métodos de ensino

Métodos de ensino: O que são? Quais os mais utilizados?

Cada crian√ßa √© √ļnica e possui uma forma mais eficiente de assimilar o conhecimento. Os diferentes m√©todos de ensino podem ajud√°-las a ampliar a capacidade de aprendizado. Portanto, saber o que s√£o m√©todos de ensino √© fundamental para conduzir uma aula.¬†

Existem escolas que adotam um √ļnico m√©todo de ensino e seguem apenas com ele. No entanto, alternar entre m√©todos de ensino mais utilizados tamb√©m pode ser uma boa forma de aumentar as possibilidades de aprendizagem.¬†

Diversificar os métodos de ensino não só amplia as alternativas de aprendizagem dos alunos, como também leva mais possibilidades para a sala de aula. Afinal, não podemos afirmar que existem melhores métodos de ensino do que outros, pois o que é bom para uma criança pode não ser para outra. Dessa maneira, o melhor método de ensino é aquele que a criança consegue aprender. 

Antes de explicar como classificar os métodos de ensino e quais são os métodos de ensino mais utilizados, o primeiro passo é falar o que são esses métodos de ensino. Confira!

O que são métodos de ensino?

M√©todo de ensino √© um conjunto de a√ß√Ķes, estrat√©gias e pr√°ticas de ensino que visam garantir a aprendizagem do aluno. Dessa maneira, ao entender o que s√£o m√©todos de ensino, um professor pode optar como organizar a aula para alcan√ßar o seu objetivo que √© o de ensinar, como escolher entre os m√©todos de ensino, por exemplo.

No entanto, algumas já possuem um método de ensino pré-determinado, no qual todos os professores estudam-no para desenvolvê-lo em sala de aula.  

Leia tamb√©m: O que √© ensino h√≠brido? 6 recomenda√ß√Ķes para implementar na sua escola ou universidade

Como classificar os métodos de ensino?

Uma forma de classificar os m√©todos de ensino √© por meio de aspectos externos, ou seja, como o conte√ļdo √© trabalhado dentro de sala de aula. Dessa forma, ele pode ser:

  • Passivo: Quando o professor √© quem transmite seu conhecimento e o aluno recebe as orienta√ß√Ķes;¬†
  • Ativo: Nessa classifica√ß√£o o aluno e o professor interagem. Assim, o aluno deixa de ser um agente passivo e torna-se um participante ativo na constru√ß√£o da sua aprendizagem.
  • Interativo: Aqui existe uma maior intera√ß√£o tanto entre aluno e professor como entre alunos e alunos. Nesse tipo h√° uma grande coopera√ß√£o entre todas as partes no processo de aprendizagem.¬†

Depois de entender como classificar os métodos de ensino, você pode estar se perguntando quais são os métodos de ensino mais utilizados, certo? Separamos alguns dos  métodos de ensino mais utilizados no Brasil com cada uma das características acima. Confira a lista a seguir. 

Quais os principais métodos de ensino?

Método Tradicional

Entre os¬† m√©todos de ensino mais utilizados no Brasil est√° o tradicional. Certamente √© o que a maioria dos brasileiros conhece. Nele, o professor est√° no centro, com o conhecimento. √Č ele o respons√°vel por compartilhar aquilo que aprendeu com o aluno.¬†

Nesse método de ensino o aluno é avaliado ao longo do ano com exercícios e provas que valem nota e possuem um prazo definido para serem entregues. Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima ele é reprovado e precisa repetir aquele de aprendizado até que alcance o mínimo necessário.  

Para os estudos são utilizados livros e apostilas pré-determinadas para cada ano. As escolas que adotam esse método têm como objetivo principal fazer com que o aluno consiga uma vaga em uma universidade e tenha boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Método Montessoriano

O m√©todo de ensino Montessoriano tem como base a filosofia criada pela italiana Maria Montessori. Nele, o foco da aprendizagem √© na pr√≥pria crian√ßa. √Č ela que decide aquilo que quer estudar, ela tem liberdade de escolha.¬†

Ele respeita a necessidade individual da criança e incentiva a autoformação. O papel dos adultos nesse método de ensino é ajudar no processo, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança. 

Ele contribui para a formação de pessoas mais criativas, independentes e confiantes. Dessa maneira, o método montessoriano também fomenta atividades colaborativas e envolve crianças de diferentes idades. 

Método Construtivista

O método Construtivista foi criado com base nas pesquisas do biólogo suíço Jean Piaget. Dessa maneira, ele também pode ser conhecido como piagetiano. O método construtivista também coloca a criança no centro da proposta pedagógica e não o professor, que passa a ser um mediador e a pessoa responsável por trazer os problemas a serem discutidos em sala de aula.  

Os alunos desse m√©todo s√£o estimulados a ter um pensamento cr√≠tico sobre quest√Ķes do mundo. Ele √© capaz de olhar a realidade de diferentes pontos de vista.¬†

As avalia√ß√Ķes nesse m√©todo acontecem ao longo de todo o ciclo de aprendizagem e podem ser feitas das mais diversas maneiras dependendo da atividade. Esse m√©todo considera que cada aluno possui a sua maneira pr√≥pria de adquirir conhecimento e respeita o modo de cada um.¬†

Leia também: O que é blended learning e quais as vantagens desse método de ensino?

Método Waldorf

O método Waldorf foi criado pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Esse método considera o desenvolvimento da criança de forma integral, ou seja, o físico, intelectual, espiritual e artístico.

O mesmo professor de sala de aula acompanha a turma desde o primeiro ano até o equivalente ao ensino fundamental, quando outros professores especialistas passam a orientar os estudos. 

A avalia√ß√£o dos alunos √© feita durante as atividades em aula e os pais recebem um relat√≥rio detalhado a cada trimestre que mostra o desempenho do filho. Essa avalia√ß√£o √© individualizada e serve para os pais entenderem quais as dificuldades e aptid√Ķes dos filhos.¬†

Em todas as escolas que utilizam esse método de ensino as crianças aprendem inglês e alemão, além do português e o currículo contém também disciplinas como astronomia, meteorologia, trabalhos manuais, jardinagem, artes dramáticas, entre outras. 

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre esse método de ensino:

Método Freinet

Quem criou o método Freinet foi o pedagogo francês Célestin Freinet. A principal característica desse método é a cooperação. A aprendizagem nesse método se dá por meio de trabalhos que são feitos junto com outros alunos. Dessa maneira, a criança é estimulada a compartilhar.  

Nesse m√©todo de ensino as avalia√ß√Ķes s√£o feitas de acordo com o progresso da crian√ßa. √Č uma compara√ß√£o de como o aluno aprendeu anteriormente e como foi seu desempenho na tarefa atual, avaliando se houve progresso. Com isso, ela n√£o √© comparada com outras crian√ßas e sim consigo mesma.

Como escolher métodos de ensino para a aula?

Como sabemos, cada crian√ßa √© √ļnica e o que funciona para uma pode n√£o ser o ideal para outra. Ent√£o, como escolher entre os m√©todos de ensino que o professor vai utilizar na aula, n√£o √© mesmo?¬†

Para isso, √© necess√°rio n√£o apenas entender o que s√£o m√©todos de ensino ou quais m√©todos de ensino s√£o mais utilizados, mas, sim, como √© a sua turma. √Č essencial que o professor entenda o perfil da classe, como √© a realidade dela e da escola e fa√ßa um bom planejamento com essa base.¬†

Para esse bom planejamento, para o acompanhamento dos alunos e criação de atividades, a ajuda da tecnologia é imprescindível. Para tudo isso é possível utilizar o G Suite for Education que oferece várias ferramentas da Google que traz facilidades tecnológicas.

No G Suite for Education, professores podem simplificar e organizar tarefas, agendar compromissos e desafiar os estudantes a desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.

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