Aprendizagem mecânica e significativa são metodologias de ensino, com diferentes abordagens e estratégias.
Você deve ter notado que os métodos de ensino se alteraram significativamente nos últimos anos, certo? Isso se deve, em grande parte, pela expansão do acesso à informação e a mudanças comportamentais da sociedade.
As gestões educacionais, claro, perceberam essas modificações e procuraram se adaptar a elas. Incluindo, por exemplo, a tecnologia como uma forte aliada. E implementaram metodologias de ensino mais condizentes, como a significativa, por exemplo.
A intenção é não apenas reconhecer, mas incentivar um papel mais ativo do aluno no seu próprio processo de ensino. Nesse cenário, surge o “duelo” aprendizagem mecânica versus significativa!
Nossa ideia, aqui, é desmistificar o caráter excludente dos diversos métodos de ensino. Para isso, explicaremos os conceitos de aprendizagem mecânica e significativa, com exemplos de cada uma e suas vantagens!
Boa leitura!
O que é aprendizagem mecânica e significativa?
Para compreender estes dois termos, vamos analisá-los separadamente. Afinal, estamos falando de duas metodologias distintas, mas não necessariamente excludentes. Falaremos melhor sobre a interação entre elas nos itens seguintes.
Mas, antes, vamos entender os dois conceitos, suas abordagens e tipos!
Definição de aprendizagem mecânica
A aprendizagem mecânica é uma das mais utilizadas e tradicionais no cenário escolar, também conhecida como memorística. Como o segundo nome sugere, ela utiliza a memorização como uma das principais ferramentas para a aprendizagem.
O conceito sugere que o aluno ocupe um papel passivo no ensino, absorvendo os temas que lhe são expostos. Neste cenário, o professor é o único que detém o conhecimento e pode transmiti-lo.
Não há, portanto, debates, complementos e questionamentos por parte dos estudantes. Como se eles estivessem pegando os dados e arquivando no seu HD, sem realizar conexões com outros conhecimentos adquiridos previamente.
Conceito e tipos de aprendizagem significativa
A base da aprendizagem significativa foi desenvolvida pelo psicólogo David Paul Ausubel, especialista em educação, em 1963. O conceito foi exposto no livro “The psychology of meaningful verbal learning”, como a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS).
A ideia de Ausubel era que a aprendizagem se torna mais profunda e rica quando utiliza conhecimentos prévios do próprio aluno. Diferente da aprendizagem mecânica, portanto, aqui colocamos o aluno em um papel mais ativo.
Com a implantação de estratégias, o professor possibilita a integração de vivências, estudos e conhecimentos antigos com os novos, propostos na sala de aula. Dessa forma, o estudante pode não apenas aprofundar o seu conhecimento como ampliá-lo.
Como você já deve imaginar, a aprendizagem significativa só é possível com o estreitamento do relacionamento do aluno com o professor e o estímulo às trocas. Afinal, o docente precisa conhecer as vivências de cada aprendiz.
O objetivo, na prática, é oferecer ao aluno a chance de criar conexões, associações e comunicar o conhecimento prévio com o novo. .
Outro ponto importante, que precisa ser mencionado, é que existem três tipos de aprendizagem significativa:
- representacional – tipo básico, relacionado ao significado de palavras e símbolos convencionais;
- conceitual – interligada à representacional, nesta etapa o aluno separa e identifica características essenciais ou regularidade do objeto, que, assim, pode ser representado por símbolos;
- proposicional – etapa na qual as representações e conceitos são unidos e somados à interpretação para a formulação de novas proposições.
É importante ressaltar, no entanto, que estamos falando superficialmente sobre a metodologia da aprendizagem significativa. Ela é muito mais profunda e precisa ser estudada cuidadosamente para obter os melhores resultados no processo de ensino
Quais as diferenças entre aprendizagem mecânica e significativa?
Podemos dizer que a principal diferença entre a aprendizagem mecânica e significativa é o papel dos agentes envolvidos. Na primeira, o professor é o único detentor e propagador do conhecimento, ele atua, portanto, como único protagonista do ensino.
Na segunda, por outro lado, o aluno ganha um papel mais ativo no seu próprio processo de aprendizagem. Fornecendo, assim, o seu conhecimento prévio como subsídio para os novos temas abordados em sala de aula.
Apesar de diferentes, a aprendizagem mecânica e significativa não são incomunicáveis, muito pelo contrário. Segundo Ausubel, elas estarão presentes na construção do conhecimento. Afinal, sempre que um conceito completamente novo for exposto ao aluno, será por meio da aprendizagem mecânica.
E, posteriormente, se tornará um conhecimento prévio, podendo fazer parte da aprendizagem significativa.
Ou seja, elas não são metodologias excludentes e sim integráveis. O uso das duas pode, assim, gerar mais valor para o ensino e para a aprendizagem!
Exemplos da aprendizagem mecânica e significativa
Para ilustrar as diferenças entre a aprendizagem mecânica e significativa nada melhor que utilizar exemplos reais, certo?
Na mecânica um dos casos mais típicos são as músicas e paródias que auxiliam na memorização do conteúdo. Como:
Esse é um método muito comum em cursinhos e aulas para concursandos, que precisam memorizar um conteúdo muito extenso em um curto espaço de tempo.
Outro exemplo de aprendizagem mecânica é a repetição, como a utilizada para decorar estados e capitais, tabela periódica, fórmulas matemáticas, tipos de relevo etc.
Nos exemplos de aprendizagem significativa, podemos incluir diversas metodologias ativas, como a sala de aula invertida e interativa, por exemplo. A ideia é utilizar o conhecimento adquirido do aluno ou incentivá-lo a buscar por ele, antes da exposição do conteúdo.
Na metodologia significativa, portanto, é comum que os professores ofereçam mais liberdade para que os alunos contem o que sabem sobre determinado tema. Os debates e o ensino colaborativo são exemplos práticos muito interessantes para aplicar essa metodologia!
Inclusive, interligar os diferentes exemplos citados também é uma ótima opção para utilizar a aprendizagem mecânica e a significativa de forma criativa e inovadora.
Qual a importância da aprendizagem mecânica e significativa?
A aprendizagem mecânica, como vimos acima, já é utilizada há muito tempo nas escolas e instituições de ensino. Ela, claro, possui vantagens na fixação do conteúdo e é o modelo utilizado por muitos professores.
Na prática, também pode melhorar o engajamento dos alunos, quando eles possuem participação na criação de estratégias de memorização.
Também, como já mencionamos por aqui, é uma solução indispensável para inclusão de temas completamente novos, que não possuem ligações diretas com qualquer conhecimento prévio do estudante.
Já a aprendizagem significativa é importante no aprofundamento do conhecimento, no sentido de enraizá-lo. Afinal, quando o aluno consegue montar suas próprias conexões, ele compreende o conteúdo e não apenas memoriza.
Outro ponto muito vantajoso da aprendizagem significativa é o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprender a aprender. Com ela, o aluno consegue descobrir como conectar temas, fazer deduções e interligar conhecimentos para criar novos!
Dica para mesclar a aprendizagem mecânica e significativa
A tecnologia é uma das melhores aliadas para incluir a aprendizagem significativa nas instituições de ensino.
Muitas escolas já implantaram metodologias ativas de aprendizagem, inclusive, de maneira integral. Mas é natural o receio em substituir metodologias tradicionais e alterar por completo as práticas utilizadas.
Uma solução para adaptar as escolas às alterações da sociedade – e incluir estratégias de aprendizagem significativa – é utilizar a tecnologia de maneira alinhada ao método de ensino já utilizado.
Dessa forma, é possível fornecer mais autonomia e independência aos alunos, que podem buscar conhecimento em diferentes fontes. Além de melhorar o engajamento deles em sala de aula, estimulando a criatividade e a colaboratividade.
Uma ótima ideia é escolher uma plataforma digital que possa ser adaptada e personalizada.
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