coordenacao-pedagogica

O que é uma coordenação pedagógica, principais, importância e funções práticas

A coordenação pedagógica é essencial para manter expectativas e realidades educacionais alinhadas. Balanceando, assim, os interesses de todos os envolvidos, alunos, tutores, professores, diretores, gestores etc.

É fundamental compreendermos que as escolas são empresas com processos, áreas e metodologias complexas. Tanto pelo nicho na qual estão inseridas, quanto pela relação cotidiana entre uma variada cartela de clientes e colaboradores.

Ter um cargo cuja função seja intermediar processos pedagógicos e administrativos é, portanto, fundamental para garantir eficiência, harmonia e satisfação de todos os envolvidos. E é exatamente isso que o coordenador pedagógico faz.

Vamos entender melhor essa área e a importância dela para o bom desempenho das instituições educacionais?

O que é uma coordenação pedagógica?

Diferente do que muitos imaginam, a coordenação pedagógica é uma área razoavelmente recente, surgiu nos anos 80, legitimada apenas em 1996. A sua criação foi resultado de uma demanda natural movida pelos movimentos democráticos da época final da Ditadura Militar.

Podemos afirmar que a coordenação pedagógica surgiu por uma necessidade da prática pedagógica, relacionada às mudanças desse período. Estamos falando, portanto, de um cargo além das funções burocráticas e administrativas da instituição educacional.

Resumidamente, a área de coordenação pedagógica é responsável pelo gerenciamento do processo de aprendizagem. Atuando, portanto, ativamente no planejamento e prática pedagógicos, em conjunto com os professores, seguindo as necessidades dos alunos e respeitando as características do docente.

Para isso, a coordenação pedagógica deve atuar de maneira orientativa e observativa. Afinal, para agir como intermediador das inúmeras relações entre indivíduos, processos e estruturas da instituição, é fundamental conhecer a sua prática de perto.

Vale ressaltar, no entanto, que o coordenador pedagógico não é um vigia, tão pouco um inspetor. A função do cargo é estimular a prática pedagógica, otimizando os conhecimentos, técnicas e vivências já presentes nos professores e demais envolvidos.

A ideia, portanto, não é manipular, ou criar uma metodologia única e engessada. E sim aproveitar o máximo potencial disponível, incluindo seu próprio conhecimento, inovações pedagógicas, novas metodologias e estratégias de aprendizagem.

Qual a importância da coordenação pedagógica?

o que é coordenação pedagógica

Sempre salientamos que não devemos esquecer que as instituições educacionais também são empresas, com processos burocráticos, gerenciais, financeiros etc.

E devem, portanto, seguir dinâmicas e técnicas considerando as necessidades, possibilidades e expectativas do contratante (alunos e responsáveis) e da contratada (escola).

Mas, diferente da maioria dos nichos empresariais, a escola pode contar com um intermediador entre as partes. Sim, o coordenador pedagógico.

Ter um agente capaz de gerenciar expectativas e possibilidades, com uma visão agregadora, é umas das maiores vantagens oferecidas pela coordenação pedagógica.

Além, é claro, de se responsabilizar por práticas de acompanhamento e, principalmente, aconselhamento, que eram comumente passadas para diretores. Dando-lhes tempo e o foco necessários para desempenhar as atividades administrativas e estratégicas da instituição.

A presença do coordenador pedagógico é, portanto, extremamente necessária e enriquecedora no processo de aprendizagem. Tanto para os alunos, como para os responsáveis, professores e demais colaboradores educacionais.

Qual é o papel do coordenador pedagógico?

Como você deve ter notado, o coordenador pedagógico é responsável por diversas funções ativas no gerenciamento do processo de aprendizagem. Incluindo, portanto:

  • Suporte no planejamento pedagógico;
  • Conselheiro e auxiliador nas práticas e metodologias de ensino;
  • Solucionador de ineficiências didáticas e defasagens, tanto teóricas quanto práticas, no processo de aprendizagem;
  • Elaborar soluções e feedbacks para questões observadas na prática do ensino;
  • Acompanhar ativamente o aprendizado;
  • Documentar as práticas educacionais, visando o gerenciamento do processo de aprendizagem.

Vale ressaltar que as funções e práticas do coordenador pedagógico estão dispostas na LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?

Para ilustrar as práticas da coordenação pedagógica, podemos dizer que o cargo está pautado em três princípios básicos. São eles:

  • Ser um formador de opinião – guiando e acompanhando o desenvolvimento do aprendizado;
  • Atuar como articulador – integrando as diversas relações, práticas e agentes da educação de maneira harmônica;
  • Agente transformador – monitorando, analisando e oferecendo soluções para promover uma cultura de melhoria contínua na educação.

Habilidades, conhecimentos e características que um coordenador pedagógico precisa ter

coordenador pedagógico

  • Empatia

Essa é, sem dúvidas, uma das características mais importantes da coordenação pedagógica. Como diz o Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida: “educar é um ato de persistir, mas com delicadeza”.

Apesar das grandes responsabilidades e do cargo de liderança desempenhado pelo coordenador pedagógico, ele precisa atuar de forma empática. Ou seja, o profissional precisa exercitar a compreensão profunda dos sentimentos de todos os envolvidos.

Procurando, portanto, não apenas se colocar no lugar do outro, mas compreender a maneira com a qual ele sente os acontecimentos, suas expectativas e, principalmente, suas frustrações.

  • Habilidade em gestão de conflitos

Como mencionamos, o coordenador pedagógico precisa considerar as necessidades, expectativas e possibilidades tanto da instituição, quanto dos professores, alunos e responsáveis.

Naturalmente, durante esse processo, ocorrerão debates e conflitos de opiniões que precisam ser ponderados e solucionados de maneira imparcial. Afinal, o seu papel principal é ser um intermediador, certo?

Sem esquecer, em momento algum, da responsabilidade da escola em formar bons cidadãos, preparados para atuar e conviver em sociedade. Por isso, a habilidade em gerenciar conflitos é extremamente necessária para um coordenador pedagógico.

  • Proatividade

Uma das funções do coordenador pedagógico é observar as práticas educacionais e agir para otimizá-las.

Para isso, é fundamental que esse profissional seja proativo, esteja sempre empenhado em oferecer soluções e debater estratégias para garantir a melhoria contínua de todos os processos pedagógicos.

  • Estar atento às inovações e informações sobre novas metodologias, ferramentas e processos pedagógicos

As escolas são organismos vivos, evoluindo e se adaptando a mudanças dos indivíduos e, consequentemente, da sociedade. Para acompanhar essa constante evolução é fundamental que todas as áreas da instituição estejam em movimento, buscando por novos conhecimentos, práticas, metodologias, ferramentas e estratégias.

Naturalmente, essa habilidade é ainda mais importante na coordenação pedagógica. Afinal, ela deve ser o agente responsável por sugerir frequentemente melhorias, atualizações e soluções para otimizar o processo de aprendizagem.

Por isso, é esperado que o coordenador pedagógico não apenas seja aberto a mudanças, como busque por elas.

Mas um alerta: a coordenação pedagógica precisa da liberdade e aprovação para implementar essas melhorias. Por isso, é extremamente interessante que a instituição educacional também queira atualizar a sua estrutura de ensino.

Como atualizar, de forma inteligente, a estrutura de ensino?

Hoje existem ferramentas tecnológicas para a educação que são gratuitas, intuitivas e democráticas, para auxiliar no processo de transformação tecnológica nas instituições.

O combo do G Suite é um ótimo exemplo disso! Nele encontramos diversas funcionalidades que podem facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, com inúmeras ferramentas voltadas exclusivamente para educação no Google for Education.

Não conhece?

O que é Google for Education?

O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino.

Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens