Sua instituição de ensino está enfrentando os desafios de usar a tecnologia para tornar a educação mais prazeirosa e interativa?
Com o objetivo de combinar ensino e tecnologia, a Google desenvolveu a plataforma Google for Education.
Desde 2014, escolas e universidades do mundo inteiro vêm experimentando as facilidades dessa solução tecnológica.
O Google for Education é uma plataforma educacional que visa tornar mais fácil o aprendizado e o ensino por meio de ferramentas gratuitas de gestão, colaboração, criação e comunicação.
Com o Google for Education, professores e alunos são capazes de explorar ao máximo sua criatividade e inovação dentro e fora da sala de aula.
Na intenção de trazer os estudantes para o lugar de protagonistas do próprio processo de aprendizagem e incentivar o uso de tecnologia no ensino, a Google conta com o programa Aluno Tutor do Google for Education.
O programa foi desenvolvido para que estudantes possam aprender sobre a plataforma e ajudar a escola a implementar as ferramentas do Google for Education. Ao final, os alunos tutores recebem um certificado da Google Brasil.
Ficou curioso?
Então continue a leitura para entender melhor o que o programa Aluno Tutor do Google for Education e as vantagens de aderir a esse programa.
Leia também: Dicas para ser um bom diretor de escola: 8 boas práticas que você não pode deixar de seguir
O que é o programa Aluno Tutor do Google for Education?
O Aluno Tutor do Google for Education é um programa no qual um grupo de estudantes se voluntariza a aprender sobre essa plataforma e a propagar esse conhecimento para a sua instituição de ensino.
O objetivo é fazer com que alguns alunos se tornem, de fato, tutores de seus professores e colegas no processo de implementação das ferramentas do Google for Education no dia a dia da escola.
Para se tornar um aluno tutor do Google for Education, o estudante precisa ter mais de 13 anos de idade. Ele deverá fazer aulas online e ser aprovado em alguns testes e tarefas sobre o conteúdo que ele aprendeu.
Nesse curso online, os alunos voluntários para tutoria aprendem sobre os principais recursos do Google for Education.
Por exemplo, os futuros tutores aprendem a:
- fazer a migração de e-mails;
- criar e compartilhar pastas no Drive;
- criar e editar documentos de texto, planilhas e apresentações de slides;
- fazer videochamadas no Meet;
- criar turmas virtuais no Classroom;
- agendar compromissos no Calendar;
- aplicar testes no Google Forms.
Os tutores também aprendem sobre os principais protocolos de segurança da informação e cuidados que os usuários devem ter quanto à navegação na web.
Concluído o curso, ele atuará como tutor de 3 a 5 professores, auxiliando-os no uso das ferramentas desenvolvidas pela Google para atender as demandas escolares.
Veja mais: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?
Veja mais sobre o programa Aluno Tutor Google assistindo a este vídeo da UNIFEOB:
Vantagens de aderir ao programa Aluno Tutor do Google for Education
Afinal, por que a sua instituição de ensino deve aderir à tutoria de alunos no Google for Education?
A geração que atualmente ocupa as salas de aula já apresenta uma considerável familiaridade com a tecnologia. Tendo isso em vista, nada mais plausível do que utilizar esse domínio com as ferramentas tecnológicas a favor da própria instituição.
Aderir ao programa de tutoria do Google for Education é uma maneira de incentivar a cultura da inovação e disseminar o conhecimento sobre o uso da plataforma. Além disso, estimula-se a colaboração no ambiente escolar e o desejo de aprender.
Os alunos que participam do programa de tutoria e recebem a certificação da Google Brasil se tornam multiplicadores das ferramentas do G Suite for Education, mostrando de que forma elas podem facilitar o cotidiano de alunos e professores e otimizar o aprendizado e o ensino.
Para os tutores que participam desse programa, as vantagens também são várias. Eles passam a desenvolver um senso de responsabilidade, liderança e proatividade, uma vez que serão peças-chave para a implementação do Google for Education na instituição de ensino.
Além disso, a participação no programa de aluno tutor pode ser um grande diferencial no currículo dos estudantes que toparem participar e difundir seus conhecimentos sobre as soluções da Google.
Veja também: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem
Agora que você já sabe mais sobre o programa de aluno tuto do Google for Education, que tal implementar na sua escola?
Faça isso e permita que alunos e professores possam aderir com facilidade às ferramentas Google no contexto de aprendizagem e ensino e aproveitar ao máximo os benefícios que elas têm a oferecer.
Leiam mais: Microsoft Teams vs Google Classroom: qual plataforma colaborativa vale mais a pena?
Adotar alunos tutores em sua instituição de ensino é apenas uma das muitas atividades que usar as tecnologias Google para Educação podem proporcionar.
Quer aproveitar ao máximo tudo que os aplicativos Google na nuvem podem oferecer à sua organização educacional?
Então, conheça a Safetec Educação, uma empresa especializada em levar todas as vantagens da transformação digital até você, em benefício de alunos, de professores e de gestores educacionais.