos governamentais invistam em uma educação voltada para todos.

Quer entender mais sobre acessibilidade na escola e como a tecnologia está ajudando na inclusão dos alunos? Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o tema!

O que é acessibilidade na escola?

A acessibilidade na escola é uma iniciativa de inclusão dos alunos com necessidades especiais de diferentes tipos.

Alunos com deficiência (visual, auditiva, motora ou intelectual), transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação precisam de educação especial.

No passado, muitos desses alunos não conseguiam iniciar sua educação por falta de preparo das escolas e até por receios da família.

Com campanhas constantes que mostram que possuir necessidades especiais não é uma limitação, as estatísticas mostram que a educação nacional está caminhando para incluir a todos. 

Qual a importância da acessibilidade nas escolas?

Promover a acessibilidade nas escolas é importante porque dá oportunidade igual a todos os alunos de poder frequentar uma escola e aprender.

No Plano Nacional de Educação (PNE) está definido, inclusive, que os alunos com necessidades especiais entre 4 e 17 anos devem ser incluídos nas salas de aulas comuns.

Na prática, as escolas enfrentam dificuldades, pois não se trata apenas de adaptar os acessos do espaço físico, mas também a estrutura pedagógica da instituição.

Por isso, diretores e professores devem receber apoio profissional e investimentos para conseguir fazer da acessibilidade uma realidade no seu trabalho.

Como promover acessibilidade na escola?

acessibilidade-educacao

Existem diferentes formas de promover a acessibilidade na escola. Geralmente, as adaptações do espaço físico é o que vem em mente a princípio, porém o tema se divide em partes que se complementam.

Conheça outras iniciativas que fazem parte da promoção da acessibilidade na escola.

Acessibilidade estrutural

A primeira iniciativa de acessibilidade na escola é a adaptação do espaço físico da instituição para atender os alunos com deficiência. 

Banheiros amplos e com barras de segurança, rampas, piso tátil e corrimãos são detalhes estruturais que devem ser planejados para que o espaço tenha caminhos que levem a todas as salas.

Acessibilidade comportamental

A acessibilidade comportamental na escola diz respeito a criação de uma cultura inclusiva, onde alunos, professores e funcionários entendam e respeitem cada indivíduo como ele é.

É importante expandir essa cultura para os pais, responsáveis e todos os familiares que fazem parte da rotina estudantil.

Acessibilidade de comunicação

A comunicação é muito importante para o convívio e aprendizado dos alunos na sala de aula e também para sua socialização.

Por isso, ter materiais didáticos em Braille, salas com uma boa acústica, além de sinais e figuras que facilitam a comunicação são formas simples de facilitar o diálogo no dia a dia escolar.

Acessibilidade pedagógica

A acessibilidade pedagógica na escola diz respeito às adaptações para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento, pois as ferramentas existentes facilitam a superação de vários desafios cotidianos de inclusão no aprendizado.

Como a tecnologia auxilia a acessibilidade na educação?

A transformação digital na educação está trazendo inovações importantes, inclusive, de acessibilidade na escola. 

Essas mudanças são mais evidentes na parte pedagógica, em que vários materiais digitais estão sendo adaptados com mais agilidade para integrar melhor os alunos com deficiência nas aulas.

Conheça algumas tecnologias que estão contribuindo para criar um ambiente escolar mais inclusivo. 

Audiolivros

Os livros são recursos essenciais na educação porque permitem que os alunos imaginem, desenvolvam a atenção com as histórias, conheçam as palavras e muito mais.

Atualmente, os livros em áudio, chamados também de audiolivros, ajudam muito na inclusão dos alunos com deficiência visual, permitindo que eles participem das atividades normalmente junto com os colegas. 

Programas e aplicativos

Para que os alunos com deficiência consigam acompanhar a sala de aula comum, é preciso incluir recursos que facilitem as principais necessidades dos alunos.

É importante destacar que as tecnologias de acessibilidade na escola vem de vários centros de estudo nacionais, o que ajuda na otimização de custos.

Um exemplo é o LianeTTS, um sintetizador de voz que lê telas para portadores de deficiência visual. Foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Serpro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Jecripe é um software para crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar. O programa inclui jogos que estimulam o raciocínio e a lógica. 

O Dicionário da Língua Brasileira de Sinais é outro exemplo de programa que ajuda alunos com deficiência auditiva e professores a aprenderem a linguagem de sinais. 

Impressoras 3D

As impressoras 3D também podem ser utilizadas para a acessibilidade nas escolas. O equipamento tem diversas opções de impressão.

Algumas delas são impressão em braille, impressão de mapas, figuras geométricas tridimensionais, entre outras. 

Dessa forma, os conteúdos ficam mais fáceis de assimilar e os alunos aprendem com mais qualidade.

Mais tecnologia para sua escola

A acessibilidade na escola é um tópico essencial atualmente, pois com cada vez mais alunos chegando, as instituições precisam se adaptar para recebê-los.

Por isso, uma cultura digital permite que esse processo seja mais efetivo, pois a tecnologia pode agilizar diversas adaptações importantes. 

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn