Estratégias de marketing para escolas particulares

Estratégias de marketing para escolas particulares: 5 dicas para atrair e reter mais alunos

Se faz algumas décadas era necessário que as empresas investissem grandes quantias em estratégias de marketing, hoje os custos para divulgação da marca e atração de novos negócios ficaram bem mais baratos com a chegada da internet.

Em vez de caros anúncios nas mídias offline, as empresas estão preferindo investir em ações de marketing digital.

Isso se deve não somente pelos custos, mas também pelo fato de que é cada vez mais necessário que as marcas estejam presentes no ambiente digital se quiserem atrair novos negócios. É na internet que os consumidores atuais pesquisam por soluções e buscam por recomendações sobre algum produto ou serviço.

No caso de uma instituição de ensino particular, em que a maioria do público-alvo costuma ser de pessoas mais jovens e heavy users de internet, faz mais sentido (do ponto de vista estratégico e de custos) que as ações de marketing tenham uma abordagem mais direcionada para o online.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com estas 5 estratégias de marketing para escolas particulares:

  1. Produção de conteúdo;
  2. SEO;
  3. Links patrocinados;
  4. E-mail marketing;
  5. Mídias sociais.

Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para atrair e reter mais alunos na sua instituição de ensino.

Leia também: Dicas para ser um bom diretor de escola: 8 boas práticas que você não pode deixar de seguir

5 estratégias de marketing para escolas particulares

1 – Produção de conteúdo

Uma das principais estratégias de marketing para escolas particulares é a produção de conteúdo relevante para o perfil de alunos que a instituição de ensino deseja atrair.

É o chamado marketing de conteúdo.

Por meio de artigos em um blog, e-books, manuais e vídeos, por exemplo, a escola conseguirá atrair a atenção do público que está navegando na internet em busca de assuntos que tenham a ver com a sua escola.

É importante que o seu conteúdo não seja sobre a sua escola em si, mas sim sobre temas relacionados a educação em geral.

2 – SEO

Esta segunda dica de estratégia tem muito a ver com a que falamos no tópico anterior.

Para que os seus conteúdos apareçam na primeira página dos sites de pesquisa, como o Google, é fundamental que você faça uso de técnicas de otimização de busca, ou SEO (Search Engine Optimization).

Por meio de um bom SEO, as plataformas de busca na internet vão entender que o seu é relevante para o usuário que está fazendo determinada busca e colocará o link do seu site ou blog entre os primeiros resultados.

Uma das técnicas que você pode implementar é o uso de palavras-chave; quanto mais específicas, melhor. 

Ainda está em dúvida sobre SEO? Então, confira este vídeo da Resultados Digitais:

3 – Links patrocinados

Existe uma outra forma de posicionar o site ou blog da sua escola entre os primeiros resultados nos sites de busca: os links patrocinados.

Essa estratégia consiste em pagar uma quantia para a plataforma de busca e, sempre que um usuário digitar alguma palavra-chave específica, o link do seu conteúdo aparecerá no topo da página com o indicativo de “anúncio”.

4 – E-mail marketing

O envio de e-mail marketing também uma estratégia muito eficaz para promover a sua escola e atrair mais alunos.

A intenção é manter contato com os visitantes do seu site ou blog e construir um relacionamento de longo prazo com eles.

Para isso, construa landing pages no seu blog e ofereça conteúdos ricos em troca do endereço de e-mail dos visitantes.

5 – Mídias sociais

Não dá para ignorar as mídias sociais nas estratégias de marketing para escolas particulares.

Seja no Twitter, no Instagram ou no Facebook, a sua instituição de ensino precisa saber se comunicar nessas plataformas e gerar engajamento com os usuários.

Lembre-se de que é às redes sociais que as pessoas costumam recorrer para pedir recomendações, fazer reclamações e pesquisar sobre as marcas.

Utilize essas mídias para impulsionar os conteúdos do seu blog e para interagir com os seguidores. Produza também conteúdos exclusivos, mostrando mais sobre como é a estrutura da escola, os feitos de seus alunos e professores, as atividades realizadas, a relação com a comunidade, etc.

Tenha uma estratégia bem definida sobre o tipo de postagem, a periodicidade e a linguagem adotada.

Essas foram as 5 principais estratégias de marketing para escolas particulares que você pode utilizar na sua instituição de ensino. Coloque-as em prática para atrair e reter mais alunos.

Este post também pode interessar a você: Como se tornar um polo EaD: os 4 passos para abrir um modelo de negócio de ensino à distância

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