metodo-TBL

O que é aprendizagem baseada em equipes: quais são as etapas que compõem o TBL?

A aprendizagem baseada em equipes é uma tendência natural da educação ativa, na qual o aluno assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

É esperado que a escola, as metodologias e os programas educacionais se alterem ao longo do tempo. Afinal, o ensino ocorre para colaborar com as evoluções da sociedade, tanto no campo do conhecimento, como de comportamento.

Aplicando, portanto, o seu papel de agente transformador e colaborador, a escola, hoje, precisa ser mais dinâmica, ativa e horizontal. A verticalidade do ensino, com o professor ocupando a função de único detentor, transmissor e disseminador do conhecimento, não se encaixa mais na sociedade atual.

Descobrir, portanto, o que e como fazer para tornar a aprendizagem mais compatível às alterações sociais é uma necessidade urgente na educação. E o conhecimento, claro, é a melhor via para isso.

Para te auxiliar nesse processo, hoje, vamos explicar o que é a aprendizagem baseada em equipes, quais os benefícios que ela pode gerar e como começar a colocá-la em prática.

Boa leitura!

Como surgiu e o que é a aprendizagem baseada em equipes?

Aprendizagem baseada em equipes é uma estratégia educacional, ou metodologia, presente na educação ativa. Mas a sua idealização não é algo exatamente recente, afinal, ela foi aplicada já na década de 70, por Larry K. Michaelsen, professor da Oklahoma University Business School.

Quando se viu frente a uma turma grande de alunos, diferente do que comumente ocorria, ele decidiu subdividir os 120 alunos em grupos menores, para solucionar atividades sequenciais.

A ideia era o aprendizado conjunto, aproveitando a individualidade de cada aluno e somando suas habilidades, competências e conhecimentos para impulsionar a aprendizagem ativa.

No final do período letivo, os resultados foram realmente positivos, comprovando o melhor aproveitamento do aprendizado. Além da identificação de comportamentos mais proativos e autônomos no processo de aprendizagem.

Michaelsen, então, nomeou essa metodologia de Team-Based Learning (TBL), ou Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Compartilhada, posteriormente, em todo o meio acadêmico e, hoje, utilizada como uma estratégia dentro da educação ativa. Possibilitando que todos se empenhem ativamente no seu próprio aprendizado e no desenvolvimento do seu grupo.

Dessa forma, o professor age como um intermediador do conhecimento, expondo o conteúdo e transferindo para os alunos a função de aplicá-lo em atividades e na resolução de problemas e desafios.

Importância e como é o método TBL na prática?

aprendizagem baseada em equipes

Segundo estudos e testes, o método de aprendizagem baseada em equipes colabora positivamente para o desenvolvimento profissional e do pensamento crítico. O trabalho em equipe também motiva os alunos e tem um impacto extremamente positivo no processo de aprendizagem. Além, claro, de favorecer e estimular as relações entre indivíduos e facilitar a convivência em grupo.

Não apenas aceitando as diferenças, como aprendendo e evoluindo com elas. Melhorando habilidades importantes como: comunicação, respeito à pluralidade, pensamento crítico, autonomia, responsabilidade etc.

Já na educação tradicional, como adiantamos acima, o aluno tem um processo de aprendizado passivo. Ou seja, ele recebe os ensinamentos e precisa apenas absorvê-lo, pela prática de exercícios, memorização ou repetição.

Com a evolução das relações e da sociedade, essa dinâmica acaba por desestimular a participação no processo educacional. Impactando, assim, o engajamento, interação e as relações interpessoais.

Tornando o aprendizado um processo hierárquico, vertical, sem trocas de alto valor e sem o estímulo à captura do conhecimento e ao  desenvolvimento contínuo.

O método da aprendizagem em equipes surge, portanto, como uma ótima solução para realinhar o aprendizado às novas dicotomias da sociedade. Preparando o aluno não apenas academicamente, mas também para a vida profissional e para as interações sociais.

Vale ressaltar, no entanto, que, para a metodologia de aprendizagem baseada em equipes ter os reflexos esperados, é preciso seguir as etapas que compõem o TBL. Veja abaixo quais são elas.

Quais são as etapas que compõem o TBL?

Apesar de incentivar a autonomia e o pilar educacional de aprender a aprender, é fundamental a existência do professor como guia e intermediador da aprendizagem baseada em equipes. Cabe a ele, portanto, implantar as etapas necessárias para atingir o objetivo final, são elas:

  1. Preparação (pré-classe) – Essa etapa ocorre antes da exposição do conteúdo, ou da reunião da turma. Individualmente, o aluno deve buscar materiais e vivências relacionadas ao tema para agregar conhecimento no momento da discussão;
  2. Garantia de preparo – Nessa etapa, o professor confere se a anterior foi realizada adequadamente. Para isso, ele aplica questionários de múltipla escolha, inicialmente sem consulta. Em seguida, os grupos se reúnem para debater as suas escolhas e, em conjunto, decidem qual a melhor resposta para cada. Por fim, podem realizar consultas, caso seja necessário, e o professor expõe os temas mais relevantes;
  3. Aplicação de conceitos – A terceira etapa do TBL é a prática de exercícios, nela o professor deve estabelecer quais serão as metas e objetivos. Para atingi-los, tarefas são propostas com a exposição de um problema, distribuído a todos os grupos, cada equipe deve solucioná-lo e depois revelar e explicar, aos demais, as respostas encontradas. Nesse momento o mediador dará os feedbacks e estimulará a continuidade dos debates.

Ou seja, na prática, a metodologia TBL auxilia na solidificação de dois pilares da educação: o aprender a fazer e o aprender a aprender. Tornando todo o processo de aprendizagem muito mais rico e dinâmico, como mencionamos anteriormente.

Vale ressaltar, no entanto, que nenhuma das etapas ou escolhas ocorrem de maneira aleatória. Para atingir os resultados esperados, o professor precisa realizar escolhas estratégicas, como mesclar diferentes habilidades e conhecimentos.

E, caso todas as equipes consigam resolver os desafios propostos, ele deve conduzir o debate para as respostas erradas. Enriquecendo ainda mais as trocas.

Como implantar a aprendizagem baseada em equipes: 3 dicas de ouro!

  1. Escolha equipes plurais – Segundo o método da aprendizagem baseada em equipes, o ideal é a formação de grupos de 5 a 7 pessoas com habilidades, conhecimentos e capacidades diversas.
  2. Ofereça feedbacks constantes – Como o professor atua como mediador, os feedbacks e realinhamentos são fundamentais para exposição de pontos importantes, correções e enriquecimento da aprendizagem;
  3. Tecnologia! – No método da aprendizagem baseada em equipes, os alunos possuem um importante papel na preparação pré-aula. Ter acesso a ferramentas que facilitem o compartilhamento de ideias e materiais é fundamental para tornar essa etapa mais eficiente e democrática.

Tecnologia como aliada do método TBL

A tecnologia, hoje, já faz parte da rotina dos alunos fora da sala de aula, mas também é um ótimo potencializador dentro da escola. Afinal, com as metodologias da aprendizagem ativa, os alunos podem ter acesso a conteúdos, temas e materiais antes da aula.

Como vimos por aqui, essa é uma das etapas que compõem o TBL, o estudo pré-sala. Mas não para por aí. Ferramentas digitais, como o Google Forms, por exemplo, podem ser usadas para aplicar os testes na fase dois. Assim como o Google Workspace pode ser um dos melhores locais para debate, compartilhamento de ideias e conclusões.

O fato é que a transformação digital na escola é uma realidade e seus benefícios para o aprendizado vão desde o maior engajamento em sala de aula, até a otimização de funções gerenciais e administrativas.

Você sabia que existem ferramentas tecnológicas para a educação que são gratuitas, intuitivas e democráticas?

O combo do Google Workspace é um ótimo exemplo disso! Nele encontramos diversas funcionalidades que podem facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, com inúmeras ferramentas voltadas exclusivamente para educação no Google for Education.

Não conhece?

O que é Google for Education?

O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino.

Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

E o melhor, a Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Com uma grande experiência na implantação da tecnologia de educação baseada na nuvem do Google, desenvolvemos uma metodologia própria, que trouxe sucesso para muitas instituições de ensino.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens