ferramentas ead

Quais as melhores ferramentas para EAD?

O ensino a distância (EAD) vem ganhando cada vez mais espaço entre alunos e professores. A criação e evolução de ferramentas para EAD certamente contribuíram muito para essa popularização e maior aceitação. 

De acordo com o resultado do Censo da Educação Superior 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de ensino a distância (EAD) tiveram mais matrículas em comparação com os presenciais em 2020. 

Nesse mesmo ano, mais de 3,7 milhões de pessoas começaram um curso e desse total, mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância. O censo mostrou ainda que nos últimos 10 anos, as matrículas em cursos presenciais caíram (13,9%). Por outro lado, os cursos a distância aumentaram 428,2%. 

Leia também: Aprendizagem híbrida: o que é e como aplicar a metodologia no ensino?

As ferramentas de ensino a distância são protagonistas nessa mudança e possibilitaram que houvesse essa transformação digital na educação. Afinal de contas, até bem pouco tempo atrás não existiam tantas alternativas que existem hoje, não é mesmo? Algumas delas são essenciais para que o ensino a distância aconteça de fato. Veja abaixo quais são. 

 5 Tipos de ferramentas EAD

1. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

O AVA, conhecido como ambiente virtual de aprendizagem, é uma das mais importantes ferramentas para EAD. Isso porque é nesse ambiente onde ficam concentrados os principais materiais para o andamento das aulas, como as vídeo aulas, arquivos, bibliografia. 

Geralmente são armazenados em nuvens, então podem ser acessados de qualquer lugar por várias pessoas ao mesmo tempo. Outra vantagem é que alguns podem ser personalizados. Com isso, o ambiente virtual fica com a cara da instituição de ensino.

Leia também: O que é aprendizagem digital? Conheça as tendências e ferramentas

Esses ambientes virtuais também permitem uma grande interação dos alunos, o que ajuda na maior adesão aos estudos. 

Alguns exemplos de AVAs são: 

    • Google Classroom: Plataforma desenvolvida pelo Google. Ela reúne todas as ferramentas disponibilizadas pelo Google para produtividade, como a de apresentações, formulários, my maps. Ele possibilita, por exemplo, a realização de aulas via Google Meet que ainda oferece recursos para ajudar na compreensão, como a legenda.  
    • Moodle: O Moodle é outra ferramenta para ensino a distância para ajudar de uma forma ampla no ensino. É uma ferramenta Open Source e para usá-la é preciso baixar o sistema no computador. 
  • Canvas: Essa ferramenta para EAD funciona mais para criação de conteúdo. É uma ótima forma de deixá-los mais atraentes para os alunos. 

Você também pode gostar de ler este conteúdo: Como fazer atividade no Google Classroom? Tutorial

De uma forma geral, os AVA oferecem experiências mais completas para as aulas online. No entanto, existem outras ferramentas de ensino a distância que auxiliam separadamente.

2. Ferramentas de vídeo

Para uma aula acontecer em meio virtual é fundamental que haja uma chamada de vídeo, certo? Afinal de contas, o professor precisa compartilhar os materiais de apoio para as explicações. 

É aí que entram as ferramentas para EAD de vídeo. Alguns exemplos são: 

  • Google Meet: Como citamos anteriormente, é possível utilizá-lo fora do Google Classroom com as mesmas funcionalidades da videochamada; 
  • Skype: É outro aplicativo que possibilita a criação de grupos para chamadas coletivas; 
  • Zoom: Assim como os outros, também é utilizado para chamadas de vídeo com os alunos.

3. Email

O e-mail é uma importante ferramenta no EAD para comunicação com os alunos. No e-mail o professor consegue dar feedbacks mais detalhados sobre exercícios, por exemplo. Além disso, é também uma forma de organizar as informações em um único lugar para que elas não se percam. 

Um dos mais utilizados é o Gmail. Com ele ainda é possível acessar outras as outras ferramentas do Google para educação, como o Google Meet para video aulas, por exemplo. 

4. Chats 

Sabe quando você está participando de uma aula online se surge uma dúvida na hora da explicação? Os chats são ótimas ferramentas para ensino a distância para resolução de problemas de forma rápida. 

Além disso, eles também servem para enviar algum recado ou lembrar os alunos de alguma lição de casa. Os mais usados são os grupos de WhatsApp ou também do Telegram. Para mensagens durante a apresentação, quando se usa o Google Meet também é possível usar o chat da plataforma. 

5. Armazenamento de arquivos em nuvem

Muitas vezes quando os documentos são pesados, não cabem dentro de um email. Além disso, enviar e-mail para todos os alunos com documentos pesados pode não ser a melhor opção. Por isso, o armazenamento em nuvem é outra ferramenta muito utilizada no EAD. 

Isso porque basta colocar todos os arquivos em uma pasta e os alunos podem acessar simultaneamente apenas com o compartilhamento de um link. Os mais utilizados são:

  • Google Drive
  • Dropbox 

Agora que você já conhece as principais ferramentas para EAD, deve estar se perguntando, mas.. 

Como começar a usar as ferramentas para ensino a distância?

Para começar a usar essas ferramentas é possível cada pessoa fazer um cadastro simples e ter acesso aos benefícios. No entanto, além disso, as escolas também podem investir em plataformas de gestão escolar para otimizar as atividades de toda a equipe.

Uma das possibilidades é usando o Google for Education. Um sistema que reúne todas as ferramentas Google com funcionalidades personalizadas para educação. 

Dessa forma, você pode contar com a Safetec Educação para levar inovação para sua escola. 

Entrar em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudar a alinhar a tecnologia com sua metodologia de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens