Chromebook do Google for Education

Chromebook do Google for Education: o que é, diferenças para um notebook comum e 7 motivos para implementar na sua instituição de ensino

Incorporar ferramentas tecnológicas no processo de aprendizado e ensino é uma prática cada vez mais comum. É praticamente impossível ignorar os avanços tecnológicos e diversos recursos que permitem potencializar a educação.

Inseridos nesse contexto, o Chromebook do Google for Education são exemplos de ferramentas utilizadas na intenção de fomentar a criatividade, a colaboração e a modernização do ensino.

Neste artigo, você entender o que são os Chromebooks e para que eles servem. Continue a leitura para conferir também estes 7 motivos para implementar esses dispositivos do Google na sua instituição de ensino:

  • Configuração descomplicada
  • Possibilidade de acesso offline
  • Conexão instantânea com outros dispositivos
  • Backup automático
  • Segurança robusta
  • Bateria de longa duração
  • Tela sensível ao toque

Leia também: Passo a passo: como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas

O que é o Chromebook do Google for Education?

O Chromebook do Google for Education é um dispositivo semelhante a um computador no formato notebook.Compartilhável e com base na web, os Chromebooks permitem o acesso a internet e a uma variedade de aplicativos e ferramentas desenvolvidos pela Google.

Esses computadores operam com o sistema operacional Chrome OS. A parte de hardware fica por conta das diferentes marcas que são referência no mercado de informática, como a Samsung, a Dell, a HP, a Acer, a Asus e a Lenovo.

No Chromebook, o usuário faz login em sua conta Google e tem acesso a todas as suas configurações pessoais, independentemente do dispositivo em que ele esteja logando. 

Veja mais: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

Diferenças entre o Chromebook e um notebook convencional

Ok, mas o que faz o Chromebook ser tão especial assim? Em que ele se diferencia dos outros notebooks?

Em primeiro lugar, os Chromebooks são mais portáteis e leves. Isso porque a sua parte física (hardware) foi desenvolvida para favorecer a navegação na web.

Dessa forma, algumas peças comumente encontradas em notebooks convencionais se fazem ausentes nos Chromebooks, como unidades de mídia e um HD (disco rígido) grande.

Conforme mencionamos, esses dispositivos vêm com o sistema operacional exclusivo Chrome OS, que tem como foco operar funções e ferramentas na nuvem. Tanto é que, ao iniciar o Chromebook, o usuário é direcionado para o navegador Google Chrome.

E por falar em inicialização, seu aspecto “enxuto” faz com que os Chromebooks liguem mais rápido do que os notebooks em geral.

Veja também: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?

Confira este vídeo sobre os Chromebooks:

7 motivos para investir no Chromebook do Google for Education

Agora que você já sabe o que é o Chromebook do Google for Education, veja a seguir 7 motivos para implementar esse dispositivo na sua instituição de ensino e conseguir mais eficiência e produtividade.

1 – Configuração descomplicada

O Chromebook é muito fácil de ser configurado. Basta que o usuário faça o login da sua conta Google para migrar todos arquivos e preferência para o dispositivo.

2 – Possibilidade de acesso offline

Documentos de texto, planilhas, apresentações de slides, e-mail e várias outras aplicações podem ser acessadas em modo offline pelo Chromebook

3 –  Conexão instantânea com outros dispositivos

Por ser um dispositivo compartilhável, é possível configurar o Chromebook para que ele se conecte à mesma rede wi-fi do seu telefone.

4 – Backup automático 

Todas as alterações feitas em arquivos hospedados no Google Drive são salvas automaticamente quando feitas com o Chromebook conectado à internet.

5 – Segurança robusta

O Chromebook possui vários recursos de segurança para impedir ataques de hackers e violação das contas dos usuários.

O dispositivo já vem com um eficiente programa de antivírus. Além disso, todo vez que o usuário inicializa o Chromebook, ele passa por uma verificação automática (Verified Boot).

O Chromebook possui também um chip de segurança que criptografa os dados do usuário.

Se por acaso o Chromebook for contaminado por um vírus ou malware, há o recurso de Powerwash. Essa “lavagem poderosa” faz com que as configurações de fábrica sejam redefinidas.

6 – Bateria de longa duração

A bateria do Chromebook pode durar até 12 horas. Isso porque o dispositivo possui menos peças para serem alimentadas.

7 – Tela sensível ao toque

Alguns modelos mais recentes de Chromebook possuem o recurso de touchscreen. As telas sensíveis ao toque trazem mais interatividade para as aulas e chamam mais a atenção dos alunos, que se tornam mais engajados.

Ficou claro o que são os Chromebooks? Então que tal investir nesses dispositivos e utilizá-los na sua escola ou universidade?

Leia mais: Como se tornar um polo EaD: os 4 passos para abrir um modelo de negócio de ensino à distância

A Safetec é um empresa de tecnologia certificada pelo Google como especialista em transformação no trabalho. E a Safetec Educação usa toda essa expertise para implementar com sucesso a tecnologia em nuvem em sua instituição de ensino.

Saiba mais sobre a Safetec Educação clicando aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados