Dicas para ser um bom diretor de escola

Dicas para ser um bom diretor de escola: 8 boas práticas que você não pode deixar de seguir

Dirigir uma escola não é uma tarefa fácil. Dentre os principais desafios de quem ocupa esse cargo, podemos destacar a gestão de equipes, a garantia de um ensino de qualidade aos alunos e a relação com a comunidade. 

Pensando nisso, separamos aqui 8 dicas para ser um bom diretor de escola. Providências que um bom gestor pode usar a seu favor.

Continue a leitura e saiba o que fazer para conduzir uma instituição de ensino de maneira eficiente e alcançar melhores resultados. 

Leia também: Aliada à educação, conectividade dinamiza interação em sala de aula

Antes de conferir nossas dicas de como ser um bom diretor de escola, assista a este vídeo do Conexão Futura sobre o papel do diretor na escola pública:

8 dicas para ser um bom diretor de escola

Uma boa gestão empresarial, em qualquer ramo, é um desafio. E, na gestão educacional, pode ser ainda maior.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar nessa tarefa!

1 – Busque conhecer a atual realidade da sua escola

Dando início à nossa lista de dicas para ser um bom diretor de escola, é de extrema importância que você conheça e entenda a realidade da escola que você dirige.

  • Quais as principais virtudes da instituição?
  • E os principais problemas?
  • O que precisa ser melhorado?
  • Quem são as pessoas que compõem o corpo docente da escola?
  • Qual o perfil dos alunos?
  • Como é hoje a relação entre a escola e a comunidade?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas para se ter um compreensão melhor sobre a realidade da escola. 

2 – Conheça bem a sua equipe pedagógica 

Não conhecer à fundo os profissionais e o perfil dos funcionários que compõem a equipe pedagógica da instituição de ensino é um erro que um bom diretor de escola deve evitar.

Dessa forma, evita-se distribuir tarefas e responsabilidades de maneira equivocada e ineficiente. 

Esteja a par das competências e expectativas de cada profissional que trabalha na sua escola. Procure investigar também o quão satisfeitos eles estão e o que pode ser melhorado, na perspectiva deles.

3 – Estabeleça metas para a diretoria e para todas as equipes pedagógicas

Estabelecer metas é uma prática que todo bom diretor de escola precisa adotar. É por meio delas que as equipes pedagógicas e o próprio diretor terão um direcionamento para suas estratégias e ações do dia a dia.

As metas precisam ser revisadas periodicamente, além de serem alcançáveis, mensuráveis e relevantes.

4 – Saiba trabalhar em equipe

Apesar de ocupar o cargo máximo em uma escola, o diretor não precisa fazer tudo sozinho. Saber trabalhar em equipe com os professores, coordenadores e supervisores é essencial para o sucesso da gestão. 

Busque ouvir o que as equipes pedagógicas têm a dizer, acolha sugestões, delegue atividades, considere diferentes pontos de vista. A escola só tem a ganhar com uma gestão participativa e democrática. 

5 – Aprenda a gerenciar conflitos 

Outra característica que um bom diretor de escola não pode deixar de ter é a de saber gerenciar conflitos. 

Os conflitos podem existir em diferentes níveis: entre alunos, entre professores, entre alunos e professores ou entre pais e professores. 

Cabe ao diretor investigar as causas desses conflitos e solucioná-los da melhor maneira possível, priorizando sempre o diálogo entre as partes.

Precisa de dicas de como gerenciar conflitos? Então, asssista a este vídeo da IMP Concursos:

6 – Seja transparente na prestação de contas 

É também uma responsabilidade do diretor gerenciar o orçamento da escola. É ele quem define onde o dinheiro será investido, como em reformas no prédio, contratação de funcionários, eventos, compra de computadores e livros, etc.

Nesse sentido, é fundamental que o diretor faça a correta prestação de contas sobre o destino da verba que ele controla, sempre de maneira transparente.

7 – Mantenha-se atualizado

Além de uma experiência considerável em educação, um bom diretor de escola precisa estar sempre em busca de conhecimento.

Por isso, procure manter-se atualizado sobre as práticas pedagógicas, os avanços tecnológicos, o contexto sociocultural e vários outros assuntos que envolvam a atividade de diretor.

Faça cursos e especializações, participe de congressos e palestras. A ideia é ampliar seus conhecimentos e aplicá-los na sua gestão. 

8 – Tenha a tecnologia como aliada

Encerrando as nossas dicas para ser um bom diretor de escola, que tal utilizar a tecnologia a favor da sua gestão?

Atualmente, existem softwares e aplicativos que podem te ajudar bastante nas tarefas da diretoria, capazes de aprimorar o seu trabalho e da escola como um todo.

Dê preferência a soluções tecnológicas de usabilidade simples e com alta segurança para o armazenamento de dados importantes.

Quer conhecer algumas das melhores ferramentas tecnológicas que podem ajudar o diretor de uma escola? Então, confira os posts a seguir:

Essas foram as nossas 8 essenciais dicas para ser um bom diretor de escola. Coloque-as em prática e potencialize os resultados da sua gestão. 

A Safetec é especialista na implantação de soluções em nuvem que atendem as necessidades de sua organização. A empresa atua desde de 2010 como Google Apps Authorized Reseller em todo território nacional. E conta com uma área exclusiva de soluções educacionais Google para Escolas.

Veja mais aqui: Safetec Educação

Confira este case de sucesso e veja como a tecnologia em nuvem, definitivamente, pode ajudar um diretor de escola:

Quer mais detalhes desse case? Então, clique neste link: Colégio Damas

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn