O que é o Google Sala de Aula? Para que serve? Vale a pena?

Os avanços tecnológicos e a transformação digital nas empresas vêm permeando diferentes setores da sociedade, inclusive o de Educação.

Cada vez mais a tecnologia está sendo utilizada como aliada do ensino e do aprendizado. E um exemplo disso é o Google Sala de Aula.

Desenvolvida pela gigante da internet, a aplicação contém uma série de recursos que prometem otimizar e potencializar a aprendizagem de alunos do mundo inteiro.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é, para que serve, as principais vantagens e como utilizar na prática o Google Sala de Aula.

Continue a leitura e saiba como essa ferramenta pode ser bastante útil para alunos e educadores.

Leia também: Descubra como usar o Google sala de aula e revolucione o seu jeito de ensinar

O que é o Google Sala de Aula e para que serve?

O Google é conhecido pelo G Suite para empresas, uma suíte de aplicativos que tem ajudado diversas gestores a enfrentarem os desafios do empreendedorismo.

Pensando em ampliar sua atuação em direção a segmentos específicos, como o de educação, o Google convidou diversos profissionais de educação e, junto com eles, criou o Sala de Aula. Trata-se de uma ferramenta bastante simples e intuitiva e que tem como objetivo facilitar a vida de alunos e professores.

Por meio do Google Sala de Aula, o professor consegue criar e gerenciar turmas e atividades, além de distribuir tarefas, fazer avaliações e enviar feedbacks. Tudo isso uma única plataforma.

O Google Sala de Aula serve também para que os alunos possam acessar materiais e entregar atividades à distância. Para isso, basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Além disso, os professores podem monitorar o desempenho de seus alunos e saber onde eles estão tendo maior dificuldade, fornecendo feedbacks personalizados.

Com o Google Sala de Aula, os fluxos de trabalho se tornam mais simples e os esforços do processo de aprendizagem são direcionados com maior assertividade.

Saiba mais: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

Como usar o Google Sala de Aula na prática?

Agora que você já sabe o que é o Google Sala de Aula, é hora de entender como utilizar essa ferramenta na prática. Fique tranquilo, pois isso é mais simples do que você imagina.

O primeiro passo para começar a usar o Sala de Aula é criar uma conta Google. Em seguida, você precisa acessá-la pelo computador ou por um dispositivo móvel conectado à internet.

Depois disso, entre no site do Google Sala de Aula para criar ou participar de alguma turma.

No caso de professores que queiram criar uma turma, é necessário clicar no símbolo de “+” no canto superior direito da página e depois em “Criar turma”.

Feito isso, preencha os dois primeiros campos do formulário (nome da turma e seção) que vai aparecer na tela e clique em “Criar”.

Pronto! Agora basta adicionar os alunos, que também precisam ter uma conta Google. 

Para isso, é necessário informar aos alunos o código de acesso que será gerado assim que você concluir o processo de criação da turma.

Para saber quem já ingressou na turma, clique na aba “Pessoas”. A aba “Mural” é para você postar avisos e recados. A aba “Atividades” é para criar, enviar, receber e corrigir todas as tarefas passadas aos alunos.

Confira abaixo um vídeo explicando como esse processo funciona:

Veja mais detalhes: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

12 vantagens de utilizar o Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula foi criado com o proposta de facilitar o ensino e aprendizagem. Veja a seguir as principais vantagens que essa ferramenta oferece aos seus usuários:

  1. Comunicação facilitada entre alunos e professores, podendo ser feita em tempo real e de qualquer lugar;
  2. Redução no tempo de correção de atividades;
  3. Aprendizado personalizado por meio feedback individuais instantâneos;
  4. Otimização de tarefas rotineiras;
  5. Priorização de tarefas criativas;
  6. Gestão centralizada das atividades e do desempenho dos alunos;
  7. Plataforma simples e intuitiva
  8. Possibilidade de integrar outras soluções do Google, como Docs, Formulários, Apresentações, Planilhas, Agenda e muito mais;
  9. Estímulo à colaboração entre alunos e professores;
  10. Melhor organização das tarefas;
  11. Possibilidade de aplicar o modo bloqueado para evitar distrações dos alunos;
  12. Atendimento a altos padrões de segurança para evitar que informações sejam violadas.

Agora que você já sabe mais sobre o Google Sala de Aula, que tal começar a utilizar essa ferramenta? Ao fazer isso, você conseguirá otimizar o aprendizado e o ensino, alcançando melhores resultados.

A Safetec usa a tecnologia em nuvem para ajudar empresas a se tornarem cada vez mais eficientes, produtivas e lucrativas. Integra pessoas e processos por meio de aplicativos online que estão moldando a nova maneira de trabalhar e de educar.

Chegou a hora de transformar sua instituição de ensino com ajuda da tecnologia digital.

Baixe nosso e-book gratuito e descubra como a Business Transformation tem revolucionado a maneira das empresas trabalharem!

[eBook] Business Transformation

Confira mais em nosso blog: Google para professor: da sala de aula virtual aos computadores