As aulas à distância já representam um verdadeiro desafio para os educadores. Afinal, é preciso se adaptar com novas tecnologias e sobretudo montar um bom plano de aula remota.
No entanto, ainda que possa parecer difícil, com o auxílio de novas ferramentas e métodos, é possível elaborar uma aula remota que seja capaz de entreter os seus alunos.
Vale dizer, todavia, que há uma grande diferença entre as aulas à distância e presenciais, e isso deve ser levado em consideração no momento de montar uma aula.
E se você quer saber como deve ser um plano de aula remota, veio ao lugar certo. Neste artigo vamos ensinar você a montar uma e mostrar todos os seus benefícios. Confira!
Como fazer um plano de aula remota?
Elaborar um plano de aula remota exige dos professores uma certa dose de criatividade. Até porque há uma grande diferença para com as aulas presenciais.
Um dos pontos chaves é fazer bom uso da tecnologia, pois, não dá para gravar um vídeo simplesmente mostrando você explicando o conteúdo em uma lousa, não é mesmo?
Em vista disso, separamos abaixo um passo a passo que vai ajudar na elaboração de uma aula para aluno nenhum botar defeito.
Determine o objetivo, tema e duração da aula
Primeiramente você precisa definir o objetivo da sua aula. Por exemplo, em uma aula de matemática o objetivo pode ser fazer os alunos compreenderem o que é Bhaskara e qual a sua utilidade na vida cotidiana.
Uma vez definido o objetivo bem como o tema que será explicado é preciso saber qual a duração da aula. Pois, os conteúdos precisam ser suficientes para entreter os alunos durante todo o tempo.
Nas aulas à distância é preciso considerar uma técnica chamada de microlearning. Ela consiste em fragmentar o conteúdo em partes menores, evitando que o professor tenha que se prolongar em explicações.
Dessa maneira, os alunos interagem mais com o conteúdo, e o que realmente conta é estimular a pesquisa, discussões e a participação de todos.
Defina a metodologia que será aplicada
Em uma aula online você tem que pensar em aplicar uma metodologia ativa para que o estudante saiba como aplicar o conhecimento adquirido na prática. Além, é claro, de estimular a participação durante todo o tempo.
Para escolher corretamente a metodologia é preciso pensar em algumas questões que são essenciais, como por exemplo:
- nível de conhecimento da turma;
- maturidade que possuem sobre o tema;
- distrações que podem ocorrer;
- necessidade de inclusão de alunos com alguma deficiência.
Ao considerar todas essas questões é possível pensar em uma metodologia inclusiva, que estimule o pensamento crítico e atraia a atenção dos alunos para o ambiente virtual.
Crie estratégias metodológicas
Na hora de montar um plano de aula remota você pode pensar em algumas estratégias que tragam o aluno para junto do aprendizado.
Uma das mais famosas é a sala de aula invertida. Ela consiste em uma inversão do modelo tradicional. Nesse caso, primeiramente o aluno estuda o conteúdo em casa, no tempo em que ele achar mais conveniente.
Depois, ele já chega na sala de aula com base para tirar dúvidas e aprofundar o conhecimento em grupo. Isso estimula bastante o aprendizado.
Um outro método é a gamificação na educação. Nesse caso o professor usa elementos de jogos para auxiliar no processo de aprendizagem. Isso deixa o processo muito mais divertido.
Escolha corretamente os recursos didáticos
Um outro ponto muito importante para montar uma aula de sucesso é escolher corretamente os recursos didáticos que auxiliam o aprendizado.
Por exemplo, pode-se introduzir o Google Classroom para anexar atividades, promover interações pelo Google Meet, agendamento das tarefas diárias com o Google Agenda e diversas outras ferramentas que orientam o estudo.
Existem muitos recursos que ajudam a educação, e o professor tem que pensar naquelas que os alunos terão mais facilidade de trabalhar.
Use vídeos e livros digitais
No momento de planejar as aulas pense em todos os recursos que as deixem mais interativas para que todos se tornem mais participativos.
Nesse contexto, usar aulas em vídeos ajuda muito, principalmente para alunos que queiram revisar o conteúdo em outros horários.
Outros materiais que também são utilizados com mais frequência são os livros digitais. E por não serem impressos possuem um custo menor de produção.
Assim sendo, cada vez mais os professores estão usando esse tipo de recurso com o objetivo de deixar as aulas mais dinâmicas.
Aplicativos de educação
O uso de aplicativos educacionais também é uma alternativa interessante para um ambiente virtual de aprendizado. Até porque eles trazem novidades de conteúdo e na forma de ensinar.
Um bom exemplo disso são os jogos. Eles deixam a aula mais dinâmica, interativa e participativa, e é um jeito de fixar o conteúdo na mente do aluno.
A escolha da avaliação
Por fim, escolher como será a avaliação dos alunos também é muito importante. Pois, ela não deve ser mais como era nas salas de aula antigamente.
É preciso pensar fora da caixa, e criar novos formatos de provas. O ideal é estimular a pesquisa, o senso crítico e o modo como os alunos mostram que entenderam o conteúdo que foi passado.
Ao invés de fazer uma prova dando notas, pode-se observar como os alunos estão interagindo, a participação dele durante as aulas online e criar avaliações de acompanhamento e observação.
Como é feita a comunicação com os alunos?
Um outro ponto que exige uma atenção maior dos professores é em relação a comunicação que se terá com os alunos. Por isso é necessário pensar em ferramentas que auxiliem nesse processo.
O ideal é que o professor deixe um horário para tirar dúvidas em tempo real. Isso pode ser feito por meio do próprio Google Meet que é uma ferramenta bem interessante.
Além disso, é possível abrir outros canais de comunicação como um WhatsApp que fica disponível nos horários comerciais, ou de aula, ou então pelo próprio e-mail.
O sucesso de uma aula online depende muito da dedicação na construção do plano de aula. E se você precisa de métodos para te ajudar, veio ao lugar certo.
A Safetec Educação tem uma grande experiência em educação baseada em nuvem, com desenvolvimento de uma metodologia própria que orienta o aprendizado no ambiente online.
Se quiser saber mais, é só entrar em contato com nossa equipe que te ajudará a encontrar a melhor maneira de elaborar um plano de aula remota.