gestao-educacional

O que é gestão educacional e como a tecnologia ajuda as escolas?

A gestão educacional é o processo que define as diretrizes e bases da educação nacional determinadas pela União (governo federal) e que é regulamentada por uma legislação específica.

Dessa forma, as escolas e as instituições de ensino superior (IES), tanto públicas quanto particulares, devem cumprir as determinações do sistema por meio da metodologia de ensino escolhida.

A educação é um direito de todo cidadão brasileiro, estabelecido pela Constituição de 1988. Cada instância governamental (federal, estadual e municipal) têm responsabilidades para assegurar que a população receba educação de qualidade.

Para entender melhor como funciona a gestão educacional e como a tecnologia está transformando as escolas, vamos explicar neste artigo:

  • O que é gestão educacional?
  • Qual a importância da gestão educacional?
  • Qual a diferença entre gestão educacional e gestão escolar?
  • Como inserir a tecnologia na gestão escolar?

 

Boa leitura!

O que é a gestão educacional?

A gestão educacional define as diretrizes e bases da educação nacional que orientam o trabalho das escolas e instituições de ensino superior.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 é o documento que regulamenta o sistema educacional público e privado no Brasil. Toda instituição de ensino aberta deve ter a lei como base.

As responsabilidades do sistema educacional são divididas entre União, estados e municípios

A estrutura da gestão educacional brasileira tem dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Educação básica

A educação básica é dividida em:

Educação infantil: são as creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos mantidas pelos municípios. São gratuitas, mas nem todas as cidades do país oferecem;

Educação fundamental: são as escolas do 1º ao 9º ano. Na prática, os municípios gerenciam as escolas da educação inicial (1º ao 5º ano) e os estados as da educação final (6º ao 9º ano);

Ensino médio: as escolas também são de responsabilidade do estado e podem ou não vincular-se a um curso profissionalizante. Vai do 1º ao 3º ano.

Ensino superior

O ensino superior no Brasil é uma função da União que custeia a estrutura das universidades federais do país. Também existem universidades oferecidas pelos estados.

A autorização de abertura e a fiscalização de instituições de ensino superior (IES) privadas também é feita pelo governo federal e deve cumprir todas as diretrizes para educação.

A LDB também inclui nas bases do sistema de gestão educacional modalidades de educação específicas como:

  • Educação especial (para alunos com limitações físicas e intelectuais);
  • Educação a distância;
  • Educação profissional e técnica;
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Educação indígena.

Qual a importância da gestão educacional?

A gestão educacional é importante, pois a educação é um agente transformador da sociedade, que capacita e instrui os cidadãos no seu desenvolvimento. 

Cada país estabelece suas diretrizes para que a população tenha acesso ao conhecimento e possa contribuir com o sistema realizando mudanças e agregando novas habilidades.

Então, se as escolas estão acessíveis, tem uma equipe bem preparada e uma metodologia eficiente que cumpre as diretrizes estabelecidas é um ganho importante. 

Na parte pedagógica, a gestão educacional influencia a metodologia de ensino que cada instituição adota para que os objetivos de cada etapa da educação sejam alcançados.

Qual a diferença entre gestão educacional e gestão escolar?

A gestão educacional é responsável pela organização do sistema em nível macro, ou seja, determina as bases e diretrizes gerais. Já a gestão escolar envolve os processos de cada escola e instituição de forma independente.

Então, com as bases da gestão educacional em mente, cada escola conduz sua atuação a partir de seis pilares principais:

  • Gestão pedagógica: determina a metodologia de ensino, os conteúdos e diretrizes gerais da escola, além de acompanhar o progresso de alunos e professores;
  • Gestão acadêmica: faz a gestão e atualização das informações dos alunos (documentos e matrículas) e outros processos internos;
  • Gestão financeira: responsável pelo gerenciamento da receita, inadimplência e distribuição de investimentos;
  • Gestão de recursos humanos: trabalha em conjunto com o setor pedagógico na contratação de professores alinhados com a metodologia de ensino da instituição;
  • Gestão da comunicação: faz a comunicação interna e externa para captação de novos alunos e reforço da imagem institucional;
  • Gestão da tecnologia da informação: cuida dos equipamentos, implementação de ferramentas e sistemas com o objetivo de eliminar atrasos de tecnologia e melhorar a gestão;
  • Gestão administrativa: é o setor que administra e acompanha o andamento de todas as áreas, garantindo o alinhamento com as metas da instituição.

Como inserir a tecnologia na gestão escolar?

tecnologia-gestao-escolar

A transformação digital na educação está trazendo avanços importantes tanto para o ensino e aprendizagem quanto para a otimização das atividades administrativas de cada setor das escolas.

Com a expansão da internet e das ferramentas digitais, a comunicação da escola está mais ágil e o trabalho dos professores está mais produtivo e rico.

Os alunos, cada vez mais conectados, conseguem se adaptar facilmente aos novos métodos de aprendizado e a inclusão dos recursos digitais dentro da sala de aula.

Para inserir a tecnologia na gestão escolar, é importante que os professores tenham suporte da área pedagógica, financeira e de tecnologia da informação.

Assim, os investimentos necessários em equipamentos, serviço de internet, mobiliário podem ser planejados de acordo com as instruções do TI para ajudar nas estratégias pedagógicas que orientam o aprendizado dos alunos.

O processo é complexo, justamente porque a tecnologia precisa ajudar a cumprir os objetivos de aprendizado e não apenas automatizar tarefas.

Leia também >>> Recursos digitais de aprendizagem: como aplicar em sala de aula?

Alinhe a tecnologia com seu método de ensino

Agora que você sabe o que é e a importância da gestão educacional e escolar aliada aos recursos digitais, está pronto para começar a investir em melhorias.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola com a implementação das ferramentas do sistema Google for Education. Não conhece a solução? Leia esses dois artigos do blog:

 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn