Canvas LMS vs Google Classroom. Qual a melhor solução para a sua instituição de ensino?
Com a transformação digital, o uso de tecnologias no contexto educacional é cada vez mais frequente. Nesse sentido, escolas e universidades estão fazendo uso de espaços virtuais para interagir com os alunos, gerenciar tarefas e postar materiais de apoio às aulas.
E essa é a proposta do Google Classroom e do Canvas LMS.
Mas qual dessas duas ferramentas vale mais a pena implementar?
Continue a leitura deste artigo para entender melhor as características e funcionalidades e saiba qual você deve escolher para a sua instituição de ensino.
Leia mais: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores
Canvas LMS vs Google Classroom: qual a melhor plataforma?
Canvas LMS
Iniciando a disputa Canvas LMS vs Google Classroom, falaremos primeiro sobre o Canvas LMS (Learning Management System).
Essa plataforma de e-learning open source foi desenvolvida pela Instructure e lançada no mercado em 2011.
O Canvas LMS tem como ponto forte sua interface gráfica, a qual é bem moderna e com visual atraente. Com um menu lateral fixo, o usuário consegue se localizar melhor dentro da plataforma.
Por se tratar uma plataforma de código de aberto, é perfeitamente possível realizar customizações para deixar o ambiente virtual de aprendizagem com a cara da instituição de ensino.
O Canvas LMS possui uma boa responsividade, funcionando muito bem tanto em computadores como em dispositivos móveis (tablets e smartphones).
No entanto, a área de trabalho principal não abre de forma perfeitamente responsiva no celular, sendo necessário fazer o movimento de pinçar com os dedos para visualizar melhor a página. Isso acaba afetando negativamente a experiência do usuário.
O Canvas LMS é uma plataforma relativamente intuitiva, o que facilita o manuseio dos usuário e o aproveitamento dos recursos disponíveis. Porém, há muitas segmentações e opções na hora de adicionar conteúdos. Isso pode acabar confundindo quem navega pelo Canvas LMS.
Essa plataforma de e-learning se destaca também por ser socialmente orientada, oferecendo ferramentas que fomentam a aprendizagem coletiva. Além disso, há também a possibilidade de acompanhar o desempenho dos alunos por meio de indicadores.
No que se refere às integrações, o Canvas LMS permite integrar aplicativos como o Skype, o Drive e o Twitter.
Confira em nosso blog: Google Sala de Aula: o que é, para que serve, como funciona e principais vantagens
Google Classroom
Dando continuidade à comparação Canvas LMS vs Google Classroom, é hora de falarmos sobre a plataforma desenvolvida pela multibilionária da tecnologia.
Lançado em 2014, o Google Classroom tem como proposta ser uma sala de aula virtual. Operando 100% na nuvem, essa plataforma pode ser acessada tanto pelo navegador web como na sua versão para dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS.
O Google Classroom é um espaço para gestão do aprendizado e do ensino à distância. Nele, professores e gestores pedagógicos podem interagir com pais e alunos, gerenciar diferentes turmas, compartilhar conteúdos didáticos, atribuir tarefas e testes online e dar notas.
De interface simples e intuitiva, o Google Classroom possui um visual “clean”, com poucos ícones. As turmas são organizadas em blocos na página inicial e, por meio de um menu fixo no lado esquerdo da tela, o usuário consegue navegar com facilidade pela plataforma.
Dentro de cada turma, tem as guias Mural, Atividades, Pessoas e Notas no topo da tela. É por meio dessas opções que o professor poderá inserir ou remover usuários, criar e organizar atividades (com um botão que dá acesso direto à pasta da turma no Google Drive), fazer postagens e responder os alunos.
A principal vantagem do Classroom talvez seja o fato de que essa plataforma está integrada a todas as outras ferramentas desenvolvidas pelo Google. Ou seja, em uma única conta, os usuários podem acessar não somente o Classroom, mas também o Gmail, o Google Drive, o Agenda, o Meet e as diversas ferramentas de criação (Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, Desenhos etc.).
Todos esses recursos adicionais, assim como o próprio Classroom, são gratuitos e ajudam a tornar as turmas mais produtivas.
Essa plataforma responde muito bem a dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Quanto à segurança, a Google é reconhecida por adotar padrões que impedem a violação de dados.
Veja também: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem
Quer saber mais sobre o Google sala de Aula? Então dê uma olhada neste vídeo do Instituto Paramitas:
Conclusão
Na disputa Canvas LMS vs Google Classroom, quem você acha que levou a melhor?
No quesito usabilidade, o Canvas LMS ainda precisa melhorar. Suas inúmeras opções, apesar de úteis, podem confundir o usuário.
O Google Classroom se sai melhor não apenas na facilidade de manuseio da plataforma, mas também nas integrações com várias outras ferramentas que já fazem parte do dia a dia de muitos usuários e que podem facilitar o ensino e a aprendizagem.
Saiba mais: Passo a passo: como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas
A Safetec Educação é uma empresa especializada em ajudar instituições de ensino a definirem o que precisam e implementar o melhor da tecnologia me nuvem para revolucionar o aprendizado e a administração dessas organizações.
Quer saber mais sobre nossa maneira de trabalhar? Então, entre em contato por este LINK.