Uma gestão escolar de qualidade afeta diretamente na percepção de valor de pais, alunos e professores.
É a partir dela que os processos de aprendizagem e de ensino passam a se dar de maneira mais organizada e eficiente; os fluxos de trabalho são sistematizados; o desempenho de docentes e discentes são analisados e melhorados de maneira contínua.
Além disso, com uma gestão escolar de qualidade, é possível antecipar problemas e chegar a soluções com mais eficácia e agilidade, mantendo as variáveis sob controle e atendendo às expectativas.
Se você é um gestor pedagógico e está enfrentando certas dificuldades no trabalho, então você está no artigo certo.
Elaboramos este conteúdo com estas 7 ótimas dicas para um boa gestão escolar:
- Faça um planejamento bem estruturado
- Mantenha as finanças em equilíbrio
- Estabeleça e monitore as metas escolares
- Comunique-se bem com a equipe
- Desenvolva um bom relacionamento com os pais dos alunos
- Mantenha-se atualizado
- Invista na automatização
Continue a leitura e confira nas próximas linhas as práticas que você pode adotar para melhorar a qualidade do ensino, reduzir a evasão escolar e atrair novos alunos.
Veja também: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores
7 dicas para uma boa gestão escolar
Uma boa gestão escolar depende tanto de planejamento quanto de uma estrutura física e tecnológica adequada. Veja como conseguir isso.
1 – Faça um planejamento bem estruturado
Iniciando as nossas dicas para uma boa gestão escolar, é imprescindível que o gestor conte com um planejamento muito bem estruturado.
Este documento servirá como um guia para todas as ações do ano letivo em questão. Eventos, reuniões pedagógicas, calendário de provas, monitorias e objetivos para aquele ano devem constar no planejamento.
A intenção é que o gestor possa ser mais assertivo em suas tomadas de decisão. Vale lembrar que o planejamento deve ser revisado periodicamente para efetuar os ajustes necessários e atualizar as demandas da instituição.
2 – Mantenha as finanças em equilíbrio
Outro aspecto essencial para uma gestão escolar de qualidade é o financeiro. No planejamento que citamos na dica anterior, defina qual será o orçamento para o ano e saiba como ele será distribuído.
Faça o controle dos gastos e mantenha as finanças em equilíbrio. Estabeleça quais são as despesas prioritárias e que investimentos com maior potencial de retorno vale a pena fazer.
3 – Estabeleça e monitore as metas escolares
Não há como promover uma boa gestão escolar se não houver metas muito bem definidas. Elas são importantes para manter as equipes pedagógicas e demais funcionários motivados a darem o melhor de si para melhorar o ensino e os processos internos.
Estabeleça e monitore as metas relacionadas ao desempenho dos alunos, à qualificação dos professores, à evasão e retenção de estudantes, por exemplo. Dessa forma, o gestor poderá definir as melhores estratégias para atingir os resultados previamente estabelecidos.
Você conhece a metodologia SMART para estabelecer metas? Então, confira este vídeo da Siteware:
4 – Comunique-se bem com a equipe
Também faz parte de uma boa gestão estabelecer um comunicação clara e eficiente entre todos os membros da equipe pedagógica. Ao fazer isso, o corpo docente e demais funcionários estarão plenamente conscientes sobre as metas a serem atingidas e sobre o que se espera deles.
Além disso, um bom canal de comunicação interna permite também que o próprio gestor receba feedback de sua equipe e saiba em que pontos é preciso melhorar.
5 – Desenvolva um bom relacionamento com os pais dos alunos
Um bom gestor escolar é também aquele que sabe se relacionar com os pais do alunos. Saber ouvir o que eles têm a dizer, esclarecer suas preocupações, acatar sugestões e envolvê-los nas atividades e projetos pedagógicos são maneira de desenvol um relacionamento de qualidade com os pais.
6 – Mantenha-se atualizado
Outra dica essencial é que o gestor se mantenha atualizado sobre a sua atividade profissional. Procure fazer cursos de atualização, especialize-se, participe de congressos.
Estar atento às novidades nos métodos de ensino e de gestão é muito importante para que a escola não pare no tempo e mantenha-se competitiva no mercado.
Confira em nosso blog: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?
7 – Invista na automatização
Os avanços tecnológicos e a transformação digital também se aplicam à educação. Encerrando as nossas dicas para uma boa gestão escolar, que tal investir na automatização de alguns processos?
Atualmente, existem softwares que podem otimizar o trabalho do gestor, automatizando uma série de tarefas manuais e repetitivas e permitindo que o gestor se concentre mais em aspectos estratégicos.
Além disso, esses softwares garantem maior eficiência e agilidade aos processos internos e ajudam também a mitigar desperdícios.
O que achou das nossas 7 dicas para uma boa gestão escolar? Coloque-as em prática para conduzir sua instituição de ensino a melhores resultados.
Saiba mais: Dicas para ser um bom diretor de escola: 8 boas práticas que você não pode deixar de seguir
A Safetec Educação tem grande experiência na implantação da tecnologia de educação baseada na nuvem do Google. Para isso, desenvolveu uma metodologia próprio, que trouxe sucesso para muitas instituições de ensino.