As estratégias de aprendizagem utilizadas no ambiente escolar fazem toda a diferença na absorção do conteúdo por parte dos alunos.
Mas o que são estratégias de aprendizagem?
Elas consistem em um conjunto de técnicas e metodologias que têm como objetivo facilitar a transmissão e a gestão de conhecimento.
As estratégias utilizadas precisam estar de acordo com o perfil dos alunos, além de serem capazes de despertar o interesse dos educandos.
Neste artigo, separamos 5 dicas de estratégias de aprendizagem utilizadas no ambiente escolar para você se inspirar e tentar colocar em prática.
Leia também: Google Educacional: tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo
Os 3 principais perfis de estudantes
Antes de listarmos nossas dicas de estratégias de aprendizagem utilizadas no ambiente escolar, vale lembrar que a abordagem utilizada em sala de aula vai depender do perfil de aprendizado dos alunos.
Tendo isso em vista, há basicamente 3 perfis a serem considerados.
Quais são os 3 perfis de aprendizagem?
- Perfil auditivo: Alunos que absorvem melhor o conteúdo ao escutá-lo;
- Perfil visual: Alunos que entendem melhor o conteúdo quando este é traduzido em imagens e demais recursos visuais;
- Perfil sinestésico: Alunos que absorvem melhor o conteúdo ao combinar todos os sentidos, vivenciando na prática o que lhe foi ensinado nas aulas.
5 estratégias de aprendizagem utilizadas no ambiente escolar
1 – Aula expositiva dialogada
A aula expositiva dialogada é uma estratégia de aprendizagem na qual o professor expõe o conteúdo de maneira colaborativa com os alunos. São levados em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto em pauta, os quais são colocados à mesa para discussão.
Diferentemente do modelo tradicional de aula expositiva, a comunicação aqui não se dá de maneira unidirecional. O que há é uma troca de experiência e um questionamento coletivo sobre o assunto que está sendo tratado.
Essa estratégia estimula a capacidade interpretativa e de análise crítica.
2 – Dinâmicas e trabalhos em grupo
Executar trabalhos e dinâmicas em grupo é uma ótima estratégia de aprendizado. Ao fazer isso, fomenta-se o debate saudável, a troca de ideias e experiências e sociabilidade do educandos.
Há também o estímulo à construção de uma conclusão coletiva e não apenas individual sobre determinado tema.
Esta estratégia favorece a capacidade de análise e argumentação dos alunos.
3 – Estudo dirigido
O estudo dirigido é uma estratégia utilizada no ambiente escolar com o objetivo de apresentar um problema ao aluno e orientá-lo na busca pela resolução.
Para a execução de um estudo dirigido, é necessário ter um roteiro bem estruturado sobre a condução da atividade.
Essa estratégia estimula o aluno a levantar e investigar hipóteses, bem como argumentar em defesa daquilo que ele acredita ser a solução para o problema apresentado.
O estudo dirigido pode ser aplicado de maneira individual ou em grupo.
Quer uma ajuda nessa hora? Veja como a tecnologia pode auxiliar você e seus alunos: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente
4 – Estudo de caso
O estudo de caso consiste na análise de uma situação real com base na teoria passada pelo professor. Se, por exemplo, o assunto for tecnologia e mobilidade urbana, os alunos podem fazer um estudo de caso da Prefeitura de uma cidade “X” que criou um aplicativo com os horários e itinerários dos ônibus.
O roteiro do estudo de caso é elaborado pelo professor, contendo quais aspectos devem ser analisados e os resultados que ele espera que os alunos alcancem.
O estudo de caso é uma estratégia que ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades de análise, interpretação e síntese.
Essa acaba sendo uma oportunidade de o aluno ver na prática o que foi ensinado em sala de aula.
5 – Júri simulado
Nesta estratégia de aprendizado, uma situação é proposta pelo professor e a turma é dividida em dois grupos: defesa e acusação.
Cada grupo deverá apresentar argumentos sólidos de acordo com a sua posição. Para isso, os alunos precisarão estudar a fundo o problema e suas nuances.
Os papéis de acusação e defesa podem ser trocados no decorrer do processo a fim de estimular os alunos a explorarem outros posicionamentos e estratégias argumentativas e de persuasão.
No júri simulado, os alunos aprendem a investigar os fatos que lhe são dados, levantando hipóteses e construindo argumentos convincentes.
O problema apresentado pode ser de caráter mais geral ou que esteja mais intimamente ligado à realidade dos alunos.
O tempo de argumentação deve igual para ambos os grupos.
Essas foram as nossas 5 dicas de estratégias de aprendizagem utilizadas no ambiente escolar. Ao escolher quais utilizar, lembre-se de levar em consideração o perfil dos alunos. Assim, será possível alcançar resultados mais satisfatórios.
E você sabe que ferramentas tecnológicas podem ajudar a implantar essas estratégias em sua sala de aula?
O Google para Educação: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas
Veja mais neste vídeo: