Edmodo vs Google Classroom

Compare Edmodo vs Google Classroom e decida: qual plataforma virtual de aprendizagem e ensino é melhor?

Edmodo vs Google Classroom: qual é melhor?

O uso de tecnologias no contexto escolar é uma realidade cada vez mais comum. Instituições de ensino de todo o mundo estão recorrendo ao ambiente digital para promover uma experiência de aprendizagem e ensino mais interativa, otimizada e atualizada.

Nesse sentido, as plataformas virtuais surgem como uma opção para organizar melhor os conteúdos, gerenciar as turmas, passar tarefas e melhorar a comunicação entre alunos e professores.

Neste artigo, vamos fazer um comparativo entre duas opções de plataformas que você pode implementar na sua instituição de ensino: Edmodo vs Google Classroom.

Continue a leitura e descubra a qual delas vale mais a pena aderir.

Leia também: Passo a passo: como usar o Google Classroom no ensino à distância em 5 etapas básicas

Edmodo vs Google Classroom: compare e decida qual a melhor plataforma

O que é o Edmodo: características e recursos

Semelhante ao Facebook, o Edmodo funciona como uma rede social voltada para o ensino. Lançado em 2008, o Edmodo conta hoje com mais 58 milhões de usuários.

Dentro dessa plataforma, alunos, educadores e pais podem interagir através de publicações no mural, curtidas e comentários. As informações aparecem no feed em formato de linha do tempo; das publicações mais recentes para as mais antigas.

No Edmodo, os professores podem criar diferentes grupos. Para fazer parte, os membros recebem um código. Quando o grupo alcança o seu limite de participantes, o código é automaticamente inabilitado.

O Edmodo permite também que os professores acompanhem o desempenho dos alunos na opção Progresso. Além disso, há também a possibilidade de subir diferentes arquivos na aba Biblioteca.

Conforme mencionamos, a interface do Edmodo lembra muito o de uma rede social. Cada usuário configura o seu próprio perfil e pode interagir com outros usuários da plataforma.

Há duas ferramentas que recebem destaque no Edmodo: o Snapshot e o Spotlight.

  • O Snapshot fornece um banco de perguntas e testes para que os professores possam usar com seus alunos. Além disso, a ferramenta oferece também relatórios atualizados em tempo real sobre o desempenho de cada aluno.
  • Já o Spotlight é a ferramenta utilizada para fazer o download de diversos aplicativos com finalidades pedagógicas. A busca pode ser facilitada com a aplicação de filtros. Professores e alunos podem criar e enviar seus próprios aplicativos pelo Spotlight e fazer recomendações para que outros apps sejam incluídos na biblioteca da ferramenta.

A plataforma do Edmodo funciona 100% na nuvem e está disponível na versão gratuita e paga. 

Leria também: Passo a passo: como usar o Google Classroom no ensino à distância em 5 etapas básicas

O que é o Google Classroom: características e recursos

O Google Classroom é uma plataforma lançada pela gigante da tecnologia em 2014. Trata-se de uma sala de aula virtual, em que professores e alunos podem interagir entre si, postar e acessar conteúdos, aplicar testes e acessar notas.

O Classroom faz parte do pacote de aplicativos G Suite for Education, o que permite ao usuário ter acesso a todas as outras ferramentas desenvolvidas pela Google e de maneira integrada.

O Google Classroom é uma plataforma simples e descomplicada. O layout é bem “clean”, com um menu único organizado no lado esquerdo da tela.

As turmas criadas pelos professores aparecem divididas em blocos na tela inicial do Classroom e leva apenas alguns cliques para criá-las. Para adicionar alunos às turmas, basta enviar para eles o código da turma.

O Google Classroom também possui um espaço de mural para que alunos e professores possam publicar conteúdos e mensagens dentro de suas respectivas turmas e discutir tópicos relevantes.

Na aba atividades, ficam todas as tarefas concluídas e pendentes. Há a possibilidade de os professores reaproveitarem tarefas passadas para outras turmas.

Na aba Pessoas é feito o controle de usuários. O professor pode inserir ou excluir membros da turma.

Já na aba Notas, tem-se acesso ao desempenho dos alunos nas provas e nos trabalhos avaliativos.

Usuários do Google Classroom têm acesso integrado a todas as ferramentas do G Suite for Education. A principal delas é o Google Drive, no qual alunos e professores podem acessar a pasta da turma na nuvem.

Dentro do Drive, os usuário também têm acesso às principais ferramentas de criação, como Docs, Planilhas, Apresentações, Formulários e Sites.

O Google Classroom opera totalmente na nuvem e é gratuito. A capacidade de armazenamento é ilimitada para as instituições que adquirirem o G Suite for Education.

Veja mais: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

Edmodo vs Google Classroom: Afinal, qual é melhor?

Na comparação Edmodo vs Google Classroom, qual plataforma você acha que leva a melhor?

Apesar de o Edmodo ser bastante competente ao promover um ambiente interativo, que fomenta o aprendizado social, o Classroom é mais simples e menos confuso.

A plataforma da Google é mais intuitiva e fácil de usar. Além disso, ela dá acesso à um conjunto de ferramentas que já fazem parte do dia a dia de muitos usuários.

Além disso, é mais complexo conseguir suporte no Edmodo, pois a plataforma é pouco difundida na língua portuguesa. Já o Google Classroom oferece uma central de ajuda com conteúdo bem informativos sobre a plataforma, além de oferecer cursos para professores que querem começar a aderir ao Classroom.

Quer conhecer uma comparação completa, não só do Google Classroom e do Edmodo, como também de outras plataformas, como Moodle, Schoology e Microsoft Teams?

Então, confira este vídeo de Carlos Nunes:

Confira em nosso blog: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?

Se você está pensando em adotar uma plataforma de ensino em sua escola, conte com a ajudada Safetec Educação.

Especializada em implementar a tecnologia Google em escolas, a Safetec Educação é Parceira Oficial Google Cloud, além de Especialista em Transformação do Trabalho Google.

Por isso, está plenamente capacitada para promover a transformação digital em sua organização de ensino.

Veja mais aqui: Safetec Educação

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados