A metodologia da sala de aula invertida coloca os alunos em contato direto com o conteúdo e o professor torna-se um mentor/guia que ajuda a entendê-lo. Por isso, é importante ter acesso a ferramentas para sala de aula invertida que enriquecem e facilitam a dinâmica das aulas.
Para a implementação da metodologia dar certo, existem ferramentas para sala de aula invertida que ajudam a organizar o trabalho.
Reunimos abaixo algumas dicas fáceis de colocar em prática. Confira!
O que é o método sala de aula invertida?
Em uma aula tradicional, os alunos estão em suas carteiras e o professor conduz a explicação da matéria na frente do quadro.
Enquanto o professor expõe a matéria igualmente para todos, a retenção do conteúdo é diferente para cada aluno.
Uns conseguem entender rapidamente, outros ouvem desinteressados e outros estão perdidos e cheios de dúvidas.
O método da sala de aula invertida entra para tentar corrigir exatamente esse desnível de aprendizagem.
Ao invés de ouvir a lição do professor, os alunos estudam o conteúdo em casa com auxílio de materiais como:
- vídeos;
- apresentações;
- arquivos PDF;
- podcasts e outros.
Depois, na sala de aula, a turma faz tarefas individuais ou em grupo e tira dúvidas com o professor, que pode dar mais atenção a cada aluno individualmente.
Quais são as melhores ferramentas para sala de aula invertida?
Agora que sabe como funciona o método da sala de aula invertida, vamos mostrar algumas ferramentas separadas por categorias que vão ajudá-lo a fazer o seu plano de aula. Confira!
Ferramentas de comunicação e videoconferência
1. Meet
O Google Meet é uma ferramenta para sala de aula invertida que serve para fazer videoconferências e chamadas de voz online gratuitas.
A interação é um aspecto importante da sala de aula invertida, pois os alunos devem ter meios de se comunicar com o professor e até outros alunos para trocar ideias e tirar dúvidas antes das aulas.
Com o Meet, é fácil fazer ligações e chamadas de voz. O professor pode até organizar um dia e hora para tirar dúvidas ao vivo e os alunos interessados podem acessar a reunião por meio de um link.
A ferramenta é segura e as chamadas com mais de três pessoas duram até 60 minutos em contas gratuitas do Google.
2. Chat
O Chat é outro serviço do Google que está entre as ferramentas para sala de aula invertida.
Ela funciona como um chat de conversa tradicional entre usuários de contas Google. Então, se os alunos e professores tiverem um e-mail do Gmail, a ferramenta está acessível.
Então, se não for possível fazer uma chamada de vídeo, o Chat ajuda na comunicação instantânea e rápida da turma.
Ferramenta para criar tutorial
3. Screencast-o-matic
O conteúdo em vídeo pode ser criado pelo próprio professor para melhorar a conexão dos alunos com o conteúdo.
Uma ferramenta para sala de aula invertida para fazer as gravações do material por meio de tutorial ou vídeos explicativos é o Screencast-o-Matic.
Além de gravar, a ferramenta também tem recursos de edição de vídeo. É possível regular a qualidade da imagem, áudio e microfone. Também é possível escolher entre a gravação de tela ou gravação direta via webcam.
O Screencast-o-Matic é gratuito e os vídeos são facilmente compartilhados depois de prontos.
Ferramenta para criar apresentações animadas
4. Prezi
Quanto mais atrativo for o formato do conteúdo, melhor para a sala de aula invertida. Por isso, apresentações animadas também podem ser usadas nos planos de aula.
Uma sugestão de ferramenta para sala de aula invertida desse tipo é o Prezi. Um detalhe bacana é que o Prezi funciona junto com o Google Meet.
Enquanto o professor fala no vídeo, ele pode incluir do seu lado na tela alguns destaques interativos, que vão enriquecer a explicação e ajudar no aprendizado dos alunos.
Ferramenta para gravação e edição de áudio
5. Audacity
Com o boom dos podcasts, o áudio tem sido um formato atrativo e que pode ajudar bastante na implementação da sala de aula invertida.
Uma ferramenta para sala de aula invertida que se destaca nessa categoria é o Audacity.
O software permite a gravação e também a edição digital de áudio, o que ajuda a gerar um conteúdo bem feito e com som de qualidade.
Os alunos mesmo podem utilizá-los em trabalhos para mostrar o quanto conseguiram reter o conteúdo.
Ferramentas para criar imagens
6. Canva
O Canva é uma ferramenta para sala de aula invertida que serve para criar imagens em diversos formatos como:
- logotipos;
- cartazes;
- documentos A4;
- infográficos;
- posts para redes sociais, etc.
Esses formatos ajudam a enriquecer a explicação do conteúdo e servem de arquivo para o professor modificar os materiais conforme necessário, sem precisar refazê-los. O Canva é 100% gratuito.
Ferramenta de armazenamento online
7. Drive
O Google Drive serve para fazer o armazenamento de arquivos na nuvem, facilitando a organização de materiais importantes e permitindo o compartilhamento rápido e em diversos níveis.
O professor pode organizar uma pasta com todos os conteúdos da matéria e depois basta copiar o link da pasta e compartilhar com os alunos. Simples, fácil de gerenciar e gratuito.
Ferramentas de documentos e formulários online
8. Documentos e formulários Google
O Google tem duas ferramentas para sala de aula invertida úteis: o Documentos, para processamento de texto, e o Formulários, para criação de pesquisas e quizzes online.
Esses arquivos facilitam o trabalho do professor na hora de criar, editar e comentar atividades e também montar atividades rápidas para testar o conhecimento dos alunos.
Conheça o Google Workspace for Education
As ferramentas para sala de aula invertida mostram que a tecnologia é uma grande aliada da transformação digital na educação.
Nesse contexto, surgem as plataformas que ajudam as escolas a criarem uma gestão escolar mais eficiente e produtiva.
É o caso do Google Workspace for Education que reúne as ferramentas Google adaptadas ao contexto educacional.
A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.