Você já ouviu falar no Google for Education?
Trata-se de uma solução desenvolvida por essa gigante da tecnologia com o objetivo de otimizar o ensino e o aprendizado por meio de um pacote de ferramentas, algumas delas já conhecidas por alunos e professores.
Neste artigo, vamos explicar o que é essa suíte de aplicativos voltada para a educação e mostrar um passo a passo de como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino.
Já adiantando, as etapas que você vai conferir são as seguintes:
- Atendimento aos critérios de qualificação;
- Inscrição do G Suite for Education;
- Verificação do domínio;
- Adicionar usuários.
Continue a leitura e saiba como proceder em cada uma delas e promova a transformação digital em sua instituição de ensino.
Leia também: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores
O que é o Google for Education
O Google for Education é um pacote de ferramentas desenvolvido pelo Google para atender a fins educacionais. A intenção é permitir que professores e alunos possam criar e compartilhar conteúdos por meio de diversas aplicações, como Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários.
O Google for Education oferece acesso também ao Gmail, ao Google Sala de Aula e ao Hangouts Meet, sendo este último utilizado para realização de videochamadas.
Com o Google for Education, interações entre alunos e professores são bastante seguras, pois as informações ficam hospedadas na nuvem.
O educador consegue criar e distribuir tarefas com praticidade e gerenciar o desempenho de suas turmas sem complicações.
Os estudantes, por sua vez, passam a trabalhar de maneira mais colaborativa e a ter acesso a um ensino de maior qualidade.
Bom, mas como implantar o Google for Education na sua instituição e ter acesso aos aplicativos e às vantagens que ele oferece? A resposta você confere no tópico a seguir.
Quer entender melhor como funciona o Google for Education? Então, confiar esta entrevista com o Joaquim Camerino, da Safetec:
Passo a passo: como implantar o Google for Education
A instituição que deseja implementar o Google for Education precisa seguir algumas etapas básicas. São elas:
Passo 1 – Atendimento aos critérios de qualificação
As instituições de ensino fundamental, médio e superior que queiram implementar o Google for Education precisam atender a alguns critérios de qualificação.
Um desses critérios é de ser uma instituição sem fins lucrativos. Além disso, é necessário também estar formalmente credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação.
Passo 2 – Inscrição no G Suite for Education
Se a sua instituição de ensino atende aos critérios de qualificação definidos pelo Google, você então poderá partir para a segunda etapa do processo de implementação do Google for Education.
Neste passo, é necessário realizar uma inscrição para ter acesso ao G Suite para educação.
Após o envio do formulário de inscrição, você terá que aguardar o prazo de até 14 dias para a validação.
Passo 3 – Verificação do domínio
Durante o processo de inscrição no Google for Education, será solicitado que você escolha um domínio principal para acessar os serviços.
O nome de domínio escolhido só poderá ser associado a uma conta Google de cada vez. Caso o nome do domínio já estiver associado a uma outra conta Google, será necessário fazer a desvinculação para, então, utilizar na sua nova conta.
A etapa de verificação do domínio é o que vai garantir que ninguém mais esteja utilizando o seu domínio, sem a sua autorização, para os serviços oferecidos pelo Google.
Se necessário, você pode comprar um domínio durante o processo de inscrição. Caso opte por fazer isso, não será necessário verificá-lo.
Passo 4 – Adicionar usuários
Depois que o Google aprovar o seu pedido de inscrição no G Suite for Education, a sua instituição de ensino passará a ter acesso a todas as ferramentas que o Google dispõe.
Porém, ainda falta concluir a última etapa de como implantar o Google for Education: adicionar usuários.
Os usuários são os alunos e os professores que poderão acessar as ferramentas. Para isso, é necessário que eles criem contas individuais.
Para adicionar vários usuários de uma vez, é necessário abrir o Google Admin Console e subir os contatos em um arquivo no formato CSV. Dessa forma, é possível adicionar até 150.000 usuários
Esse foi o nosso passo a passo com as etapas básicas de como implantar o Google for Education.
Execute esses 4 passos que citamos aqui e implemente essa solução tecnológica na sua instituição de ensino.
Saiba mais: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?
Se você deseja implantar o Google Educação em sua instituição de ensino conte com a Safetec, especialista em prestar consultoria para que organizações implantem a melhor da tecnologia em nuvem do Google e, assim, promover o aprendizado dos alunos, a superação dos professores e a otimização da gestão.