Aprendizagem baseada em problemas

Aprendizagem baseada em problemas: quando ela é indicada?

A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma abordagem de ensino que tem ganhado destaque nos últimos anos, devido à sua eficácia no desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o sucesso acadêmico e profissional.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Center for Education Statistics (NCES), mais de 70% das instituições de ensino superior nos Estados Unidos utilizam a ABP em algum nível, o que demonstra a popularidade dessa metodologia.

Além disso, um estudo publicado na revista científica “Medical Teacher” mostrou que os alunos que participaram de um programa de ABP em medicina apresentaram maior retenção de informações e maior motivação na aprendizagem em comparação com os que participaram de um programa de ensino tradicional.

Isso evidencia a popularidade do tema que passou a ganhar força no Brasil. E neste artigo vamos mostrar mais profundamente como ele está sendo aplicado. Boa leitura!

O que é aprendizagem baseada em problemas?

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma abordagem de ensino que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Em vez de simplesmente memorizar fatos ou conceitos, ela encoraja os estudantes a resolver problemas e desafios do mundo real.

Na ABP, os alunos são apresentados a um problema ou desafio que deve ser resolvido. Para isso, eles trabalham em grupos ou individualmente para encontrar uma solução.

Durante a resolução do problema, eles são orientados pelo professor ou tutor, que os auxiliam na pesquisa, análise e reflexão sobre o caso e suas possíveis soluções.

O objetivo é desenvolver habilidades e competências importantes na vida cotidiana e no mercado de trabalho, como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração e a comunicação.

Como surgiu a metodologia PBL?

A Aprendizagem Baseada em Problemas, também chamada de metodologia PBL (Problem-Based Learning) foi desenvolvida na década de 1960 na Universidade de McMaster, no Canadá.

Ela foi criada como uma resposta à insatisfação dos professores com o modelo de ensino tradicional, que se concentrava na memorização de fatos e informações sem contexto real ou aplicação prática.

Ela foi baseada na formulação dos conceitos do psicólogo americano Jerome Seymour Bruner e do filósofo John Dewey.

Bruner era um defensor de que a educação colocasse os estudantes em contato com os problemas reais para incentivar a discussão de temas e buscar soluções para eles.

Já Dewey defendia a ideia de que a educação tinha que ter base na reconstrução da experiência, e que o contato com a realidade proporcionaria o crescimento e motivação para a aprendizagem.

A ABP se tornou popular nos anos 1970 e 1980, especialmente em escolas de medicina. A partir dos anos 1990, ela começou a ser aplicada em outras áreas de conhecimento, incluindo engenharia, negócios, ciências sociais e humanas.

No Brasil, começou a ser adotada na década de 1990, na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Desde então, ela tem se expandido para outras áreas, como engenharia, arquitetura, direito, administração e educação.

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Quais são os benefícios dessa metodologia?

A Aprendizagem Baseada em Problemas oferece uma série de benefícios para os alunos. Abaixo vamos listar os principais deles.

Desenvolvimento de habilidades e competências relevantes para o mundo real

Um dos maiores benefícios dessa metodologia é que ela enfatiza a resolução de problemas do mundo real, incentivando os alunos a desenvolver habilidades relevantes para sua futura vida profissional e cotidiana.

Dentre as competências que são desenvolvidas podemos citar o pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação que ajudam o profissional a se sobressair no mercado de trabalho.

Maior engajamento e motivação

Outro ponto interessante é que a metodologia envolve os alunos em um processo de aprendizagem ativo e participativo, aumentando o engajamento e motivação na aprendizagem.

Isso quer dizer que eles ficam mais motivados a apresentar resultados em grupos e até mesmo a resolver problemas, por mais difíceis que pareçam.

Aprendizagem autodirigida

A ABP também incentiva os alunos a serem responsáveis por sua própria aprendizagem, permitindo que escolham as melhores estratégias para resolver problemas e desafios.

Vale destacar que ela enfatiza a aprendizagem significativa, levando a uma melhor compreensão e retenção de informações.

Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais

Além disso, a aprendizagem baseada em problemas incentiva os alunos a trabalharem em grupo, ajudando-os a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como empatia, colaboração e liderança.

Como consequência eles se preparam para as exigências do mercado de trabalho, que muitas vezes requer habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Quais são os pilares da metodologia?

A metodologia tem por sustentação alguns pilares importantes que a fazem ter bastante sucesso e chamar a atenção de educadores em todo mundo. Dentre eles estão:

  • aprendizagem centrada no aluno: na ABP, o aluno é colocado no centro do processo, sendo ele responsável por sua própria aprendizagem;
  • problemas autênticos: os problemas apresentados são autênticos e relevantes para o contexto de aprendizagem, e podem ser derivados de situações reais, ou criados especificamente para a finalidade do ensino em questão;
  • aprendizagem colaborativa: a metodologia enfatiza a colaboração em grupo, o que significa que os alunos trabalham juntos para resolver problemas, compartilhando ideias, habilidades e conhecimentos;
  • reflexão crítica: incentiva a reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem e a solução de problemas, encorajando os estudantes a refletir sobre o que aprenderam, como aprenderam e como podem aplicar seu conhecimento em situações futuras;
  • tutoria: os professores desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem, fornecendo orientação e feedback aos alunos durante todo o processo.

Esses pilares são essenciais para o sucesso da ABP como uma metodologia de ensino eficaz e inovadora que ajuda a desenvolver habilidades e competências acadêmicas e profissionais.

Como a aprendizagem baseada em problemas funciona na prática?

Nessa metodologia, os alunos são apresentados a um problema ou desafio que deve ser resolvido. Vale dizer que isso ocorre no início do processo de aprendizagem, e os estudantes são encorajados a trabalhar em grupos ou individualmente para encontrar uma solução.

Durante o processo de resolução do problema, eles são orientados pelo tutor ou professor, que os ajuda a identificar as informações relevantes, definir objetivos, propor soluções e avaliar os resultados.

Para isso, os alunos realizam pesquisas independentes, discutem ideias e colaboram com os colegas para desenvolver soluções para o problema apresentado.

Como a ABP enfatiza a aprendizagem autodirigida, os alunos são responsáveis por sua própria aprendizagem e devem identificar suas próprias necessidades.

Além do mais, são incentivados a refletir criticamente sobre seu próprio processo de aprendizagem, identificando pontos fortes e fracos e pensando em maneiras de se melhorar.

De modo geral, a ABP é uma abordagem de ensino flexível, que pode ser adaptada para diferentes áreas de conhecimento e formatos de ensino, incluindo cursos presenciais e on-line.

E se você quer aplicar esse conceito na sua escola, entre em contato com a Safetec Educação. Nós ajudamos você a oferecer uma educação de ensino inovadora e eficaz.

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