Como implantar o Google for Education: método em 4 passos

Você já ouviu falar no Google for Education?

Trata-se de uma solução desenvolvida por essa gigante da tecnologia com o objetivo de otimizar o ensino e o aprendizado por meio de um pacote de ferramentas, algumas delas já conhecidas por alunos e professores.

Neste artigo, vamos explicar o que é essa suíte de aplicativos voltada para a educação e mostrar um passo a passo de como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino.

Já adiantando, as etapas que você vai conferir são as seguintes:

  1. Atendimento aos critérios de qualificação;
  2. Inscrição do G Suite for Education;
  3. Verificação do domínio;
  4. Adicionar usuários.

Continue a leitura e saiba como proceder em cada uma delas e promova a transformação digital em sua instituição de ensino.

Leia também: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores

O que é o Google for Education

O Google for Education é um pacote de ferramentas desenvolvido pelo Google para atender a fins educacionais. A intenção é permitir que professores e alunos possam criar e compartilhar conteúdos por meio de diversas aplicações, como Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários.

O Google for Education oferece acesso também ao Gmail, ao Google Sala de Aula e ao Hangouts Meet, sendo este último utilizado para realização de videochamadas.

Com o Google for Education, interações entre alunos e professores são bastante seguras, pois as informações ficam hospedadas na nuvem.

O educador consegue criar e distribuir tarefas com praticidade e gerenciar o desempenho de suas turmas sem complicações.

Os estudantes, por sua vez, passam a trabalhar de maneira mais colaborativa e a ter acesso a um ensino de maior qualidade.

Bom, mas como implantar o Google for Education na sua instituição e ter acesso aos aplicativos e às vantagens que ele oferece? A resposta você confere no tópico a seguir.

Veja mais: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

Quer entender melhor como funciona o Google for Education? Então, confiar esta entrevista com o Joaquim Camerino, da Safetec:

Passo a passo: como implantar o Google for Education

A instituição que deseja implementar o Google for Education precisa seguir algumas etapas básicas. São elas:

Passo 1 – Atendimento aos critérios de qualificação

As instituições de ensino fundamental, médio e superior que queiram implementar o Google for Education precisam atender a alguns critérios de qualificação.

Um desses critérios é de ser uma instituição sem fins lucrativos. Além disso, é necessário também estar formalmente credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação.

Passo 2 – Inscrição no G Suite for Education

Se a sua instituição de ensino atende aos critérios de qualificação definidos pelo Google, você então poderá partir para a segunda etapa do processo de implementação do Google for Education.

Neste passo, é necessário realizar uma inscrição para ter acesso ao G Suite para educação.

Após o envio do formulário de inscrição, você terá que aguardar o prazo de até 14 dias para a validação.

Passo 3 – Verificação do domínio

Durante o processo de inscrição no Google for Education, será solicitado que você escolha um domínio principal para acessar os serviços.

O nome de domínio escolhido só poderá ser associado a uma conta Google de cada vez. Caso o nome do domínio já estiver associado a uma outra conta Google, será necessário fazer a desvinculação para, então, utilizar na sua nova conta.

A etapa de verificação do domínio é o que vai garantir que ninguém mais esteja utilizando o seu domínio, sem a sua autorização, para os serviços oferecidos pelo Google.

Se necessário, você pode comprar um domínio durante o processo de inscrição. Caso opte por fazer isso, não será necessário verificá-lo.

Passo 4 – Adicionar usuários

Depois que o Google aprovar o seu pedido de inscrição no G Suite for Education, a sua instituição de ensino passará a ter acesso a todas as ferramentas que o Google dispõe.

Porém, ainda falta concluir a última etapa de como implantar o Google for Education: adicionar usuários.

Os usuários são os alunos e os professores que poderão acessar as ferramentas. Para isso, é necessário que eles criem contas individuais.

Para adicionar vários usuários de uma vez, é necessário abrir o Google Admin Console e subir os contatos em um arquivo no formato CSV. Dessa forma, é possível adicionar até 150.000 usuários 

Esse foi o nosso passo a passo com as etapas básicas de como implantar o Google for Education. 

Execute esses 4 passos que citamos aqui e implemente essa solução tecnológica na sua instituição de ensino.

Saiba mais: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?

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