Certamente você já deve ter ouvido falar que pessoas muito inteligentes possuem um QI (Quociente de Inteligência) acima da média, certo? No entanto, a teoria das múltiplas inteligências surge para mostrar que o QI não é a forma mais efetiva de determinar se uma pessoa é inteligente ou não.
Aliás, o que diz a teoria das inteligências múltiplas é outra reflexão acerca deste conceito. Essa teoria surgiu nos anos 80 com um grupo de estudiosos da Universidade de Harvard liderado por Howard Gardner.
A ideia do grupo era avaliar e compreender como funciona a inteligência humana a partir das capacidades universais. Confira abaixo o que é a teoria das múltiplas inteligências e quais são elas.
O que é a teoria das múltiplas inteligências?
A teoria das múltiplas inteligências é uma teoria criada por Howard Gardner que propõe a existência de oito inteligências e não apenas uma. Dessa maneira, essa teoria traz a reflexão de que a inteligência é um potencial que embora a genética seja fundamental, seu desenvolvimento também está relacionado com as interações sociais e com os ambientes naturais.
Além disso, cada pessoa possui mais de um tipo de inteligência ou dom que oferece diferentes capacidades e competências.
O que diz a teoria das inteligências múltiplas?
A teoria das inteligências múltiplas diz que existem pelo menos sete inteligências básicas, sendo que atualmente já considera-se 8 inteligências, diferente do que se pensava anteriormente com apenas a inteligência matemática que era ferramenta para se medir o QI.
Isso porque na abordagem tradicional, a inteligência é determinada pela capacidade de responder questões lógicas e matemáticas. Além disso, diz também que ela está relacionada com a capacidade do indivíduo e que não muda com a idade, treinamento ou experiência, tornando-a uma capacidade inata.
Por outro lado, a teoria das múltiplas inteligências, amplia esse conceito. Ela diz que a inteligência tem a ver com a capacidade de resolver problemas ou criar produtos essenciais em uma determinada comunidade.
Dessa forma, todas as pessoas possuem os oito tipos de inteligência, no entanto, uma é mais desenvolvida que outra em cada um. Além disso, a teoria das inteligências múltiplas também diz que a inteligência é um potencial biopsicológico e ela não se desenvolve sozinha. É preciso que haja um ambiente que a estimule além da carga genética, que também é determinante.
Para resumir, a teoria das múltiplas inteligências diz que um ser humano possui diversas capacidades intelectuais e não apenas uma como era proposto. Com isso, se uma pessoa não é boa em matemática, mas é excepcional em música não quer dizer que ela não é inteligente.
Mas agora você deve estar se perguntando: quais são as múltiplas inteligências, afinal? Vamos comentar cada uma delas a seguir e depois abordar também como aplicar a teoria das múltiplas inteligências na educação.
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Quais são as múltiplas inteligências?
1. Inteligência intrapessoal
Essa inteligência está relacionada à capacidade que algumas pessoas possuem de se autoconhecerem. Isso significa que elas conhecem seus sentimentos, ações e pensamentos e sabem seus limites.
2. Inteligência interpessoal
A inteligência interpessoal, por outro lado, é a capacidade de interação com outras pessoas, conseguir compreender sinais das pessoas sem que elas digam algo e também está relacionada com a habilidade de conseguir falar muito bem em público.
É o caso, por exemplo, de líderes religiosos e políticos, terapeutas, professores, palestrantes, aquelas pessoas que conseguem se expressar bem e se relacionar com diversas pessoas.
3. Inteligência lógico-matemática
Esse tipo de inteligência muitas vezes é a única relacionada ao que pensamos sobre o que é inteligência. Ela é utilizada para se calcular o QI e, portanto, está associada àquelas pessoas que possuem mais facilidade com números, cálculos e lógicas, e o pensamento computacional, como os engenheiros, físicos e matemáticos.
4. Inteligência espacial
Está relacionada com a capacidade de perceber o espaço e modificá-lo, ou seja, a partir da sua visualização, consegue expressar suas ideias de forma gráfica. Geralmente os arquitetos e paisagistas possuem essa inteligência muito apurada. Eles reconhecem diversos tamanhos e características do espaço e possuem uma facilidade maior com linhas e formas.
5. Inteligência físico-cinestésica
A inteligência físico-cinestésica ou corporal-cinestésica está relacionada com a capacidade de lidar com o próprio corpo de maneira muito apurada e harmoniosa. Elas conseguem coordenar os movimentos do corpo muito bem, expressando-se por meio do corpo. Os dançarinos, atletas e atores podem ser exemplos de pessoas que têm esse tipo de inteligência bem desenvolvido.
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6. Inteligência musical
Essa inteligência está relacionada com a capacidade de perceber, expressar e transformar formas musicais. São aquelas pessoas que têm muita facilidade em aprender a tocar instrumentos, conseguem acompanhar a batida de uma música e compreender o ritmo de poesias, por exemplo.
7. Inteligência linguística
Quem lida bem com as palavras, sejam elas escritas ou faladas, então possui uma boa inteligência linguística. Isso envolve dominar com maestria a sintaxe ou a estrutura da linguagem, bem como a semântica ou os significados da linguagem.
Por exemplo, as pessoas que possuem mais facilidade para aprender uma nova língua possuem esse tipo de inteligência bem desenvolvido.
8. Inteligência naturalista
Está relacionada com a capacidade de lidar com a natureza e seus componentes. Isso inclui a sensibilidade para identificar os fenômenos naturais, como tempestades, por exemplo, e também a capacidade de discriminar ou classificar diferentes espécies de fauna e flora ou formações naturais como montanhas ou pedras.
Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre que é a teoria das múltiplas inteligências.
Agora que você já viu o que é a teoria das múltiplas inteligências e quais são essas múltiplas inteligências, vamos falar um pouco sobre como aplicar a teoria das múltiplas inteligências na educação. Confira a seguir.
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Como aplicar a teoria das múltiplas inteligências na educação?
Aplicar a teoria das múltiplas inteligências na educação é assumir que cada criança possui uma forma diferente de compreender diversos assuntos. Dessa maneira, é preciso querer mudar a forma como a pedagogia é adotada.
Utilizando a teoria das múltiplas inteligências dentro do ensino vai possibilitar que o aluno não tente se encaixar em um tipo de inteligência que ele não possui bem desenvolvido. Isso contribui para sua autoestima e não diminui a sua capacidade.
Para isso, é preciso incluir o conceito de cada um dos tipos de inteligência dentro de um plano de ensino que una e respeite o desenvolvimento de cada aluno. Será necessário conhecer um pouco mais cada estudante para que seja possível otimizar essa transformação no ensino.
Na prática, os professores deverão utilizar outras formas para ensinar o mesmo conteúdo. Por exemplo, adotar a música, atividades artísticas e passeios no meio ambiente são formas a serem mais utilizadas. Outra maneira, é o aprendizado colaborativo por meio de plataformas digitais.
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