projeto-politico-pedagogico

O que é Projeto Político Pedagógico (PPP)? Qual a sua finalidade?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento importante para a identidade de cada escola, afinal, as instituições de ensino têm suas particularidades e isso influencia nos métodos e práticas pedagógicas escolhidas para aplicar na formação dos alunos.

Por isso, os responsáveis pela gestão escolar, tanto de instituições antigas quanto as novas, devem se empenhar na criação do PPP, pois ele será a base das atividades escolares.

Além de orientar o ensino, o posicionamento da escola diante da comunidade escolar, sua missão e seus valores são detalhes importantes para que os pais confiem e mantenham seu(s) filho(s) na instituição. 

Novos alunos também podem chegar atraídos justamente pelas diretrizes do PPP, pois as definições podem ser utilizadas nas estratégias de marketing para mostrar o que a escola tem a oferecer. 

Por isso, se o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) está defasado ou se você precisa começar a fazer o documento do zero, este artigo é para você. Continue a leitura e entenda:

  • O que é Projeto Político Pedagógico (PPP)?
  • Qual é a finalidade do projeto político pedagógico?
  • Como deve ser um projeto pedagógico?
  • Principais erros das escolas em relação ao PPP

 

Boa leitura!

O que é Projeto Político Pedagógico (PPP)?

O Projeto Político Pedagógico ou PPP é o documento que registra quais as propostas de uma instituição de ensino em relação às práticas educacionais e os objetivos que ela visa alcançar, abordando desde os aspectos administrativos até a grade curricular

Ou seja, o PPP mostra porque aquela instituição de ensino existe com base nas teorias educacionais e pedagógicas da área de educação que reforçam o seu propósito.

Em 1996, com a sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), foi instituída a obrigatoriedade do Projeto Político Pedagógico, como especifica o artigo 12:

Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.”

Fazer esse planejamento é uma forma das escolas trabalharem com objetivos concretos e também de aperfeiçoar o PPP sempre que for necessário para se adaptar às tendências de educação.

A tecnologia como ferramenta educacional é muito importante atualmente e uma grande aliada das empresas no alcance de seus objetivos.

Por isso, ser estratégico, implementar novidades e modernizar a estrutura física e de ensino contribuem para o crescimento da escola e dos alunos.

Leia também: O que é Google for education? A ferramenta que está mudando o futuro da educação!

Qual é a finalidade do Projeto Político Pedagógico?

A finalidade do Projeto Político Pedagógico (PPP) pode ser entendida melhor analisando as três palavras que formam o nome do documento.

O termo “Projeto” passa a ideia de algo que foi pensado e estruturado por um conjunto de etapas definidas com o propósito de alcançar um objetivo. Nesse caso, o projeto é voltado para os objetivos de formação educacional de alunos.

Já o termo “Político” reforça o aspecto social da formação de estudantes ativos e conscientes dentro da sociedade escolar e fora dela também.

Por fim, o termo “Pedagógico” destaca que o projeto é centrado na aplicação dos métodos educacionais no desenvolvimento dos alunos.

Então, a finalidade de elaborar o Projeto Político Pedagógico é orientar, educar e formar cidadãos com uma visão de mundo que fortaleça a sociedade e contribua para sua evolução.

Como deve ser um projeto pedagógico?

O conteúdo do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada instituição é diferente, mas eles especificam tópicos comuns que orientam como deve ser construído o projeto. São eles:

  • Missão, visão e valores;
  • Público-alvo;
  • Levantamento de dados sobre a aprendizagem;
  • Regras de relacionamento e inclusão das famílias;
  • Aquisição de recursos;
  • Proposta curricular e diretrizes pedagógicas;
  • Políticas de formação de professores;
  • Diretrizes administrativas;
  • Planos de ação e metas.

 

A definição de cada um dos pontos acima deve ser feita com o apoio da comunidade escolar, afinal, para colocar o Projeto Político Pedagógico em prática é preciso ter o engajamento de professores, alunos, gestores, familiares, etc.

Para isso, podem ser organizadas reuniões sobre pautas que a escola precisa ouvir os pais de alunos e até os próprios estudantes para confirmar estratégias.

Os professores também podem ser convocados para as discussões referentes às práticas pedagógicas e sobre as definições que envolvem a formação e atualização profissional.

Dessa forma, é possível organizar encontros produtivos com cada grupo da comunidade escolar para obter as respostas desejadas.

Existem profissionais especializados na elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que podem ser contratados para auxiliar a escola em toda a execução da coleta de dados e também na redação do texto do PPP.

Então, valorize a transparência em todo processo e crie um Projeto Pedagógico acessível e que seja compreendido por todos.

Principais erros das escolas em relação ao PPP

Depois de investir tanto tempo na criação do Projeto Político Pedagógico (PPP), é importante evitar alguns erros que podem enfraquecer a estratégia da escola como:

  • Não divulgar o PPP: assim que for finalizado, agende uma apresentação com a equipe docente para mostrar os resultados do trabalho. Os pais e alunos também devem receber um repasse e o arquivo digital do projeto para lerem o conteúdo completo;
  • Não revisar o Projeto Político Pedagógico: ao longo dos anos, as escolas evoluem e seus processos e objetivos precisam acompanhar as novas tendências na educação. Então, jamais engavete seu PPP e lembre-se sempre atualizá-lo;
  • Não abrir espaço para debates: convidar os diferentes atores da comunidade escolar e não ouvi-los é uma grande perda para a escola, pois cada pessoa envolvida pode agregar pontos de vista úteis para que o PPP seja mais assertivo.

Melhore as práticas de gestão da sua escola!

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento essencial e que mostra a necessidade de evolução das escolas se bem conduzido.

Por isso, sua instituição de ensino deve acompanhar de perto como os planos de ação estão funcionando na prática e quais são as atualizações necessárias.

O Google For Education fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn