ferramentas-educacionais

Quais são as ferramentas educacionais utilizadas na educação? [LISTA]

A inclusão das ferramentas educacionais no dia a dia da sala de aula está transformando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Essas ferramentas educacionais digitais também facilitam a rotina dos professores que podem realizar e agilizar muitas tarefas, além de engajar os alunos com o aprendizado das matérias.

A transformação digital na educação é a responsável por toda essa transformação na forma de ensinar, aproximando a tecnologia do ambiente escolar.

Além de contribuir para a evolução da sala de aula e para a relação aluno professor, as ferramentas de gestão escolar são outro ganho para o cenário da Educação.

Quer conhecer mais sobre esses recursos e saber quais são as ferramentas educacionais úteis para criar uma experiência positiva para os alunos?

Continue a leitura e confira as dicas que separamos neste artigo.

O que são ferramentas tecnológicas educacionais?

As ferramentas educacionais são recursos criados com o objetivo de simplificar a dinâmica na sala de aula, principalmente com a aplicação da tecnologia.

Uma nova geração de alunos está chegando nas escolas, os chamados nativos digitais, que veem com naturalidade a inclusão de equipamentos digitais, aplicativos e outros recursos multimídia.

As ferramentas educacionais digitais são aplicadas em atividades da rotina escolar como:

  • fazer a correção de provas (abertas e fechadas);
  • criar interação na sala de aula;
  • engajar os alunos com o aprendizado das matérias;
  • estimular o aprendizado de novas habilidades;
  • facilitar a produção de trabalhos multimídia, entre outros. 

.

O uso das ferramentas educacionais estão diretamente relacionados aos objetivos que cada escola se compromete em oferecer para formar alunos/cidadãos conscientes.

Quais são as melhores ferramentas educacionais?

As ferramentas educacionais podem ser implementadas à medida que os professores vão conhecendo esses recursos e trazendo-os para suas salas de aula.

Acontece também do uso da tecnologia ser incentivado pela própria escola para atualizar os processos de ensino da instituição. 

Para te ajudar a conhecer o potencial desse universo, listamos cinco tipos de ferramentas educacionais digitais úteis:

  • Livros digitais/Audiolivros 
  • Google Classroom
  • Jogos digitais
  • Google Meet
  • Atividades online

.

Entenda melhor sobre cada uma e confira dicas de aplicativos de cada categoria.

1. Livros digitais/Audiolivros

Com o aumento do uso de smartphones e tablets, os livros digitais e os audiolivros se tornaram ferramentas educacionais muito utilizadas.

Atualmente, existem bibliotecas virtuais públicas como o Portal Domínio Público, que permitem ter acesso a obras literárias brasileiras e internacionais de forma gratuita.

Isso permite que tanto alunos quanto professores tenham acesso a livros clássicos que contribuem para a formação cultural dos estudantes.

Hoje, além de digitalizar as obras, surgiu um novo formato de que são os audiolivros. 

Os livros em formato de áudio são excelentes para exercitar o poder de escuta ativa, que aumenta o foco no conteúdo. 

Algumas ferramentas educacionais digitais dessa categoria são:

Google Play Livros

No Google Play Livros podem ser baixados e-books, audiolivros, mangás, livros didáticos infantis, quadrinhos famosos, entre outros gêneros literários. Existem obras gratuitas e pagas e o aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS.

Beelinguapp 

No Beelinguapp, os alunos podem aprender a ler e falar uma nova língua por meio de audiolivros bilíngues e músicas. No app, a língua nativa do usuário é sempre a referência. O Beelinguapp está disponível para Android e iOS.

Storytel

O Storytel é outra opção para ler livros em formato digital e audiolivros. O plano gratuito permite 6 horas de leitura por mês. Para usar ilimitado é preciso contratar um dos planos. O app também está disponível para Android e iOS.

2. Google Classroom

Outra das ferramentas educacionais úteis é o Google Classroom, um aplicativo do Google que serve para gerenciar a organização do ensino de turmas.

Com o Classroom, o professor consegue criar, distribuir e avaliar trabalhos dos alunos, além de enviar materiais e agendar aulas ao vivo.

As escolas que estão adotando o ensino híbrido e a sala de aula invertida, por exemplo, se beneficiam bastante dos recursos do app, melhorando a qualidade do ensino a distância.

Leia também: Como entrar no Google Classroom como professor [TUTORIAL] 

3. Jogos digitais

Os aplicativos de jogos digitais também são ferramentas educacionais digitais úteis para aplicar a gamificação na sala de aula.

Associar o aprendizado das matérias a dinâmica de jogos engaja muito os alunos, especialmente na educação infantil e básica.

Então, os professores podem incluir os jogos digitais na hora de fazer os planos de aula para criar experiências mais interativas e ricas.

Confira no vídeo abaixo como gamificar aulas com recursos Google: 

4. Google Meet

Ainda no contexto do ensino híbrido, o Google Meet é uma ferramenta educacional útil para fazer videoconferências e chamadas de áudio em grupo.

Os professores podem dar aulas ao vivo e até gravar suas aulas utilizando a ferramenta, o que permite criar momentos interativos, mas também oferecer conteúdos gravados para os alunos estudarem no melhor horário para eles.

Durante as aulas, pode ser feito o compartilhamento de tela, envio mensagens pelo chat e pedidos de permissão para falar.

5. Atividades online

Outra ferramenta educacional útil são os recursos para distribuir atividades online.

Implementando ferramentas de gestão escolar como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), esse recurso vem incluído no sistema.

O aplicativo Atividades do Google, por exemplo, pode ser integrado ao Classroom e outros AVAs como o Canvas. 

Com esse recurso, os professores conseguem criar atividades online com instruções, especificação de notas e assinatura. Além disso, a correção também é feita de forma digital.

Gostou de conhecer as ferramentas de gestão escolar?

Além de implementar ferramentas educacionais no dia a dia de trabalho dos professores, as escolas também podem investir em plataformas de gestão escolar para otimizar as tarefas de toda equipe.

O Google for Education é um sistema que reúne todas as ferramentas Google com funcionalidades personalizadas para educação. 

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. 

 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn