Como evitar a evasão escolar

Como evitar a evasão escolar? Confira 6 dicas essenciais para manter os alunos estudando

A evasão escolar ainda é uma triste realidade no Brasil. De acordo com um levantamento feito pela Unicef e pelo Instituto Claro com base no Censo Escolar de 2018 do Ministério da Educação, 1,3 milhão de alunos abandonaram os estudos.

Confira o gráfico:

Como evitar a evasão escolar

Deste total, a maioria dos discentes que desistiram de estudar concentra-se no Ensino Médio: mais de 460 mil alunos.

Os motivos para esses resultados preocupantes são variados, como infraestrutura precária das escolas, gravidez prematura e dificuldade em conciliar trabalho e estudo.

Neste artigo, você conferir 6 dicas como evitar a evasão escolar e evitar que a sua instituição de ensino faça parte dessa estatística.

Leia também: Google Educacional: tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo

Se você achou essas informações preocupantes, veja este infográfico de uma reportagem da Revista Isto É, que traz dados ainda mais alarmantes:

Confira em nosso blog: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

6 dicas de como evitar a evasão escolar

A evasão escolar é um problema que afeta tanto a escola, que pode se tornar inviável economicamente por falta de matrículas, quanto os alunos, que deixam de desenvolver todo seu potencial ao abandonar os estudos.

Por isso, é fundamental conhecer algumas maneiras práticas e objetivas de como evitar a evasão escolar.

1 – Faça um mapeamento das principais causas para a evasão escolar

A primeira dica de como evitar evasão escolar é fazer um mapeamento de todas as possíveis causas que levam os alunos a tomarem essa decisão.

Essas causas podem ser influenciadas por fatores internos e externos à instituição e, ao identificá-las, ficará mais fácil agir com assertividades nas medidas preventivas.

Conhecer o que motiva os alunos a romperem com a escola é essencial para enfrentar esse problema. Além disso, esta é uma prática que ajuda a compreender as necessidades e expectativas do alunos, além de desenvolver um relacionamento mais saudável com eles e com a comunidade.

‍2 – Valorize seus alunos

O aluno precisa se sentir valorizado dentro do ambiente escolar. E uma forma de fazer isso é mostrar que a escola reconhece os esforços de seus alunos e respeita suas opiniões.

Crie, por exemplo, uma política de recompensas (meritocracia) para os alunos que tiverem bom desempenho nas notas e no comportamento. Assim, eles ficarão mais motivados a darem o melhor de si, o que vai refletir no rendimento deles.

Com isso, a autoestima dos alunos se eleva junto com a produtividade.

3 – Crie um relacionamento entre a escola e a comunidade

Aproximar a comunidade da escola é uma das mais importantes estratégias para evitar a evasão de alunos.

Eventos abertos ao público externo, projetos de extensão, criação de canais de comunicação e campanhas de conscientização sobre a importância dos estudos são exemplos de ações capazes de trazer a comunidade para perto.

4 – Acompanhe o desenvolvimento dos alunos junto com os pais

Não há como evitar a evasão escolar se o desempenho dos alunos não for acompanhado de perto junto com os pais. Família e escola precisam trabalhar juntos para que o estudante não abandone os estudos.

Nesse sentido, faça reuniões de pais periodicamente para trocar informações com os responsáveis sobre o progresso dos alunos e entender melhor o contexto familiar em que cada aluno está inserido. Assim, fica mais fácil encontrar maneiras de melhorar o desempenho deles.

5 – Promova melhorias na infraestrutura da escola

A ausência de uma infraestrutura adequada é um dos principais motivos para a evasão escolar. Por isso, busque fazer melhorias no que diz respeito às salas de aula, aos espaços recreativos, à qualidade e à quantidade de computadores, à biblioteca, à cantina e a tudo que esteja relacionado à estrutura física da escola.

Ao oferecer boas condições de ensino, o aprendizado se torna mais produtivo e os alunos ficam mais motivados a continuarem os estudos.

Saiba mais: O que é um dispositivo chrome? quais as vantagens de usar em sua empresa?

6 – Invista na melhoria do clima escolar

O clima da escola também é um aspecto que merece a atenção dos gestores que querem evitar a evasão escolar.

Um ambiente tóxico e hostil tende a fazer com que os alunos se sintam desmotivados a estudar e, assim, acabem abandonando os estudos.

E, quando falamos em clima escolar, nos referimos principalmente às terríveis práticas de bullying, à falta de respeito entre professores e alunos e a desarmonia entre os departamentos.

Sendo assim, invista em campanhas de comunicação interna sobre respeito às diferenças. Faça eventos de esporte e lazer para os alunos. Melhore as estratégias de atendimento e de relacionamento.

Um clima escolar saudável é determinante para redução dos índices de evasão.

DICA: Sistema de comunicação interna: o mural morreu?

Essas foram as nossas 6 dicas essenciais de como evitar a evasão escolar. Vale lembrar que manter os alunos estudando não é uma tarefa fácil, pois este é um trabalho contínuo e que precisa ser feito em conjunto com as famílias e com a comunidade.

A Safetec está há 10 anos no mercado oferecendo as melhores soluções que empresas dos mais variados tipos se tornem mais eficientes e produtivas usando a tecnologia da computação em nuvem.

E, no caso de organizações de ensino, contamos com uma vasta gama de ferramentas, desde hardwares até os softwares mais apropriados para não apenas desenvolver todo potencial dos alunos, como ajudar os professores a organizarem e tronerame as aulas mais atraentes e ricas em conteúdo e, além disso, proporcionar um ambiente administrativo mais prático e objetivo para os gestores.

Confira aqui tudo que a Safetec pode oferecer para a melhoria da educação em sua organização: Safetec Educação  

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados