Você já deve ter notado que o conceito de aluno protagonista se tornou muito frequente nas mais diversas metodologias de aprendizado, principalmente nas atuais.
Sabemos que o conceito de aprendizagem se altera conforme as diferentes visões e linhas, sejam elas behavioristas, construtivistas, socioculturais etc. Mas, independente das diversas interpretações, podemos afirmar que aprendizagem é um processo de desenvolvimento.
Tanto de competências, como de conhecimento, valores, habilidades e inteligências.
O meio para desenvolvê-la é a didática, o estudo, a observação e as ligações que os alunos fazem com suas experiências e vivências. Este último, no entanto, até recentemente, não era considerado nas metodologias tradicionais e o aluno ocupava um papel mais passivo no seu processo de aprendizagem.
Com a evolução da sociedade, o surgimento da tecnologia e a criação de novas fontes de conhecimento, as escolas se atentaram para a urgência de atualizar suas metodologias. É exatamente nesse cenário que o termo aluno protagonista se popularizou.
Vamos entender o que é o conceito de aluno protagonista, os impactos desse novo papel no aprendizado e como estimulá-lo?
Boa leitura!
O que é o conceito de aluno protagonista?
O conceito de aluno protagonista não é exatamente recente. Muitos filósofos e estudiosos já falaram sobre metodologias ativas no aprendizado, que alteram o papel do aluno no seu próprio processo de educação.
Mas esse termo se popularizou nos últimos anos, com o boom da internet. Afinal, como adiantamos acima, ela foi a responsável pelo surgimento de novas fontes de conhecimento. O que, de maneira natural, auxiliou no desenvolvimento do espírito investigativo e pró-ativo.
Pense por um minuto nesse cenário tecnológico, muita informação, inúmeros estímulos… Se antes já era uma missão complexa atrair a atenção do aluno e incentivar o engajamento em sala de aula, hoje, é praticamente impossível entrar na disputa.
Solução? Utilizar essas novas habilidades e conhecimentos nas metodologias de ensino.
Então, podemos concluir que o conceito de aluno protagonista deixou de ser uma tendência para se tornar uma medida emergencial para a educação.
Como o próprio nome sugere, o aluno protagonista é aquele que se torna o principal agente do seu processo de aprendizado.
Com o auxílio de ferramentas, estratégias pedagógicas, do colaborativismo e, principalmente, com a mediação dos educadores, o estudante pode aprender e se desenvolver ativamente.
Quais são as principais características de um aluno protagonista?
Muito se discute sobre a dificuldade em transferir a responsabilidade para o aluno de pesquisar e buscar conhecimento. Seja por questão de maturidade, pelos obstáculos em encontrar as fontes corretas, ou dos desafios de atualizar metodologias tradicionais.
O fato é que essas barreiras podem ser contornadas pelas características naturais das novas gerações. É evidente a autonomia do aprender em crianças novas. Muitos pais, por exemplo, se surpreendem ao identificar a facilidade delas em operar smartphones, descobrir o funcionamento das coisas e realizar conexões.
Isso tem se tornado comum por algumas características típicas das novas gerações, como o espírito investigativo, a proatividade e a independência. E são elas que tornam possível e eficiente o papel de protagonismo dos estudantes, na atualidade.
É preciso ressaltar, no entanto, que a escola, e principalmente o educador, precisa atuar ativamente para guiar e aprimorar essas habilidades. Com as estratégias adequadas é possível não apenas monitorar o desenvolvimento, mas também incentivar o aluno a se tornar o protagonista do seu aprendizado.
Quais as vantagens de incentivar o desenvolvimento do aluno protagonista?
O processo de aprendizagem é complexo, envolve diversos fatores e pode ser muito diferente conforme o aluno. Afinal, cada um possui habilidades, facilidades e particularidades que podem corroborar para o seu aprendizado, mas também dificultá-lo.
Pesquisas indicam, no entanto, que alguns processos são comuns em grande parte da população. Envolver, por exemplo, diversos sentidos é uma das melhores estratégias para facilitar e aprofundar os conhecimentos adquiridos.
Segundo a Pirâmide de Aprendizagem, teoria desenvolvida pelo psiquiatra norte-americano William Glasser, debater, praticar e ensinar são ações que auxiliam na absorção muito mais que ler ou ouvir.
O que elas têm em comum? Precisam da autonomia e do protagonismo do aluno, afinal, para realizar debates, colocar em prática o conhecimento e ensinar outras pessoas, ele terá que se colocar no papel ativo.
Além de aumentar o potencial de absorção do conhecimento, a atuação do aluno protagonista traz muitas outras vantagens. Esse indivíduo, por exemplo, desenvolverá habilidades fundamentais para se destacar no mercado de trabalho.
Afinal, ele terá muito mais facilidade para adquirir novos conhecimentos. Assim como apresentará maior flexibilidade e poder de adaptação.
Ou seja, incentivar o protagonismo do aluno na educação não auxilia apenas durante o seu período acadêmico. Mas também na formação social e psíquica, desenvolvendo indivíduos muito mais completos e preparados para a sociedade atual.
Como tornar o aluno protagonista do processo de aprendizagem?
Falamos sobre o que é o conceito do aluno protagonista, características e vantagens dessa nova visão do ensino. Mas o que as instituições educacionais podem fazer para incentivar e tornar o aluno protagonista do processo de aprendizagem?
É muito comum que ao falar do papel ativo do aluno no ensino muitos acreditem que se trata de uma transferência. Como se o professor deixasse de desempenhar suas funções e as colocasse como responsabilidade única e exclusiva dos alunos.
Isso, claro, não é possível na prática, e tampouco eficiente pedagogicamente falando. Afinal, o aluno precisa da monitoria, sabedoria e da mediação do professor para guiar a sua autonomia na aprendizagem.
Podemos afirmar, portanto, que a instituição tem um papel fundamental para tornar o aluno protagonista do processo de aprendizagem. Mas como?
O primeiro passo é compreender a necessidade de atualizar as metodologias educacionais. E, para que essa evolução do protagonismo ocorra de maneira efetiva, é preciso que ela comece pela base, na cultura organizacional da instituição.
Posteriormente, claro, ela deve estar presente no planejamento pedagógico, no plano de aula dos professores e até mesmo no orçamento e no modelo de gestão da instituição.
Afinal, para dar suporte ao aluno protagonista é preciso criar um ambiente adequado. Com as ferramentas corretas, tecnologia e estratégias que ofereçam a liberdade necessária. Já falamos, inclusive, por aqui sobre as metodologias ativas de aprendizagem, essenciais para desenvolver e incentivar o protagonismo dos estudantes.
Mas, resumidamente, gestores, colaboradores, professores e pais podem participar desse processo oferecendo mais liberdade de expressão. Assim como estimular a busca pelo conhecimento e a descoberta de novas fontes.
Na prática, algumas estratégias muito interessantes são:
- Sala de aula invertida;
- Debates;
- Sala de aula interativa;
- Aprendizagem baseada em problemas;
- Gameficação;
- Etc.
O ponto comum, fundamental para o engajamento e a participação do aluno, é o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula. Hoje, ela se tornou um aliado de alto valor para o ensino e para o aprendizado.
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