educação inovadora

Educação inovadora: saiba como aplicá-la na sua escola

A educação inovadora é um tema que vem ganhando força ultimamente. Afinal, é por meio dela que as instituições públicas de ensino estão se destacando na atualidade.

De modo geral, ela consiste em trazer a tecnologia para sala de aula, adotando ferramentas e estratégias para fortalecer a aprendizagem dos alunos. 

Aliás, a educação inovadora vai além do que somente trazer a tecnologia para sala de aula, como também implementar novos métodos educacionais a fim de ser mais inclusiva, e criar alunos com senso crítico mais apurado.

Neste artigo vamos mostrar um pouco mais a fundo sobre a importância da educação inovadora nas escolas públicas e como diretores, professores e alunos podem se beneficiar dela.

Boa leitura!

O que é a educação inovadora?

A educação inovadora é um modo de pensar o desenvolvimento do estudante de forma integral e ativa. Isso diz respeito não só às metodologias de ensino, como também no papel do jovem dentro da sociedade.

Neste conceito, a tecnologia é usada como aliada em sala de aula, todavia, o tema vai além e busca o conhecimento inovador e integrador, mostrando ao aluno como ele é de fato um ator social.

Ela prepara os alunos para dominarem as novas tecnologias e não serem dominados por elas. Ou seja, saber checar uma notícia, a importância de emitir uma opinião em redes sociais e os impactos que isso pode gerar etc.

Qual a importância da educação inovadora?

Não é preciso ser um expert em educação para saber que atualmente os jovens vivem imersos na tecnologia. Desde cedo eles já são adaptados a lidar com tablets, smartphones, computadores etc.

É muito comum ver jovens com perfis em redes sociais desde muito cedo, e isso é um tema que até pouco tempo não era tratado em sala de aula. Afinal, como deve se comportar o jovem em um ambiente tão conectado?

Por isso, a educação inovadora chega para propor um ensino que vai além do tradicional, com o intuito de melhorar o aprendizado em sala de aula.

Em vista disso, as escolas precisam reformular abordagens tradicionais de ensino, pensando em metodologias que transformem o aluno em protagonistas da educação.

Conforme dissemos, a tecnologia é uma importante aliada nesse processo, mas uma escola que usa apenas ferramentas digitais não pode ser considerada inovadora.

Quais as características da escola inovadora?

A escola inovadora possui algumas características que vão além do fato de trazer a tecnologia para a sala de aula. Podemos dizer que uma escola inovadora tem:

  • aluno como protagonista;
  • práticas pedagógicas mais inclusivas;
  • aplicação de competências socioemocionais;

Aluno como protagonista

Se você notar nas redes sociais verá que a população com idade mais avançada é aquela que mais compartilha notícias falsas, as chamadas fake news.

Qual seria o motivo racional para isso? A resposta é que a educação tradicional criou os alunos para acreditarem no que o professor falava, bem como no que liam. Até então era difícil ser um formador de opinião e escrever um livro.

Por isso, realmente a educação fazia sentido. Todavia, com a chegada da internet, ficou mais fácil publicar uma opinião, escrever um artigo e até mesmo um livro.

Nesse sentido, acreditar em tudo o que está publicado na internet é cair fácil em notícias falsas. E por isso, a educação tem que perder o modelo de um professor professando verdades absolutas, e colocar o aluno como protagonista.

Para isso devem ser usados conteúdos interativos, projetos extraclasses, estímulos a pesquisas mais aprofundadas, a comparação de fontes, e até mesmo procura por dados.

Práticas pedagógicas mais inclusivas

As práticas inclusivas são voltadas para preparar os jovens a lidarem com as diferenças de opiniões, bem como a ter empatia e tolerância para com o outro.

Isso criará pessoas que possuem mais capacidade para debater e não discutir, além de serem mais aptas a construírem projetos com outras pessoas que pensam totalmente diferente.

O resultado é que o jovem terá uma inteligência emocional bem mais desenvolvida, e estará mais apto aos desafios impostos pelo mercado de trabalho.

Aplicação de competências socioemocionais

Muito se fala atualmente sobre a importância da inteligência emocional. Portanto, as escolas precisam estar preparadas para transmitir esse conhecimento.

Uma das características da escola inovadora é oferecer conteúdos para que os alunos desenvolvam competências como resiliência, empatia e responsabilidade para lidar com a instabilidade e pressão do mundo moderno.

Leia também:

Como aplicar uma educação inovadora?

Agora que mostramos as características, vamos falar quais são as práticas inovadoras na educação que você pode usar na sua escola.

Metodologias ativas

As metodologias ativas favorecem bastante a aprendizagem autônoma e participativa dos alunos. Dessa forma, ao invés do professor ser o detentor do conhecimento, ela coloca o aluno como protagonista.

Esse tipo de metodologia tem como base a pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ele aponta que as melhores formas de aprendizado são através do debate, da prática e do ato de ensinar.

Para isso, a escola pode usar estudos de caso, gamificação, sala de aula invertida, design thinking e até mesmo aprendizagem baseada em projetos.

Personalização do ensino

Hoje já se sabe que os alunos não aprendem de forma igual. Por isso, a educação precisa levar em consideração a individualidade de cada um para personalizar o ensino.

A abordagem é baseada na criação de conteúdos e aulas com base nos interesses e habilidades de cada estudante.

Cabe ao professor criar um sistema que atende às necessidades de cada aluno, respeitando o seu próprio tempo de aprendizagem. Ela ajuda a melhorar o rendimento dos alunos, desenvolvendo suas habilidades e competências.

Recursos digitais na educação

Por fim, a tecnologia também precisa ser trazida para sala de aula, e não repudiada. Uma educação inovadora conta com inúmeras ferramentas digitais para melhorar o ensino.

Uma delas é o próprio uso do Google for Education que possui uma gama de recursos que deixam as aulas mais inovadoras e interativas. Interessante, não é mesmo?

E se você tem interesse em incorporar a educação inovadora na sua escola, entre em contato com a Safetec Educação. Nós teremos um enorme prazer em ajudar a alinhar a tecnologia com o seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens