Canvas lms vs google classroom

Canvas LMS vs Google Classroom: qual dessas plataformas implementar na sua instituição de ensino?

Canvas LMS vs Google Classroom. Qual a melhor solução para a sua instituição de ensino?

Com a transformação digital, o uso de tecnologias no contexto educacional é cada vez mais frequente. Nesse sentido, escolas e universidades estão fazendo uso de espaços virtuais para interagir com os alunos, gerenciar tarefas e postar materiais de apoio às aulas.

E essa é a proposta do Google Classroom e do Canvas LMS.

Mas qual dessas duas ferramentas vale mais a pena implementar?

Continue a leitura deste artigo para entender melhor as características e funcionalidades e saiba qual você deve escolher para a sua instituição de ensino.

Leia mais: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores

Canvas LMS vs Google Classroom: qual a melhor plataforma?

Canvas LMS

Iniciando a disputa Canvas LMS vs Google Classroom, falaremos primeiro sobre o Canvas LMS (Learning Management System).

Essa plataforma de e-learning open source foi desenvolvida pela Instructure e lançada no mercado em 2011.

O Canvas LMS tem como ponto forte sua interface gráfica, a qual é bem moderna e com visual atraente. Com um menu lateral fixo, o usuário consegue se localizar melhor dentro da plataforma.

Por se tratar uma plataforma de código de aberto, é perfeitamente possível realizar customizações para deixar o ambiente virtual de aprendizagem com a cara da instituição de ensino.

O Canvas LMS possui uma boa responsividade, funcionando muito bem tanto em computadores como em dispositivos móveis (tablets e smartphones).

No entanto, a área de trabalho principal não abre de forma perfeitamente responsiva no celular, sendo necessário fazer o movimento de pinçar com os dedos para visualizar melhor a página. Isso acaba afetando negativamente a experiência do usuário.

O Canvas LMS é uma plataforma relativamente intuitiva, o que facilita o manuseio dos usuário e o aproveitamento dos recursos disponíveis. Porém, há muitas segmentações e opções na hora de adicionar conteúdos. Isso pode acabar confundindo quem navega pelo Canvas LMS.

Essa plataforma de e-learning se destaca também por ser socialmente orientada, oferecendo ferramentas que fomentam a aprendizagem coletiva. Além disso, há também a possibilidade de acompanhar o desempenho dos alunos por meio de indicadores.

No que se refere às integrações, o Canvas LMS permite integrar aplicativos como o Skype, o Drive e o Twitter.

Confira em nosso blog: Google Sala de Aula: o que é, para que serve, como funciona e principais vantagens

Google Classroom

Dando continuidade à comparação Canvas LMS vs Google Classroom, é hora de falarmos sobre a plataforma desenvolvida pela multibilionária da tecnologia.

Lançado em 2014, o Google Classroom tem como proposta ser uma sala de aula virtual. Operando 100% na nuvem, essa plataforma pode ser acessada tanto pelo navegador web como na sua versão para dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS.

O Google Classroom é um espaço para gestão do aprendizado e do ensino à distância. Nele, professores e gestores pedagógicos podem interagir com pais e alunos, gerenciar diferentes turmas, compartilhar conteúdos didáticos, atribuir tarefas e testes online e dar notas.

De interface simples e intuitiva, o Google Classroom possui um visual “clean”, com poucos ícones. As turmas são organizadas em blocos na página inicial e, por meio de um menu fixo no lado esquerdo da tela, o usuário consegue navegar com facilidade pela plataforma.

Dentro de cada turma, tem as guias Mural, Atividades, Pessoas e Notas no topo da tela. É por meio dessas opções que o professor poderá inserir ou remover usuários, criar e organizar atividades (com um botão que dá acesso direto à pasta da turma no Google Drive), fazer postagens e responder os alunos.

A principal vantagem do Classroom talvez seja o fato de que essa plataforma está integrada a todas as outras ferramentas desenvolvidas pelo Google. Ou seja, em uma única conta, os usuários podem acessar não somente o Classroom, mas também o Gmail, o Google Drive, o Agenda, o Meet e as diversas ferramentas de criação (Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, Desenhos etc.).

Todos esses recursos adicionais, assim como o próprio Classroom, são gratuitos e ajudam a tornar as turmas mais produtivas.

Essa plataforma responde muito bem a dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Quanto à segurança, a Google é reconhecida por adotar padrões que impedem a violação de dados.

Veja também: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

Quer saber mais sobre o Google sala de Aula? Então dê uma olhada neste vídeo do Instituto Paramitas:

Conclusão

Na disputa Canvas LMS vs Google Classroom, quem você acha que levou a melhor?

No quesito usabilidade, o Canvas LMS ainda precisa melhorar. Suas inúmeras opções, apesar de úteis, podem confundir o usuário.

O Google Classroom se sai melhor não apenas na facilidade de manuseio da plataforma, mas também nas integrações com várias outras ferramentas que já fazem parte do dia a dia de muitos usuários e que podem facilitar o ensino e a aprendizagem.

Saiba mais: Passo a passo: como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas

A Safetec Educação é uma empresa especializada em ajudar instituições de ensino a definirem o que precisam e implementar o melhor da tecnologia me nuvem para revolucionar o aprendizado e a administração dessas organizações.

Quer saber mais sobre nossa maneira de trabalhar? Então, entre em contato por este LINK.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn