Características do ensino híbrido

Características do ensino híbrido e como aplicar em sala de aula

No momento em que ocorre a junção de um ensino tradicional com uma modalidade online, passa a ser conhecido como ensino híbrido. 

No entanto, ainda são poucas as pessoas que sabem realmente o que realmente é e quais são as características do ensino híbrido.

Não se trata apenas de uma simples junção, que pode ser feita de um momento para o outro. 

Mas sim, uma modalidade que visa preparar os alunos não somente dentro da sala de aula. É a busca pelo aprendizado de maneira contínua, seja presencialmente, no conforto da sua casa ou uma ida da sua turma a um laboratório prático.

Neste posts, você vai conhecer as características do ensino híbrido, além de técnicas de ensino como estas:

  • Rotação individual
  • Laboratório rotacional
  • Rotação por estação
  • Modelos disruptivos

Leia também: Como funciona o ensino híbrido no ensino superior?

Quais as características do ensino híbrido?

Tendo em mente o que é um ensino híbrido e quais são os seus benefícios, vamos caracterizá-lo e entender o porquê de sua eficiência durante a execução.

De maneira geral, essa metodologia de ensino age de forma ampla, onde o aluno não fica aprisionado em uma sala de aula, sendo transbordado de conteúdo, provas e atividades também no ambiente virtual.

Foge do estilo tradicional, que usa metodologias advindas de décadas atrás. Enquanto isso, o tempo avançou, mas a educação ficou estagnada, em algumas instituições.

Dentro da sala de aula, quando os alunos estão offline e longe das tecnologias, é o momento em que se deve trabalhar com ajuda do educador.

O aluno deve pensar como parte de um todo, visando o benefício de todos os seus colegas e não apenas o seu. É uma parte construtiva, uma troca de experiências entre alunos e com o professor.

Quando estão conectados, ou seja, a maior parte do seu dia após as aulas, devem se dedicar as atividades complementares online.

No entanto, isso não significa que terá de abdicar todo o seu tempo livre para as aulas. Mas sim, reservar algumas horas para enriquecer ainda mais a sua experiência de aprendizagem, buscando respostas para aquelas dúvidas que não foram sanadas dentro da sala de aula, por exemplo.

saiba mais: O que é ensino híbrido: definição, vantagens e 6 recomendações fundamentais para implementar na sua escola ou universidade

Ensino presencial X ensino online

Analisando as propriedades de cada modalidade de ensino de forma separada, fica mais simples compreender as características do ensino híbrido.

Características do ensino tradicional

  • Aprender a socializar e trabalhar em grupos;
  • Tirar dúvidas com um profissional sobre determinado assunto;
  • Entender a importância do professor na sala de aula.

Características do ensino online:

  • Controle ao ministrar o seu próprio tempo e ritmo do aprendizado;
  • Estudar em um local que seja apropriado para o momento em questão;
  • Mais opções quanto forma de aprender: livro, notebook ou celular;
  • Possuir autonomia de buscar informações adicionais, caso seja do seu interesse.

Com essa modalidade híbrida de ensino, o aluno passará a compreender que o celular ou computador vai além de conversas no WhatsApp.

Sabendo administrar bem o tempo, será possível desvendar assuntos que não puderam ser vistos durante a aula presencial.

É essa combinação das duas formas de aprendizado que dá tanta força ao ensino híbrido.

Modelos de ensino híbrido

Quando mencionamos e explanamos as características do ensino híbrido, é necessário ter em mente que existem diversas modalidades para que seja aplicada de acordo com cada situação.

De maneira geral, os modelos são divididos em disruptivos e sustentados. E dentro deles, estão inseridos alguns modelos mais específicos.

Modelos sustentados:

1. Rotação individual

Consiste na elaboração de um planejamento pensando em cada aluno e não na classe como um todo.

Isso é necessário pois, nem todos os alunos possuem a mesma disponibilidade de recursos e horas livres quando estão em casa.

2. Laboratório rotacional

É um modelo que visa intercalar a parte prática com a teórica, onde os alunos aprendem determinado conteúdo na sala de aula e, posteriormente, vão colocar em prática.

Seja qual for a disciplina, o professor terá a chance de explorar, ainda mais, os conhecimentos de seus alunos.

Esse laboratório de aprendizado pode ser a biblioteca, sala de vídeo, laboratório de química, física ou biologia, ou até mesmo um de informática.

3. Rotação por estação

É caracterizado pela divisão de estações, que proporcionam um ensino de maior qualidade. 

Durante um planejamento feito pelo professor, este deverá preparar aulas que visem o aprendizado na sala de aula, em um laboratório, assistir a um filme em casa, mas que tenha a ver com o conteúdo. 

Modelos disruptivos

Quanto aos modelos disruptivos, eles raramente são utilizados em solo brasileiro. Tendo em vista que, nem todas as escolas ou faculdades, são devidamente equipadas.

Alguns sos mais conhecidos são:

  • Flex: os alunos recebem os temas que deem estudar e fazem suas escolhas de quando e como, com ajuda do professor;
  • A la carte: neste caso, o aluno define os temas, com base em seus objetivos, também com auxílio do educador;
  • Virtual enriquecido: nesta abordagem a presença na instituição de ensino ocorre apenas uma vez por semana.

Os modelos híbridos são implantados como metodologia de ensino, mas não esquecendo de saber se são realmente a mais adequada para cada instituição.

Pois, assim como os estudantes e professores, cada escola e cada faculdade, possuem realidades diferentes.

Então, antes de aplicar essa metodologia, se faz necessário em primeiro instante, saber quais são as características do ensino híbrido e se a instituição terá o suporte para adotá-la. 

Veja mais sobre as características do ensino híbrido neste vídeo de Aguinaldo Oliveira:

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