A transformação educacional acompanha as alterações e evoluções da sociedade no decorrer dos séculos.
O que vemos atualmente, no entanto, são modificações não apenas teóricas, adaptadas à renovação constante do conhecimento devido às novas descobertas, como também em relação à prática pedagógica e às ferramentas de ensino.
Hoje, é quase impossível imaginarmos que antes de 1827 as mulheres não possuíam o direito de estudar além do ensino fundamental. Ainda nessa época, em 1837, criou-se uma Lei que potencializava a segregação de negros, proibindo-os de frequentar escolas públicas.
A grade curricular também se alterou consideravelmente no decorrer dos anos para atender à demanda da sociedade na preparação dos indivíduos para além das universidades. Assim como as metodologias, que precisaram se adaptar às inovações e à inclusão da tecnologia
E, como você já deve imaginar, a pandemia da COVID 19 também se tornou um marco importante para a transformação nas práticas pedagógicas.
Vamos entender melhor esse cenário e por que realizar a transformação educacional é tão importante para o indivíduo e para a sociedade?
O que é transformação educacional?
Podemos considerar transformação educacional as alterações que impactam a base das metodologias tradicionais da educação. Ou seja, como as mudanças sociais, de princípios, valores e práticas afetam a maneira como ensinamos e aprendemos.
No modelo tradicional, o professor é o único detentor e propagador do conhecimento. Já os alunos devem recebê-lo passivamente e procurar absorvê-lo, para, então, serem testados por meio de avaliações, tarefas e trabalhos.
Com a popularização da internet e a democratização do acesso à informação, o indivíduo pôde interagir com outras fontes de conhecimento. Podendo, portanto, buscar as informações desejadas e aprender sobre inúmeros assuntos como e quando quisesse.
Isso, claro, impactou diretamente na construção de novos interesses, pensamentos, habilidades e valores.
Naturalmente, a escola, como agente transformador, precisou acompanhar essas mudanças. Incluindo não apenas a tecnologia no cotidiano, mas também a mudança de comportamentos dos indivíduos em formação.
Essa demanda ficou cada vez mais clara com os índices de evasão escolar, identificação de um déficit em conhecimentos básicos, como interpretação de textos, e o distanciamento cada vez mais evidente do aluno em relação ao ambiente escolar.
Dessa forma, as instituições, a sociedade e o governo passaram a se preocupar em estabelecer uma transformação educacional. Incluindo a tecnologia como parte importante para a educação, assim como uma aprendizagem mais ativa, interativa e empreendedora.
Colocando, assim, o aluno como protagonista do seu aprendizado.
Por que realizar a transformação educacional?
Como adiantamos acima, a transformação educacional ocorreu – e ocorre – por uma demanda natural da sociedade.
Com o surgimento de gerações que nasceram no ambiente digital e possuem um comportamento muito mais explorador, ativo e impaciente, ficou cada vez mais difícil atrair a atenção e o engajamento em sala de aula.
Afinal, o ensino tradicional não falava com esses indivíduos, afastando-os, portanto, de qualquer identificação com o ambiente escolar. Isso, claro, impacta diretamente na aprendizagem, com menor engajamento e participação no ambiente escolar.
A transformação educacional, portanto, surge como forma de utilizar os interesses dos alunos como uma arma de aprendizado. Oferecendo-lhe os estímulos e ferramentas com os quais ele se identifica.
Como é o caso da tecnologia presente nas aulas de robótica, na sala de aula interativa, no ensino híbrido, etc. Ou a possibilidade de comportamentos mais atuantes, presente nas metodologias de aprendizagem ativa e da educação empreendedora.
Percebe que a transformação educacional surge para acompanhar as mudanças que já ocorrem na sociedade, nas novas gerações e no indivíduo? Oferecendo aos alunos identificação, incentivo e embasamento para que eles possam absorver e aplicar as mudanças da maneira mais positiva e frutífera possível.
Mas como fazer a transformação educacional
O fato da transformação educacional ser uma demanda emergencial não significa que ela deva ser realizada às pressas. Muito pelo contrário! Para que as transformações sejam eficientes, duradouras e positivas é preciso cuidado, análise, planejamento e investimento.
E isso, claro, só é possível com o tempo. Não podemos negar que a transformação nas práticas pedagógicas foi acelerada no período pandêmico, devido às restrições sanitárias que estabeleceram o ensino remoto na educação. Determinando, assim, que as escolas se adequassem a algumas práticas disruptivas em relação ao modelo tradicional.
Mas, como era esperado, muitos obstáculos e a desigualdade, o despreparo estrutural, prático e teórico, acabaram impactando negativamente no aprendizado. Gerando, assim, atrasos e até retrocesso em diversas áreas e faixas etárias.
A melhor forma, portanto, de começar a transformação digital é com calma, gradativamente e de maneira estrutural. Ou seja, analisando quais metodologias são mais adequadas para a sua instituição, alunos, valores e possibilidades. Estabelecendo, assim, uma mudança que comece na base, com alterações no pensamento, na didática e nos métodos empregados.
Vale ressaltar que a ideia de que a transformação na educação é exclusiva do ensino particular, ou de instituições com maior poder aquisitivo, não corresponde à realidade. Afinal, a adequação pode ser realizada alinhando às necessidades com as possibilidades da escola.
E entender, principalmente, que estamos falando de mudanças de visão e não apenas de infraestrutura tecnológica.
Dicas para começar a transformação educacional
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Compreenda a demanda dos alunos e da instituição
Como falamos, a transformação educacional precisa ser realizada gradativamente. Atendendo, portanto, às necessidades, prioridades e possibilidades da instituição.
Para investir de maneira mais estratégica, os gestores precisam compreender os processos atuais, tradicionais da instituição, e analisar quais modificações serão, de fato, positivas para os alunos e para o ensino.
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Capacite os colaboradores
Essa é, sem dúvidas, uma das dicas mais importantes para começar a transformação educacional. Afinal, os colaboradores serão agentes importantes para aplicá-la na prática.
Capacitar docentes, gestores e demais profissionais em relação às novas metodologias da educação, ferramentas e diretrizes é, portanto, um dos primeiros passos para ter êxito na transformação educacional.
Isso pode ser realizado com palestras, workshops, compartilhamento de materiais sobre o tema, cursos e, principalmente, atualizações frequentes. Afinal, a transformação educacional não é um processo finito.
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Utilize a tecnologia como aliada da transformação na educação
Por fim, como falamos no decorrer deste artigo, a tecnologia é um fator extremamente presente na transformação da educação.
Não apenas por ser um meio de identificação com as novas gerações, mas também por se tratar de uma ferramenta que potencializa o aprendizado e a aplicação das novas metodologias de ensino. Além, claro, de ser um aliado para atividades gerenciais e pedagógicas.
Investir, portanto, em ferramentas tecnológicas para a educação é uma dica muito importante para ganhar eficiência, economia e agilidade na transformação educacional.
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