A Taxonomia de Bloom é um sistema que cria uma hierarquia para os diferentes níveis de cognição, classificando em objetivos os processos de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, os professores podem aplicar a taxonomia no ensino de suas matérias para garantir que o aluno realmente aprenda e saiba como utilizar o conhecimento adquirido.
Entender esse sistema permite que os educadores façam planos de aula melhor estruturados, pois conseguem cobrir todos os níveis de conhecimento e cognição.
Para te ajudar a entender o que é e como funciona a Taxonomia de Bloom, vamos passar pelos seguintes tópicos neste artigo:
- O que é Taxonomia de Bloom?
- Quais são os verbos da Taxonomia de Bloom?
- Como se aplica a Taxonomia de Bloom?
Boa leitura!
O que é Taxonomia de Bloom?
A Taxonomia de Bloom ou Taxonomia dos Objetivos Educacionais é um sistema que organiza os processos de ensino e aprendizagem e seus objetivos em uma estrutura hierárquica.
O trabalho que originou a Taxonomia de Bloom foi feito por uma comissão multidisciplinar de professores de diversas universidades estadunidenses em 1956. O líder do projeto foi Benjamin S. Bloom, por isso o sistema leva seu sobrenome.
A Taxonomia auxilia a estruturar desde o sistema educacional de ensino de uma escola ou universidade, passando pela formas de avaliação utilizadas até as estratégias das aulas.
Dessa forma, o objetivo é que o aluno adquira um conjunto de habilidades desde o nível mais básico até o mais avançado, dentro de cada etapa da vida estudantil.
Quais são os verbos da Taxonomia de Bloom?
Agora que você já sabe o que é a Taxonomia de Bloom, vamos falar quais são os verbos correspondentes a cada nível do sistema.
Para isso, é importante saber que o estudo de 1956 foi revisado em 2001, por um novo grupo de psicólogos cognitivos, teóricos e pesquisadores da área da Educação.
A classificação original passou a ser denominada por verbos, mantendo a pirâmide de classificação dividida em seis partes.
Verbos da classificação original da Taxonomia de Bloom
Antes de falarmos da versão revisada, é importante conhecer os verbos que designam cada classificação na versão original. São eles:
1. Conhecimento
Envolve a explicação e memorização de fatos e conceitos. O objetivo é fazer com que o alunos fique ciente da existência de um determinado conteúdo.
Um exemplo é o ensino das quatro operações básicas da Matemática, que são a base para compreender a matéria.
Verbos: enumerar, definir, descrever, identificar, denominar, listar, memorizar, ordenar e reconhecer.
2. Compreensão
A compreensão dentro da Taxonomia de Bloom é a fase onde o aluno consegue dar significado ao conhecimento e resolver situações com ele.
Por exemplo: o professor de matemática cria uma situação problema que envolve a realização de uma conta ao invés de apenas perguntar a operação matemática diretamente para o aluno.
Verbos: resolver, resumir, classificar, discutir, identificar, interpretar, reconhecer, redefinir, selecionar, situar e traduzir.
3. Aplicação
Já na fase de aplicação da Taxonomia de Bloom, o aluno consegue aplicar o conhecimento em outras situações concretas fora da sala de aula.
Continuando nosso exemplo matemático, quando o aluno usa a regra de três para resolver um conta no cotidiano, ele está aplicando o conhecimento.
Verbos: aplicar, alterar, programar, demonstrar, operacionalizar, organizar, prever, preparar, produzir, operar e praticar.
4. Análise
Na etapa de análise da Taxonomia de Bloom, o aluno entende e consegue dividir o conteúdo, percebendo a relação entre cada parte para o conhecimento do todo.
Colocando na prática, um aluno que consegue analisar o conteúdo pode explicar a um colega uma parte que ele não entendeu.
Verbos: analisar, reduzir, classificar, comparar, relacionar, selecionar, separar, subdividir, calcular, discriminar, examinar e questionar.
5. Síntese
Na fase de síntese do conhecimento dentro da Taxonomia de Bloom, o aluno tem a habilidade de criar novos produtos e padrões com base no que aprendeu sobre uma matéria e chegar a novas proposições.
Um exemplo disso são os projetos de pesquisa universitária, onde os alunos utilizam conhecimentos de outros pesquisadores para elaborar suas teses.
Verbos: categorizar, combinar, formular, generalizar, inventar, revisar, reescrever, resumir, sistematizar, montar e projetar.
6. Avaliação
Fechando a classificação da Taxonomia de Bloom, na avaliação, o aluno é capaz de fazer um julgamento de um projeto ou pesquisa relacionado ao seu tema de estudo com base em evidências/critérios claros.
Verbos: concluir, contrastar, criticar, resumir, apoiar, validar, escrever avaliação, detectar, estimar, julgar e selecionar.
Verbos da Taxonomia de Bloom revisada
Na Taxonomia de Bloom revisada, a estrutura permanece com seis itens. Mas agora, cada fase é denominada diretamente por um verbo.
Na revisão, além do aspecto do conhecimento que o aluno adquire, também foram considerados os aspectos cognitivos da aprendizagem. Os seis principais verbos são:
- Lembrar: o aluno sabe repetir e memorizar conceitos básicos do conteúdo;
- Entender: o aluno consegue explicar ideias ou conceitos aprendidos;
- Aplicar: o aluno utiliza a teoria para resolver situações práticas;
- Analisar: o aluno é capaz de usar o conhecimento adquirido para testar se uma hipótese é válida ou não;
- Sintetizar: o aluno consegue criar argumentos para justificar uma posição ou ideia criada por ele mesmo e outros;
- Criar: por fim, o aluno cria uma proposta original depois de aprender, testar e validar sua proposta.
Como se aplica a Taxonomia de Bloom?
Para aplicar a Taxonomia de Bloom, o professor deve pensar nos planos de aula e nas atividades, de forma que o aluno consiga adquirir cada uma das habilidades dentro do seu nível de aprendizado.
A Taxonomia de Bloom vai acompanhando cada fase de aprendizado e, por isso, é importante que o aluno tenha uma boa formação desde sua base.
Na hora de estruturar uma aula, o professor deve sempre responder três perguntas:
- O que o aluno precisa aprender?
- Qual método de ensino será utilizado?
- Qual o objetivo de passar aquele conhecimento?
Use a tecnologia como aliada no aprendizado
A transformação digital na educação trouxe à sala de aula novas tecnologias que facilitam o trabalho dos professores e a maneira como os alunos aprendem.
Esses recursos podem ser utilizados para alcançar os propósitos da Taxonomia de Bloom, pois as ferramentas podem ajudar os alunos a desenvolver os aspectos cognitivos do aprendizado.
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