O papel do gestor escolar não é fundamental apenas para a instituição, como também para a sociedade.
Ele é um dos responsável por formar indivíduos intelectual e socialmente. Afinal, as primeiras trocas, interações e o contato com o conhecimento teórico, se são no ambiente escolar. O gestor, como guia administrativo e pedagógico das instituições educacionais, possui papel fundamental para o desenvolvimento dos alunos em diversas áreas necessárias.
Balancear, no entanto, as responsabilidades gerenciais e pedagógicas não é uma função fácil. Muito pelo contrário, esse é um dos maiores desafios do gestor educacional. Para contorná-lo ele precisa adquirir algumas habilidades, buscar conhecimentos específicos e, claro, contar com bons parceiros e ferramentas adequadas.
Vamos entender melhor qual o papel do gestor educacional, seus desafios, responsabilidades e características fundamentais para uma gestão eficiente?
Qual o papel do gestor educacional?
Segundo a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, também chamado de gestor:
“A Constituição Federal – CF de 1988, assim como a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996), indicam a liberdade de ensinar e
aprender, o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, a valorização dos
profissionais da educação escolar, a gestão democrática do ensino público, a
garantia de um padrão de qualidade, entre outros, como princípios sobre os quais a
educação brasileira se edifica.”
E, segundo a mesma cartilha, o papel do gestor escolar é garantir que esses princípios sejam aplicados na prática!
Para isso ele deve:
- Coordenar o Projeto Político Pedagógico e garantir a colaboratividade dos docentes;
- Elaborar as normas de gestão, ferramentas e tecnologias que serão utilizadas no ambiente escolar;
- Realizar a gestão de pessoas e recursos;
- Garantir que cada docente cumpra o plano de trabalho;
- Integrar e atuar como canal de comunicação entre escola, famílias e a comunidade;
- Incentivar a inclusão e democratização da aprendizagem;
- Colocar em prática a Base Nacional Comum Curricular;
- Coordenar e gerenciar documentos, contabilidade, acessos, histórico dos alunos, reclamações etc.
Em algumas instituições maiores, parte do papel do gestor escolar pode ser transferido para outros setores. Mas, quando estamos falando de escolas menores, ou com menos recursos, ele acaba acumulando funções gerenciais, financeiras, pedagógicas, de recursos humanos e muito mais!
Qual papel do gestor escolar é seu maior desafio?
Se você perguntar para um gestor qual o papel é seu maior desafio, com certeza, ele responderá: todos. Afinal, ele precisa lidar com inúmeros conflitos de interesse dentro das suas atividades, para ser um intermediador entre todos os agentes.
Mas, na prática, as ações que demandam maior atenção e empenho são:
- Garantir o superavit financeiro – É preocupação do gestor escolar garantir que as entradas sejam superiores às saídas financeiras. Para isso, ele precisa idealizar estratégias para captar alunos, otimizar investimentos e minimizar custos.
- Ser um agente motivador – Não há como negar que o gestor escolar é um dos principais exemplos para os colaboradores e para os alunos. Isso quer dizer que suas ações precisam gerar identificação e inspiração, e isso nem sempre é um trabalho simples;
- Estar atento às tendências e incluir as inovações no ambiente escolar – Esse é um desafio do gestor por inúmeros motivos. Primeiro, pela dificuldade de acompanhar as evoluções tecnológicas e, segundo, pelo enfrentamento de resistências de colaboradores e pais, que muitas vezes não querem acompanhar a transformação digital.
- Ser o fiel da balança entre o corporativo e o pedagógico – Esse é, talvez, um dos maiores desafios do gestor escolar. Afinal, ele precisa, nessa função, gerenciar interesses diversos e, muitas vezes, divergentes. Mas sempre colocando o objetivo pedagógico e formacional em primeiro plano!
Qual o papel do gestor escolar na educação inclusiva?
Como mencionamos anteriormente, o gestor escolar é um agente transformador da sociedade. O ambiente escolar, portanto, precisa ser um local acolhedor, justo e agregador.
Isso o coloca como papel de protagonista na educação inclusiva. Desenvolvendo uma escola capaz de atender os alunos conforme as suas capacidades. Não estamos falando apesar de e sim conforme.
Ou seja, o papel do gestor escolar na educação inclusiva é oferecer uma estrutura e métodos capazes de englobar diferentes capacidades, respeitando a individualidade e as diferenças no aprender e no saber. Inclusive no que tange a educação especial.
Quais habilidades e competências do gestor escolar?
Relembrando que um dos principais desafios do gestor escolar é fazer o intermédio entre os interesses da instituição, dos colaboradores, alunos e ainda realizar o gerenciamento administrativo.
Esse conjunto de obrigações demanda um profissional multidisciplinar, sem deixar de lado as competências humanas. Para isso, o gestor escolar precisa ter – ou desenvolver – algumas habilidades fundamentais. Afinal, além das práticas de gerência, típicas de mercado, ainda é preciso focar no principal: ele é um responsável da pedagogia, sendo um agente fundamental na construção, formação e evolução da sociedade.
Então, confira algumas das competências e habilidades do gestor escolar necessárias para o bom desempenho dos papéis dele, na instituição:
-
Boa comunicação
Essa é, sem dúvidas, uma das principais demandas de um gestor escolar. Afinal, a sua rotina é se comunicar, seja com colaboradores, fornecedores, pais, alunos e até mesmo parceiros.
E mais, ele não precisa ser apenas um bom comunicador, é fundamental ser um bom ouvinte. Para que, assim, a escola seja um lugar colaborativo, no qual todos possam trabalhar para a evolução do ensino e da didática.
-
Facilidade em gerenciar crises
Vimos, no decorrer deste artigo, que o papel do gestor escolar na educação é principalmente o de intermediar, certo? Durante essa atividade, ele precisa se dividir entre os interesses empresariais da instituição e as necessidades pedagógicas e humanas.
Como você já deve imaginar, isso acaba, por muitas vezes, gerando uma série de conflitos. Cabe ao gestor, portanto, gerenciar as crises e auxiliar na escolha das melhores resoluções. Manter a tranquilidade e racionalidade, nesses casos, é fundamental!
-
Empatia
A empatia é parte integrante do papel do gestor escolar na educação. Afinal, ele precisa se colocar em diversos papéis para atuar como um conciliador.
Procurando, assim, compreender as dificuldades financeiras dos alunos, a sobrecarga de alguns colaboradores, frustração de pais e até mesmo comportamentos e condutas justificadas pelas diversas realidades existentes no ambiente escolar.
-
Organização
Essa é uma habilidade fundamental na gestão de qualquer instituição, mas principalmente na escolar. Afinal, são inúmeros históricos, documentos, atualizações e dados que precisam ser analisados, categorizados e armazenados de maneira organizada.
-
Facilidade de aceitar e absorver mudanças
Falamos que um dos maiores desafios do gestor escolar, atualmente, é a absorção rápida de novas tecnologias, ferramentas e metodologias de ensino, certo? Apesar da dificuldade em acompanhar tantas mudanças, ele precisa desenvolver essa habilidade para garantir a competitividade da instituição, boas experiências para alunos e colaboradores.
Assim como otimizar funções gerenciais e aproveitar as inovações para gerar mais eficiência e lucratividade para a empresa.
Você sabia que existem, hoje, inúmeras funcionalidades tecnológicas simples, intuitivas e seguras para dar suporte ao gestor escolar?
A plataforma Google for Education é um ótimo exemplo!
Não conhece?
O que é Google for Education?
O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o gerenciamento, aprendizado e o ensino.
Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.
E o melhor, a Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Afinal, atuamos desde de 2010 como Google Apps Authorized Reseller em todo território nacional. E contamos com uma área exclusiva de soluções educacionais Google para Escolas.
Somos especialistas na implantação de soluções em nuvem que atendem às necessidades de sua organização. Com uma grande experiência na implantação da tecnologia de educação baseada na nuvem do Google, desenvolvemos uma metodologia própria, que trouxe sucesso para muitas instituições de ensino.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.