12 características e benefícios do Google Classroom

Você sabe o que é e para que serve o Google Classroom?

Trata-se de uma plataforma desenvolvida pela Google em conjunto com estudantes e profissionais de educação do mundo inteiro.

No mercado desde 2014, o Sala de Aula tem como o objetivo oferecer a alunos e professores um espaço de ensino e aprendizado com diversas ferramentas online e recursos à disposição.

Neste artigo, vamos explicar melhor as principais características e benefícios do Google Classroom.

Continue a leitura para saber mais sobre essa plataforma e descobrir por que ela vale a pena.

Confira em nosso blog: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores

TOP 12 benefícios do Google Classroom

1 – Acesso a todas as ferramentas do G Suite

Um dos maiores benefícios do Google Classroom é o fato de que o usuários podem ter acesso a todos os recursos da suíte de aplicativos da Google.

No Sala de Aula, é possível integrar, por exemplo, as ferramentas Documentos, Planilhas, Apresentações, Gmail, Drive e Meet.

2 – Criar e gerenciar diferentes turmas

Faz parte das características do Google Classroom a possibilidade de criar e gerenciar diferentes turmas.

A vantagem é que isso é feito de maneira bem simples e com poucos cliques. Para adicionar alunos, basta enviar para eles o código da turma, o qual deverá ser inserido quando eles acessarem a plataforma do Sala de Aula.

3 – Disponível para versão web e mobile

Professores e alunos podem acessar o Google Classroom pelo navegador de seu desktop ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Basta estar conectado à internet.

4 – Agenda compartilhada

Outro aspecto que também configura entre as características do Google Classroom é a agenda compartilhada.

Dentro de cada turma haverá uma agenda marcando as datas para as próximas provas, para a entrega de trabalho e para as reuniões virtuais.

5 – Feedback mais ágil e em tempo real

No Google Classroom, é possível inserir comentários nos arquivos enviados pelos alunos e abrir um chat dentro dos documentos para fazer sugestões em tempo real.

Isso facilita o feedback, que é essencial para um melhor aprendizado.

6 – Testes no modo bloqueado

Outra vantagem que faz parte das características do Google Classroom é possibilidade de aplicar provas no modo bloqueado. Assim, evita-se que o aluno acesse outras páginas na web durante o teste.

Leia mais: Passo a passo: como usar o Google Classroom no ensino à distância em 5 etapas básicas

7 – Compartilhamento de conteúdo web

Por meio da extensão Compartilhar com Sala de Aula, é possível que professores e alunos compartilhem conteúdos que eles viram na internet e que acharam interessante, como vídeos, imagens, links etc.

8 – Publicar avisos e fomentar debates

Dentro de cada turma existe a guia “Mural”. É nela que alunos e professores podem fazer postagens sobre assuntos pertinentes ou publicar lembretes.

Nesse espaço, os membros da turma são incentivados a participar de discussões sobre tópicos relevantes e contribuir com suas ideias.

9 – Treinamentos gratuitos para professores

Também faz parte dos benefícios do Google Classroom a existência de uma Central de Treinamento. Por meio dela, os professores poderão receber treinamentos para sanar suas dúvidas sobre a plataforma e aproveitar ao máximo os recursos do Sala de Aula.

10 – Segurança de dados

O Google Classroom é uma plataforma perfeitamente segura. Nenhum dos dados dos alunos ou conteúdos das aulas são utilizados para fins publicitários.

Além disso, os professores tem total controle sobre quem entra e quem sai de suas turmas.

11 – Suporte 24/7

Caso os usuários tenham dúvidas sobre o Google Classroom, ele pode recorrer à Central de Ajuda. É bem provável que você encontrará nessa Central a solução para os seus problemas ou dúvidas.

Mas, caso prefira, há também o suporte por telefone, que funciona 24/7.

12 – O Google Classroom é gratuito

É comum que os usuários se questionem: o Google Classroom é gratuito? A resposta é sim. Basta criar um conta Google para ter acesso.

Confira também: Microsoft Teams vs Google Classroom: qual plataforma colaborativa vale mais a pena?

Veja mais vantagens e desvantagens do Google Classroom neste vídeo divulgado por Mário Gomes:

Agora que você já sabe para que serve o Google Classroom e as principais características e benefícios do Google Classroom, que tal começar a fazer uso dessa plataforma?

Leia também: Google Sala de Aula: o que é, para que serve, como funciona e principais vantagens

A tecnologia na educação é fundamental, mas você sabe como implantá-la em sua instituição de ensino?

Para tronar esse processo ágil e assertivo, conte com a Safetec Educação. Com uma metodologia própria, já ajudamos diversas empresas a se destacarem com ajuda das tecnologias Google.

Dê uma olhada este case de sucesso:

Quer saber mais sobre nossa maneira de trabalhar? Então, entre em contato por este LINK.