aprendizagem-hibrida

Aprendizagem híbrida: o que é e como aplicar a metodologia no ensino?

Dos 2.851 municípios brasileiros ouvidos pela pesquisa da Undime, 52,7% adotaram a aprendizagem híbrida nos primeiros anos do ensino fundamental, no segundo semestre de 2021, quando começou o processo de retomada das aulas no país.

Essa metodologia tem sido a solução mais adequada até o momento, já que o surgimento da nova variante do coronavírus, a Ômicron, colocou o mundo em alerta novamente, mantendo o cenário ainda em clima de incerteza.

Nesse contexto, a aprendizagem ativa e híbrida entra em cena para ajudar as escolas a continuar o ensino dos alunos, aproveitando melhor os dois ambientes — o online e o presencial.

Quer entender melhor o conceito e as possibilidades da aprendizagem híbrida? Continue a leitura e entenda como aplicar a metodologia.

O que é aprendizagem híbrida?

A aprendizagem híbrida, do inglês “blended learning”, é um método que une o ensino presencial e o ensino a distância (EAD), usando a tecnologia como ferramenta de integração entre professores e alunos.   

O objetivo é aproveitar a flexibilidade do EAD e, ao mesmo tempo, valorizar a importância do ensino presencial para fornecer a melhor experiência de aprendizagem.

Dessa forma, os professores criam planos de aula para os dois ambientes tendo em mente a integração das experiências para que o processo tenha uma continuidade.

Então, um conceito que começa a ser introduzido na sala de aula pode continuar na aula online com videoaulas, avaliações digitais (individual ou em grupo), atividades com gamificação, entre outras possibilidades.

No vídeo abaixo, você pode entender melhor sobre a importância as competências digitais para o desenvolvimento dos educadores:

Qual o objetivo principal do ensino híbrido?

Além de aproveitar o melhor de dois ambientes (o físico e o online), a aprendizagem híbrida também incentiva a modernização das instituições de ensino, levantando discussões sobre:

  • organização da sala de aula;
  • modernização das ferramentas de ensino;
  • novas formas de conduzir a gestão escolar;
  • reformulações no projeto político pedagógico;
  • integração da comunidade escolar, entre outros.

 

A transformação digital na educação não trata apenas da digitalização de processos, incluindo ferramentas, mas também envolve pensar como essas mudanças podem melhorar as estratégias de ensino.

Nesse caminho, o aluno ganha bastante protagonismo, pois também é incentivado a aproveitar melhor cada momento do aprendizado. 

Por isso, os planos de aula são muito importantes na aprendizagem híbrida para que o professor consiga planejar como integrar as aulas e alcançar os objetivos desejados em relação a assimilação do conteúdo.

Quais são os tipos de aprendizagem ativa e híbrida

Os tipos ou métodos de aprendizagem ativa e híbrida ajudam a aplicar a metodologia de formas diferentes, permitindo que o professor escolha qual se adapta melhor ao conteúdo e ao meio que vai ser utilizado. 

Abaixo reunimos os quatro tipos de aprendizagem híbrida que podem ser aplicados na sala de aula:

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida (flipped classroom) é um método em que o aluno começa a estudar o conteúdo de uma aula em casa com as orientações e materiais digitais selecionados e enviados pelo professor. 

Depois, na aula presencial, ele participa de atividades individuais ou em grupo para praticar e demonstrar o que ele reteve das explicações.

Dessa forma, o professor consegue analisar a turma, observar os pontos do conteúdo que precisam de reforço, os alunos com mais dificuldade, etc. Nesse método de aprendizagem híbrida, o aluno é o protagonista. 

Rotação individual

No método de rotação individual de aprendizagem híbrida, o professor cria planos de aula separados por aluno. O objetivo é que cada estudante tenha uma orientação personalizada

que leva em consideração as ferramentas que o aluno possui, suas dificuldades e o tempo que tem para estudar em casa, etc.

Rotação por estação

O terceiro tipo de aprendizagem híbrida é a rotação por estação. O professor planeja a aula incluindo momentos na sala de aula física, no laboratório e no ambiente digital, criando “estações” que se complementam para facilitar o ensino e o aprendizado das matérias.

Laboratório rotacional

No método de laboratório rotacional, o professor monta a aula dividindo-a entre parte teórica e parte prática em algum laboratório (ciências, informática, artes etc). O objetivo é tornar a aula mais dinâmica, fazendo o aluno praticar aquilo que aprendeu, o que facilita a avaliação do professor.

Como aplicar a aprendizagem híbrida nas escolas?

Para aplicar a aprendizagem híbrida, é preciso preparar professores e alunos para que eles entendam o objetivo da metodologia e consigam seguir as orientações. 

Separamos algumas dicas para te ajudar a implementar o ensino híbrido e aproveitar todos os benefícios:

1. Preparar os equipamentos técnicos

Para ter uma boa experiência com a aprendizagem híbrida, é preciso que alunos e professores tenham equipamentos técnicos para conseguir acompanhar todas as etapas das aulas.

Um recurso adotado por muitas instituições de ensino é o Chromebook, um computador com sistema do Google que pode ser comprado ou alugado. 

2. Padronizar as ferramentas digitais

Existem muitas ferramentas que ajudam na implementação da aprendizagem híbrida. As aulas online, por exemplo, são feitas em aplicativos de videoconferência. Para facilitar a adaptação de todos, escolha uma para ser usada sempre. 

O Google Meet é um exemplo de app muito utilizado atualmente pelas escolas que pode ser usado tanto para dar aulas ao vivo quanto para gravar aulas.

Leia também: O que é Google Workspace for Education? Como funciona? Quais vantagens?’ e conheça essa opção de plataforma. 

3. Fazer um plano pedagógico

O plano pedagógico ajuda a traçar objetivos para a aprendizagem híbrida e definir como ela será avaliada. Além disso, o plano especifica os métodos e as ferramentas que vão ser utilizadas. Isso garante que a escola ofereça um ensino de qualidade e que os alunos avancem no seu aprendizado.

Melhore a qualidade do ensino híbrido da sua escola

A integração e a comunicação são aspectos essenciais da aprendizagem híbrida e para alcançá-los é fundamental implementar as ferramentas certas.

A plataforma Google Workspace for Education oferece todas as ferramentas que sua escola precisa para que os alunos e os professores interajam no dia a dia com eficiência.

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens