Dicas para uma escola sustentavel

Dicas para uma escola sustentável: as boas práticas que toda instituição de ensino precisa implementar

Sustentabilidade é uma das principais palavras do século XXI. 

Cada vez mais tem se discutido sobre práticas sustentáveis nas empresas e em outros organizações e também sobre como atender às nossas necessidades humanas sem agredir o meio ambiente. Afinal, só assim poderemos garantir um planeta plenamente habitável para as gerações futuras, sem comprometer o uso de seus recursos naturais.

Trata-se, sem dúvida, não apenas de uma tendência de mercado, mas também um ato consciente de cidadania e colaboração com a sociedade. 

No contexto educacional, essa discussão também vem ganhando relevância nos últimos anos. Muitas escolas hoje se preocupam com a maneira com elas fazem uso dos recursos naturais e tentam conscientizar seus alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente e não comprometer as futuras gerações 

As práticas de sustentabilidade nas escolas são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. 

Tendo isso em vista, elaboramos este artigo com 4 dicas para uma escola sustentável. Continue a leitura e saiba quais boas práticas podem ser adotadas na sua instituição de ensino. 

Mas, antes de conferir nossas dicas para programas de sustentabilidade em escolas, que tal conferir este fascinante documentário sobre um projeto bem-sucedido nessa área?

Então assista a este vídeo do Coletivo Catarse:

Você está interessado em sustentabilidade, mas e produtividade? Conheça outros conceitos importantes para uma escola: O que é eficiência, eficácia, produtividade e competitividade? qual a diferença?

4 dicas para uma escola sustentável 

Ao adotar iniciativas sustentáveis na escola os benefícios são diversos. Vão desde a redução de custos até o maior engajamento dos alunos. Por isso, inspire-se em nossas sugestões e inicie um projeto de sustentabilidade em sua instituição de ensino.

1 – Adote e ensine práticas de reciclagem

Quando falamos em sustentabilidade, uma das primeiras prática que vem à cabeça é a reciclagem. 

Uma escola sustentável precisa reciclar ao máximo seus materiais, como folhas de papel, garrafas pet, caixas de leite e latinhas. Além disso, é necessário também ensinar os alunos a reciclar esses materiais.

Portanto, iniciando a nossa lista de dicas para uma escola sustentável, promova oficinas com profissionais que trabalham com isso para que os alunos consigam entender melhor a importância da reciclagem e como colocar isso em prática. Incentive os estudantes a darem um novo sentido aos materiais que seriam descartados na natureza.

E não se esqueça de instalar postos de coleta seletiva para depositar os materiais recicláveis. 

2 – Promova o uso consciente de água

A água potável é um recurso que tende a ficar escasso caso não seja utilizado de maneira consciente.

Por isso, use a comunicação interna e promova campanhas, palestras e oficinas a fim de conscientizar alunos e funcionários sobre a importância deste valioso recurso e sobre as práticas que devem ser adotadas para economia de água. 

Mas isso não deve ficar somente na teoria. A escola precisa dar o exemplo.

Sendo assim, invista em sistemas para reutilizar a água da chuva, troque as torneiras comuns do banheiro por aquelas com timer, dê preferência às descargas econômicas com duplo acionamento.

3 – Economize energia elétrica

Economizar energia elétrica é também uma das mais importantes dicas para uma escola sustentável. 

Quanto menos energia elétrica se consome, menor é a necessidade de construir novas usinas hidrelétricas ou acionar as usinas termelétricas, as quais exercem impactos negativos no meio ambiente.

Para reduzir o consumo de energia elétrica, a escola pode investir em lâmpadas de led e instalar sensores de presença em pontos específicos.

E, dependendo da disponibilidade financeira da instituição, a instalação de placas fotovoltaicas é uma excelente alternativa para a economia de energia. Nesta opção, toda a energia elétrica consumida pela escola será proveniente dos raios solares. Apesar de caro, este é um investimento que trará excelentes retornos à médio e longo prazo.

4 – Reduza o consumo de papel

Provas, atividades, boletins, relatórios e demais documentos, trabalhos em cartolina… A quantidade de papel que uma escola gera é muito grande.

E, como você já deve saber, as árvores é que são a matéria prima para o papel consumido nas escolas. Quanto mais mais papel, mais árvores precisarão ser arrancadas da natureza.

Como o nosso foco aqui é a sustentabilidade, busque reduzir o consumo de papel na sua instituição de ensino. 

Quantas vezes, por exemplo, você já deve ter descartado um folha de papel escrita somente na frente e com o verso todo limpo?

Existem empresas que aceitam doações de papéis para, então, processá-los e gerar aquelas folhas ecológicas. 

Além disso, você pode implementar um software para digitalizar documentos, boletins e relatórios. Assim, eles estarão sempre disponíveis digitalmente e não em cópias de papel.

Outra prática que pode ser adotada é a aplicação de provas pelo celular, tablet ou computador. Fique tranquilo em relação ao risco de “cola”, pois os testes podem ser aplicados no modo de bloqueio, o que impede o aluno de abrir outra janela ou aba para pesquisar a resposta.

Confira como adotar salas de aula virtual e outros sistemas online que podem auxiliar nessas medidas de “digitalização dos papéis”:

Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

Uso de aplicativos em sala de aula: veja 5 dicas incríveis!

O que achou das nossas dicas para uma escola sustentável?

Vale lembrar que a sustentabilidade é um trabalho contínuo e que nenhuma escola se torna ecologicamente sustentável da noite para o dia.

Comece com pequenas práticas e, aos poucas, sua instituição de ensino poderá ser referência em sustentabilidade. 

A Safetec é uma empresa de consultoria especializada em cloud advisory, isto é: em encontrar as soluções ideias baseadas na tecnologia em nuvem que podem potencializar ao máximo o desempenho de sua organização. 

Para instituições de ensino, conta com uma área especialmente dedicada a elas, conheça aqui: Safetec Educação

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua escola? Então, clique aqui e marque uma conversa agora mesmo!

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn