whatsapp-de-escola

7 dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas

Com a chegada dos aplicativos de mensagem, fazer comunicados e avisos institucionais ficou muito mais fácil. Porém, seguir algumas dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas é essencial para que o canal não perca o foco no seu propósito.

A sobrecarga de mensagens afeta praticamente todo mundo que usa apps de mensagens, então o grupo de escola no WhatsApp precisa ser bem moderado.

Assim, os pais e responsáveis não perdem avisos importantes sobre as atividades do filho e conseguem ter um canal rápido para tirar dúvidas.

Para te ajudar na criação e organização desses canais, montamos uma lista com dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas que são essenciais para que a comunicação seja realmente efetiva. Confira!

Dicas e regras para grupo de WhatsApp de escola

Se você é professor, precisa lidar com mais de um grupo de escola no WhatsApp, não é mesmo?

Então, antes de criá-lo pense nas regras que vão favorecer o seu gerenciamento e facilitar os repasses nos grupos.

A ideia é que o espaço seja usado quando for necessário, evitando milhares de mensagens de assuntos paralelos e que dificultam encontrar as que realmente importam.

Confira sete dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas que vão te ajudar nesse objetivo:

1. Crie um grupo sem chat

Abrindo a nossa lista de dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas temos a opção de criar um grupo sem chat.

Esse formato de grupo é recente e apenas o administrador, no caso, o professor, é que pode enviar mensagens.

Então, o grupo serve apenas para enviar avisos, fazer repasses sobre atividades, notificar sobre eventos na escola, etc.

Dessa forma, o professor e os membros do grupo não se perdem entre inúmeras mensagens, o que garante o objetivo do grupo.

Caso, você queira criar o grupo com o chat aberto, a dica é ser um moderador bem rígido e não deixar passar nenhuma atitude que saia das regras estabelecidas. 

2. Determine a resposta de dúvidas em conversa privada

Outra das dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas que facilita o acompanhamento é orientar sobre o contato individual quando os pais tiverem dúvidas.

Se o grupo tiver o chat fechado, avise aos pais que dúvidas e perguntas podem ser enviadas diretamente para o professor.

Assim, o professor faz um filtro do que deve ou não ir para o grupo. Recebeu uma dúvida frequente sobre um aviso? Responda no grupo para todos.

Já se a dúvida é uma dificuldade pontual, responda no chat individual para quem perguntou.

Os pais, principalmente os que têm filhos pequenos, criam grupos de WhatsApp na educação infantil para interagirem entre si. 

Nesse caso, os participantes têm a opção de entrar ou não, deixando todos à vontade.

Leia também: Como usar a tecnologia na educação: 5 ideias para aplicar nas aulas.

3. Estabeleça um horário para resposta

Tanto os professores quanto os pais têm uma rotina atribulada e não estão disponíveis 24h para ver e responder as mensagens.

Para evitar a sobrecarga de trabalho, outra das dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas é estabelecer um horário para as respostas.

Os pais podem enviar mensagem quando puderem, mas precisam estar cientes do horário que o professor estará disponível para responder.

Essa é uma regra comum em serviços de atendimento ao cliente e pode ser muito bem aproveitada no WhatsApp da escola. 

Aprenda ‘6 dicas de como preparar o professor para as novas tecnologias’ neste outro post do blog.

4. Evitar mensagens no fim de semana

Essa dica é uma extensão da anterior. Mesmo com a rotina atribulada, peça de forma gentil que os pais e responsáveis evitem enviar mensagens no fim de semana.

Principalmente, se o chat do grupo for aberto, mas a regra também vale para quando o contato é individual, apenas com o professor.

Entre todas as dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas, essa é muito importante, pois é uma forma de preservar o momento de descanso do professor.

Ao invés de mandar a mensagem, aconselhe os pais a escrever a mensagem e configurar um alarme para enviá-la no próximo dia útil.

Dessa forma, eles não esquecem de esclarecer a dúvida e o professor pode descansar.

Se receber mensagens no fim de semana não for um problema para você, reforce apenas o horário de resposta das mensagens.

5. Não fazer compartilhamentos no grupo

Essa é uma das dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas que não podem faltar e deve ficar bem clara.

Ao criar o grupo, deixe claro que o objetivo é receber mensagens importantes da escola e sobre a turma do filho.

Então proíba alguns tipos de compartilhamentos comuns como:

  • fotos da criança sozinha e fora do contexto escolar;
  • fotos da turma — existem pais que não expõem os filhos nas redes sociais. DICA: oriente os pais a pedirem em conversa privada para quem fez as fotos;
  • mensagens do tipo corrente;
  • áudios, fotos e vídeos de assuntos que fujam do objetivo do grupo;
  • links de notícias, principalmente de manchetes sensacionalistas.

Esses são apenas alguns exemplos de compartilhamentos que geram conversas paralelas e fazem com que muitas pessoas não gostem de participar de grupos.

Então, seja rígido na moderação do grupo, afinal o objetivo é cuidar do bem-estar dos alunos, ajudando-os e participando das atividades escolares. 

6. Escreva de forma concisa e objetiva

Para facilitar a leitura e evitar dúvidas, outra das dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas é escrever de forma coerente, coesa e objetiva.

Evite os “textões” e se precisar escrever mensagens longas aqui vão alguns truques:

  • escreva frases curtas;
  • crie tópicos para facilitar a leitura;
  • use os recursos de destaque como itálico (ex: _texto_), negrito (ex: *texto*) ou monoespaçado (ex: “`texto“`);
  • faça imagens e complemente com um texto pequeno, se necessário.

Dessa forma, fica fácil rever o que foi foi repassado, além de favorecer a leitura em diferentes tamanhos de tela para celular.

7. Seja rígido em relação ao cumprimento das regras

Provavelmente, você já esteve em um grupo em que alguém posta algo inadequado, mas nenhum dos administradores cobra o seguimento das regras.

Então, para valorizar o seu esforço em criar dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas, seja rígido e fique atento ao comprimento do que foi estabelecido.

Surgiu um compartilhamento inadequado ou foi enviado várias fotos ou áudios de assuntos fora do tema do grupo?

Escreva uma mensagem de forma geral, pedindo de forma educada que os membros se atentem às regras do grupo e avise que a mensagem será deletada.

Assim, as pessoas vão se educando e ficando mais atentas com quem e onde compartilham coisas no WhatsApp.

Gostou das dicas para grupo de escola no WhatsApp?

Pode ser um pouco trabalhoso, mas seguindo as dicas e regras para grupos de WhatsApp de escolas acima a comunicação vai ficar mais clara, objetiva e controlada.

E se uma tecnologia simples como o WhatsApp pode facilitar a comunicação da escola com os pais, ela também contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Conheça o Google Workspace for Education e saiba como o sistema pode ajudar sua instituição a melhorar a gestão escolar

No segundo episódio do Safetalk explicamos sobre as certificações Google e competências digitais essenciais para educadores. Dá o play no vídeo: 

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn