A educação inclusiva é uma política pública importante, que busca promover a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, e superdotação.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, o que representa aproximadamente 24% da população do país.
Dessa forma, a inclusão se torna fundamental para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos.
Em vista disso, a Política Nacional de Educação Especial estabelece cinco pilares fundamentais para a promoção da inclusão escolar que veremos mais adiante neste artigo.
Além disso, abordaremos o que é a educação inclusiva, os principais tipos e porque ela é tão importante para o país. Dá só uma conferida!
O que é educação inclusiva?
A educação inclusiva é um modelo que busca garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas características, necessidades ou condições específicas.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, em seu artigo 2º, estabelece que “a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
No contexto da educação inclusiva, é fundamental promover a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Isso implica em um conjunto de ações que buscam garantir que esses alunos tenham acesso a um ensino de qualidade e que as escolas estejam preparadas para atender às suas necessidades individuais.
Qual o objetivo da educação inclusiva?
O objetivo da educação inclusiva é garantir que todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas, tenham acesso a um ensino de qualidade e que as escolas estejam preparadas para atender às suas necessidades individuais.
A inclusão escolar visa criar um ambiente que acolha a diversidade e promova a igualdade de oportunidades, reconhecendo e valorizando as diferenças individuais de cada aluno.
Além disso, ela busca promover a convivência social e a participação ativa dos alunos na sociedade, preparando-os para exercer sua cidadania de forma plena e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Outro objetivo importante é combater o preconceito e a discriminação, promovendo o respeito às diferenças individuais e a valorização da diversidade como um aspecto fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.
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Qual a importância da educação inclusiva?
A educação inclusiva é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que promova a possibilidade de todos terem as mesmas oportunidades. Alguns motivos que destacam sua relevância são:
1. Direito à educação para todos
A educação é um direito de todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas. Garantir o acesso a um ensino de qualidade é uma questão de justiça social e de respeito à dignidade humana.
2. Inclusão social
A inclusão escolar é um importante passo para a inclusão social, pois, ao promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, ela ajuda a combater a discriminação e o preconceito e a promover a convivência social entre alunos de diferentes origens, culturas e condições.
3. Desenvolvimento integral dos alunos
A educação inclusiva visa atender às necessidades individuais de cada aluno, garantindo que todos tenham acesso a um ensino de qualidade e que estejam preparados para exercer sua cidadania de forma plena.
4. Aprendizado mútuo
A inclusão promove o aprendizado mútuo entre os alunos, que podem compartilhar suas experiências e conhecimentos e aprender uns com os outros, enriquecendo o processo educacional e contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para lidar com a diversidade.
5. Formação de professores mais capacitados
Por fim, e não menos importante, a educação inclusiva implica em uma formação adequada e contínua de professores e demais profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino como um todo.
Princípios e pilares da educação inclusiva
No Brasil, existem 5 princípios da educação inclusiva que são estabelecidos pela Política Nacional de Educação Especial. São eles:
1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação
O primeiro pilar reconhece a educação como um direito humano fundamental e inalienável de todas as pessoas, independentemente de suas características e necessidades.
2. Toda pessoa aprende
Este segundo princípio mostra que todas as pessoas têm o potencial de aprender, ainda que em ritmos e formas diferentes. Por isso, o ensino precisa ser universal no país, garantindo acesso para todos aqueles que precisam.
3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
O terceiro pilar diz que o processo de aprendizagem de cada pessoa é único e que os métodos e estratégias de ensino devem ser adaptados para atender às necessidades individuais de cada aluno.
4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos
O quarto princípio enaltece a importância do convívio entre alunos com e sem deficiência, como forma de beneficiar a todos os envolvidos no processo educacional.
De acordo com a pesquisa “A inclusão escolar de alunos com deficiência na perspectiva dos professores de uma escola inclusiva” realizada por Sanches, Valentin e Góes, o convívio comum no ambiente escolar promove a construção de uma cultura que valoriza e respeita as diferenças individuais.
Isso mostra como é importante o convívio comum, e que essa é uma tendência cada vez maior em praticamente todas as escolas brasileiras.
5. O ensino inclusivo diz respeito a todos
Por fim, o último pilar reconhece que a inclusão escolar não é responsabilidade exclusiva dos professores de Educação Especial, mas de todos os professores e profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Tipos de educação inclusiva
No Brasil, existem diversos tipos de educação inclusiva que podem ser adotados pelas escolas e instituições educacionais para garantir a inclusão de todos os alunos. Entre eles, podemos destacar:
Sala de aula inclusiva
A sala de aula inclusiva é um tipo de educação que garante a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em classes regulares, com suporte de recursos pedagógicos e professores especializados.
Escola inclusiva
A escola inclusiva é um tipo de educação que objetiva incluir todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais de cada um.
Educação especial
A educação especial tem por finalidade atender às necessidades específicas de alunos com deficiência, ou com déficit de aprendizagem, buscando inseri-los dentro do ambiente escolar de maneira humanizada.
Escola bilíngue inclusiva
A escola bilíngue inclusiva busca a inclusão escolar de alunos surdos, oferecendo uma educação bilíngue que valoriza a linguagem de sinais como meio de comunicação e oferecendo recursos e estratégias pedagógicas adaptadas.
Atendimento educacional especializado (AEE)
Por fim, o AEE visa complementar ou suplementar o ensino regular, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas para alunos com deficiência, identificando suas necessidades e desenvolvendo um plano de atuação.
Também faz parte do AEE adquirir ou produzir materiais acessíveis para que todos se desenvolvam, e estimular os responsáveis pelos alunos a usar materiais e recursos para o seu aprendizado.
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