Já pensou em usar o Google Planilhas na educação? Essa é uma ferramenta desenvolvida pelo Google, que permite a criação e edição de planilhas online, possibilitando que os usuários criem, armazenem e compartilhem arquivos com outras pessoas em tempo real.
Ela é extremamente útil no contexto educativo, pois os professores podem criar planilhas de notas e registros de presença, por exemplo. Além disso, é uma excelente opção para propor atividades e exercícios para os alunos.
Uma das suas principais vantagens é a acessibilidade. Como ela é baseada na nuvem, os alunos podem acessá-la de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenham uma conexão com a internet.
Isso significa que os professores podem criar e compartilhar planilhas com os estudantes, propiciando uma colaboração mais efetiva e fácil. Com isso em mente, vamos mostrar como a ferramenta pode ser útil para as escolas. Boa leitura!
O que é o Google Planilhas (Google Sheets)?
O Google Planilhas é uma ferramenta de planilhas eletrônicas, desenvolvida pelo Google. É bastante semelhante ao Microsoft Excel, mas com a diferença de ser baseada na nuvem e oferecer recursos de colaboração em tempo real, de modo que os usuários trabalhem em conjunto em uma mesma planilha ao mesmo tempo.
A ferramenta traz diversas opções de formatação, cálculos automáticos, gráficos e tabelas dinâmicas, o que facilita a criação de planilhas personalizadas de acordo com as necessidades de cada usuário.
Por ser baseada na nuvem, pode-se acessá-la de qualquer lugar, desde que você tenha uma conta no Google e conexão com a internet. E isso vem fazendo com que cada vez mais escolas a utilizem no dia a dia.
Como funciona o Google Planilhas?
O Google Planilhas funciona como uma ferramenta de planilhas eletrônicas baseada na nuvem, sendo que, para usá-la, é necessário ter uma conta do Google. O acesso se dá através do navegador web, por meio de um dispositivo móvel, notebook ou PC, sendo que o funcionamento é similar ao Microsoft Excel.
Ao abrir a ferramenta, você é apresentado a uma planilha em branco, que pode ser preenchida com dados e informações. E isso abre um leque de alternativas para serem utilizadas.
Para exemplificar, é possível lançar notas e faltas, fazer planilhas de controle financeiro da escola, gerenciar os horários, gerar tabelas e gráficos e inúmeras outras possibilidades, o que a torna bem atraente para ser utilizada na educação.
Leia também:
- Google Sala de Aula: o que é, como funciona e vantagens da ferramenta
- Educação inovadora: saiba como aplicá-la na sua escola
Qual a diferença entre Google Planilhas e Excel?
O Google Planilhas e o Excel são ferramentas parecidas, mas há diferenças. O Excel é instalado no computador, ao passo que o Google Planilhas é baseado na nuvem e oferece recursos de colaboração em tempo real. Aliás, enquanto o Excel requer espaço físico no PC, o Google Planilhas não precisa.
Todavia, o Excel possui alguns recursos avançados de análise de dados, podendo ser usado em um ambiente offline, por isso, ele pode ser mais indicado para situações que requerem um uso mais avançado de planilhas.
No entanto, para controles mais simples e que exigem a colaboração em tempo real, o Google Planilhas se torna mais indicado, uma vez que ele é fácil de usar e viabiliza a colaboração de vários usuários simultaneamente.
Quais os recursos do Google Planilhas?
São muitos os recursos oferecidos pelo Google Planilhas, sendo que os mais relevantes são:
- formatação de células e planilhas, em que os usuários personalizam o estilo, fonte, cor e tamanho das células;
- fórmulas e funções para cálculos automáticos e análise de dados;
- gráficos e tabelas dinâmicas, gerando uma visualização dos dados de forma mais clara e compreensível;
- colaboração em tempo real, na qual várias pessoas trabalham em uma mesma planilha ao mesmo tempo, independentemente de sua localização;
- importação de dados de outras fontes ou exportação para outras ferramentas;
- automação, evitando que seja necessário realizar tarefas repetitivas com o uso de macros e scripts.
Esses recursos tornam o Google Planilhas uma ferramenta útil para gerenciar dados, criar orçamentos e fazer registros de presença e notas, além de oferecer uma maneira fácil e interativa de criar atividades e exercícios para os alunos.
Como usar o Google Planilhas em escolas e faculdades?
O Google Planilhas pode ser usado em escolas e faculdades de inúmeras formas para melhorar o processo e deixar o ambiente ainda mais interativo. Seus recursos são essenciais para planejar as aulas, organizar as informações, lançar as notas e faltas, monitorar os processos e, ainda, criar gráficos e tabelas.
Abaixo, falaremos dos principais tipos de uso que podem ser feitos.
Planejar aulas
Os professores podem usar o Google Planilhas para planejar as aulas e organizar o conteúdo, criando um cronograma e listando as atividades e materiais necessários.
Afinal, como a ferramenta é fácil de usar, fica muito mais simples organizar informações nela, inclusive deixando as células coloridas e de fácil visualização. E isso faz os professores superarem diversos desafios.
Organizar informações
O Google Planilhas na educação pode ser usado para organizar informações importantes, como registros de presença, lista de alunos, horários de aulas e informações de contato.
Assim sendo, ele pode ser usado não somente pelos professores, como também pela secretaria e tesouraria da escola, a fim de deixar os processos ainda mais práticos e eficientes.
Lançar notas e faltas
Com essa ferramenta, os professores podem lançar notas e faltas dos alunos de forma organizada e fácil de gerenciar, evitando assim o uso de papéis e propiciando o acesso de qualquer lugar.
Como resultado, os educadores podem se organizar melhor, ter mais tempo para analisar a situação de cada aluno e, com isso, melhorar a efetividade de cada um deles.
Monitorar projetos
Outro uso bem interessante do Google Planilhas é para monitorar projetos de grupo, permitindo que os alunos compartilhem informações e atualizem o andamento do trabalho em tempo real.
Assim, o professor tem um parâmetro muito mais efetivo ao acompanhar o andamento de inúmeros grupos em sala de aula, e orientar os estudantes na medida do possível.
Criar gráfico e tabelas
Por fim, e não menos importante, essa ferramenta oferece recursos de gráficos e tabelas dinâmicas, possibilitando que os usuários visualizem dados e informações de forma mais clara e compreensível.
Isso ajuda bastante quando é necessário fazer apresentações e mostrar por meio de dados e informações alguns trabalhos que foram feitos em grupo ou individualmente.
De modo geral, essa é uma ferramenta que pode ser usada tanto em escolas quanto em universidades para melhorar o gerenciamento de dados, organizar informações e deixar as atividades mais colaborativas.
E, se você deseja implementar o Google Planilhas na educação e não sabe qual é a melhor maneira de se fazer isso, conheça a Safetec Educação e veja como nós podemos te ajudar.