dicas para uma boa gestão escolar

7 dicas para uma boa gestão escolar: como gerenciar uma instituição de ensino com maior eficiência e qualidade

Uma gestão escolar de qualidade afeta diretamente na percepção de valor de pais, alunos e professores.

É a partir dela que os processos de aprendizagem e de ensino passam a se dar de maneira mais organizada e eficiente; os fluxos de trabalho são sistematizados; o desempenho de docentes e discentes são analisados e melhorados de maneira contínua.

Além disso, com uma gestão escolar de qualidade, é possível antecipar problemas e chegar a soluções com mais eficácia e agilidade, mantendo as variáveis sob controle e atendendo às expectativas.

Se você é um gestor pedagógico e está enfrentando certas dificuldades no trabalho, então você está no artigo certo.

Elaboramos este conteúdo com estas 7 ótimas dicas para um boa gestão escolar:

  1. Faça um planejamento bem estruturado
  2. Mantenha as finanças em equilíbrio
  3. Estabeleça e monitore as metas escolares
  4. Comunique-se bem com a equipe
  5. Desenvolva um bom relacionamento com os pais dos alunos
  6. Mantenha-se atualizado
  7. Invista na automatização

Continue a leitura e confira nas próximas linhas as práticas que você pode adotar para melhorar a qualidade do ensino, reduzir a evasão escolar e atrair novos alunos.

Veja também: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores

7 dicas para uma boa gestão escolar

Uma boa gestão escolar depende tanto de planejamento quanto de uma estrutura física e tecnológica adequada. Veja como conseguir isso.

1 – Faça um planejamento bem estruturado

Iniciando as nossas dicas para uma boa gestão escolar, é imprescindível que o gestor conte com um planejamento muito bem estruturado.

Este documento servirá como um guia para todas as ações do ano letivo em questão. Eventos, reuniões pedagógicas, calendário de provas, monitorias e objetivos para aquele ano devem constar no planejamento.

A intenção é que o gestor possa ser mais assertivo em suas tomadas de decisão. Vale lembrar que o planejamento deve ser revisado periodicamente para efetuar os ajustes necessários e atualizar as demandas da instituição.

2 – Mantenha as finanças em equilíbrio

Outro aspecto essencial para uma gestão escolar de qualidade é o financeiro. No planejamento que citamos na dica anterior, defina qual será o orçamento para o ano e saiba como ele será distribuído.

Faça o controle dos gastos e mantenha as finanças em equilíbrio. Estabeleça quais são as despesas prioritárias e que investimentos com maior potencial de retorno vale a pena fazer.

3 – Estabeleça e monitore as metas escolares

Não há como promover uma boa gestão escolar se não houver metas muito bem definidas. Elas são importantes para manter as equipes pedagógicas e demais funcionários motivados a darem o melhor de si para melhorar o ensino e os processos internos.

Estabeleça e monitore as metas relacionadas ao desempenho dos alunos, à qualificação dos professores, à evasão e retenção de estudantes, por exemplo. Dessa forma, o gestor poderá definir as melhores estratégias para atingir os resultados previamente estabelecidos. 

Você conhece a metodologia SMART para estabelecer metas? Então, confira este vídeo da Siteware:

4 – Comunique-se bem com a equipe

Também faz parte de uma boa gestão estabelecer um comunicação clara e eficiente entre todos os membros da equipe pedagógica. Ao fazer isso, o corpo docente e demais funcionários estarão plenamente conscientes sobre as metas a serem atingidas e sobre o que se espera deles.

Além disso, um bom canal de comunicação interna permite também que o próprio gestor receba feedback de sua equipe e saiba em que pontos é preciso melhorar.

Leia mais: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

5 – Desenvolva um bom relacionamento com os pais dos alunos

Um bom gestor escolar é também aquele que sabe se relacionar com os pais do alunos. Saber ouvir o que eles têm a dizer, esclarecer suas preocupações, acatar sugestões e envolvê-los nas atividades e projetos pedagógicos são maneira de desenvol um relacionamento de qualidade com os pais.

6 – Mantenha-se atualizado

Outra dica essencial é que o gestor se mantenha atualizado sobre a sua atividade profissional. Procure fazer cursos de atualização, especialize-se, participe de congressos.

Estar atento às novidades nos métodos de ensino e de gestão é muito importante para que a escola não pare no tempo e mantenha-se competitiva no mercado.

Confira em nosso blog: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?

7 – Invista na automatização

Os avanços tecnológicos e a transformação digital também se aplicam à educação. Encerrando as nossas dicas para uma boa gestão escolar, que tal investir na automatização de alguns processos?

Atualmente, existem softwares que podem otimizar o trabalho do gestor, automatizando uma série de tarefas manuais e repetitivas e permitindo que o gestor se concentre mais em aspectos estratégicos.

Além disso, esses softwares garantem maior eficiência e agilidade aos processos internos e ajudam também a mitigar desperdícios.

O que achou das nossas 7 dicas para uma boa gestão escolar? Coloque-as em prática para conduzir sua instituição de ensino a melhores resultados.

Saiba mais: Dicas para ser um bom diretor de escola: 8 boas práticas que você não pode deixar de seguir

A Safetec Educação tem grande experiência na implantação da tecnologia de educação baseada na nuvem do Google. Para isso, desenvolveu uma metodologia próprio, que trouxe sucesso para muitas instituições de ensino.

Clique AQUI e fale com a gente!

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados