Incorporar ferramentas tecnológicas no processo de aprendizado e ensino é uma prática cada vez mais comum. É praticamente impossível ignorar os avanços tecnológicos e diversos recursos que permitem potencializar a educação.
Inseridos nesse contexto, o Chromebook do Google for Education são exemplos de ferramentas utilizadas na intenção de fomentar a criatividade, a colaboração e a modernização do ensino.
Neste artigo, você entender o que são os Chromebooks e para que eles servem. Continue a leitura para conferir também estes 7 motivos para implementar esses dispositivos do Google na sua instituição de ensino:
- Configuração descomplicada
- Possibilidade de acesso offline
- Conexão instantânea com outros dispositivos
- Backup automático
- Segurança robusta
- Bateria de longa duração
- Tela sensível ao toque
Leia também: Passo a passo: como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas
O que é o Chromebook do Google for Education?
O Chromebook do Google for Education é um dispositivo semelhante a um computador no formato notebook.Compartilhável e com base na web, os Chromebooks permitem o acesso a internet e a uma variedade de aplicativos e ferramentas desenvolvidos pela Google.
Esses computadores operam com o sistema operacional Chrome OS. A parte de hardware fica por conta das diferentes marcas que são referência no mercado de informática, como a Samsung, a Dell, a HP, a Acer, a Asus e a Lenovo.
No Chromebook, o usuário faz login em sua conta Google e tem acesso a todas as suas configurações pessoais, independentemente do dispositivo em que ele esteja logando.
Diferenças entre o Chromebook e um notebook convencional
Ok, mas o que faz o Chromebook ser tão especial assim? Em que ele se diferencia dos outros notebooks?
Em primeiro lugar, os Chromebooks são mais portáteis e leves. Isso porque a sua parte física (hardware) foi desenvolvida para favorecer a navegação na web.
Dessa forma, algumas peças comumente encontradas em notebooks convencionais se fazem ausentes nos Chromebooks, como unidades de mídia e um HD (disco rígido) grande.
Conforme mencionamos, esses dispositivos vêm com o sistema operacional exclusivo Chrome OS, que tem como foco operar funções e ferramentas na nuvem. Tanto é que, ao iniciar o Chromebook, o usuário é direcionado para o navegador Google Chrome.
E por falar em inicialização, seu aspecto “enxuto” faz com que os Chromebooks liguem mais rápido do que os notebooks em geral.
Veja também: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?
Confira este vídeo sobre os Chromebooks:
7 motivos para investir no Chromebook do Google for Education
Agora que você já sabe o que é o Chromebook do Google for Education, veja a seguir 7 motivos para implementar esse dispositivo na sua instituição de ensino e conseguir mais eficiência e produtividade.
1 – Configuração descomplicada
O Chromebook é muito fácil de ser configurado. Basta que o usuário faça o login da sua conta Google para migrar todos arquivos e preferência para o dispositivo.
2 – Possibilidade de acesso offline
Documentos de texto, planilhas, apresentações de slides, e-mail e várias outras aplicações podem ser acessadas em modo offline pelo Chromebook
3 – Conexão instantânea com outros dispositivos
Por ser um dispositivo compartilhável, é possível configurar o Chromebook para que ele se conecte à mesma rede wi-fi do seu telefone.
4 – Backup automático
Todas as alterações feitas em arquivos hospedados no Google Drive são salvas automaticamente quando feitas com o Chromebook conectado à internet.
5 – Segurança robusta
O Chromebook possui vários recursos de segurança para impedir ataques de hackers e violação das contas dos usuários.
O dispositivo já vem com um eficiente programa de antivírus. Além disso, todo vez que o usuário inicializa o Chromebook, ele passa por uma verificação automática (Verified Boot).
O Chromebook possui também um chip de segurança que criptografa os dados do usuário.
Se por acaso o Chromebook for contaminado por um vírus ou malware, há o recurso de Powerwash. Essa “lavagem poderosa” faz com que as configurações de fábrica sejam redefinidas.
6 – Bateria de longa duração
A bateria do Chromebook pode durar até 12 horas. Isso porque o dispositivo possui menos peças para serem alimentadas.
7 – Tela sensível ao toque
Alguns modelos mais recentes de Chromebook possuem o recurso de touchscreen. As telas sensíveis ao toque trazem mais interatividade para as aulas e chamam mais a atenção dos alunos, que se tornam mais engajados.
Ficou claro o que são os Chromebooks? Então que tal investir nesses dispositivos e utilizá-los na sua escola ou universidade?
Leia mais: Como se tornar um polo EaD: os 4 passos para abrir um modelo de negócio de ensino à distância
A Safetec é um empresa de tecnologia certificada pelo Google como especialista em transformação no trabalho. E a Safetec Educação usa toda essa expertise para implementar com sucesso a tecnologia em nuvem em sua instituição de ensino.