4 dicas de como avaliar um aluno em sala de aula

Você sabe como avaliar o desempenho dos alunos?

Fundamental para o processo de aprendizado, a avaliação de desempenho tem como um de seus principais objetivos identificar as principais dificuldades dos alunos para, então, ajudá-los na superação de suas limitações.

Os métodos tradicionais utilizados para verificar o quanto o aluno conseguiu absorver do conteúdo que lhe foi passado vêm sendo questionados a algum tempo.

Será que as abordagens quantitativas, baseadas na memorização de informações e conteúdos em busca de uma nota mínima, são a melhor forma de avaliar o desempempenho dos estudantes?

Neste artigo, você vai conferir 4 dicas fundamentais de como avaliar um aluno em sala de aula com ajuda das novas tecnologias proporcionadas pela transformação digital.

Continue a leitura para conferir quais ferramentas e boas práticas adotar na hora de mensurar o desempenho dos estudantes.

Leia também: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

4 dicas de como avaliar um aluno em sala de aula

1 – Promova a autoavaliação

A primeira dica de como avaliar o desempenho dos alunos consiste em permitir que o estudante faça uma autoavaliação.

O aluno pode avaliar a si mesmo de maneira escrita ou oral. A intenção é possibilitar que o aluno faça uma reflexão sobre todo o conteúdo que ele conseguiu aprender, bem suas maiores dificuldades no processo de aprendizado.

É importante deixar claro para o aluno que a autoavaliação não possui caráter punitivo. Assim, ele se sentirá mais à vontade para ser sincero em suas respostas.

De maneira periódica, convide os alunos a fazerem uma revisão do próprio desempenho não só em relação ao conteúdo ensinado pelo professor, mas também no que tange o comportamento em sala de aula, o relacionamento com os colegas, a participação, a assiduidade, etc.

Com a autoavaliação, o aluno perceberá que ele é o protagonista do próprio aprendizado.

Não deixe de documentar todas as conclusões. Esses registros serão fundamentais para a definição de novas estratégias e para o aprimoramento daquelas já estão sendo executadas.

Confira este vídeo da Foreducation que mostra como fazer uma prova online com ajuda do Google Educação:

Saiba mais: 

2 – Avalie diferentes tipos de atividades

Nesta dica de como avaliar um aluno em sala de aula, é importante que a avaliação vá além daquelas provas tradicionais em que o estudante precisa responder uma série de perguntas para mostrar, por meio de uma nota, que aprendeu o conteúdo.

É possível avaliar o aprendizado do aluno a partir de atividades como:

  • participação em seminários e debates;
  • trabalhos em grupo;
  • estudo dirigido;
  • apresentações artísticas.

Ao avaliar o desempenho do aluno em diferentes atividades, você estará retirando ele da posição de passividade do processo de aprendizagem.

Para ajudar você nessa tarefa, existe uma ferramenta completa e cheia de funcionalidades, confira este vídeo e veja como usar em sua escola:

Saiba mais: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

3 – Peça para o aluno relacionar o conteúdo teórico com sua própria realidade

Dando continuidade às nossas dicas de como avaliar um aluno em sala de aula, que tal pedir para que os alunos façam uma relação entre a teoria aprendida em sala de aula com situações e aspectos do cotidiano?

Ao fazer isso, você poderá avaliar se o aluno absorveu, de fato, o conteúdo passado pelo professor. Com demonstrações práticas do que antes estava restrito à teoria, o aluno mostrará que sabe construir um raciocínio crítico e fazer conexões entre o que está nos livros e o que ele percebe no seu dia a dia.

4 – Faça uma avaliação interdisciplinar

Não há como avaliar o desempenho dos alunos se não for levado em consideração o aspecto interdisciplinar. 

Em vez de avaliar a performance do estudante em Português, Matemática e Química isoladamente, que tal avaliá-lo a partir da capacidade que ele tem de conectar esses diferentes assuntos?

A avaliação interdisciplinar detecta em que nível o aluno é capaz de criar relações entre as diferentes disciplinas que lhe são ensinadas.

Um conteúdo passado na aula de Biologia pode perfeitamente se relacionar com o conteúdo da aula de Química que, por sua vez, se conecta com as aulas de Física.

Ao pedir para o aluno relacionar diferentes disciplinas, você estará estimulando a capacidade de análise do estudante

Portanto, encerrando as nossas dicas de como avaliar um aluno em sala de aula, lembre-se de que a vida cotidiana é também multidisciplinar. Assim, fazendo esse tipo de avaliação, o educador tornará o aluno mais preparado para lidar com o mundo fora da escola.

Ficou claro como avaliar o desempenho dos alunos? Agora que você já sabe o que fazer, ficará mais fácil acompanhar o aprendizado dos estudantes e fazer os ajustes necessários nas estratégias e metodologias de ensino.

Por isso, use o melhor da tecnologia para colocar isso em prática.Fique por dentro de mais detalhes lendo este post de nosso blog: Uso de aplicativos em sala de aula: veja 5 dicas incríveis!