Escola referência Google: o que é, como se tornar + exemplos

Não é novidade para ninguém que a Google é hoje uma das maiores empresas de tecnologia no mundo. A companhia não só é dona do principal site de buscas online como também desenvolveu uma série de outras soluções muito úteis para as mais diferentes finalidades.

Uma dessas soluções é o Google for Education. Trata-se de uma suite de aplicativos voltados a atender as demandas de alunos, professores e de gestão de empresas de ensino.

Muitas instituições de ensino já aderiram a esse pacote de ferramentas e têm obtido excelentes resultados, ganhando o título de escola referência Google.

Neste artigo, vamos explicar o que são as escolas de referência Google for Education e o que é preciso para se tornar uma delas.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir e se inspirar em 4 exemplos de escola referência Google.

Veja também: Google Sala de Aula: o que é, para que serve, como funciona e principais vantagens

O que é uma escola referência Google?

Escola referência Google é um selo que as instituições de ensino recebem por incorporarem as ferramentas desenvolvidas pela gigante da tecnologia às suas propostas pedagógicas.

Essa é uma forma que a Google encontrou para reconhecer e incentivar escolas do mundo todo a aderirem às soluções da empresa com foco no aprendizado e ensino.

As escolas que se tornam referência na utilização das ferramentas do Google for Education criam um ambiente educacional inovador dentro e fora da sala de aula, promovendo a integração efetiva entre alunos, professores e funcionários.

Veja mais: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

Os critérios para se tornar uma escola referência Google

Caso a sua instituição de ensino esteja interessada em conseguir o selo de escola referência Google, saiba que é necessário cumprir alguns critérios. São eles:

  • O G Suite for Education deve estar totalmente integrado à área pedagógica da instituição e disponível para todos os alunos a partir do do 6º ano do ensino fundamental;
  • Em sala de aula, as aplicações do G Suite devem ser usadas por pelo menos metade dos alunos em colaboração com o professor pelo menos uma vez por mês;
  • Os Chromebooks precisam estar disponíveis para pelo menos 10% dos alunos até o 6º ano do ensino fundamental;
  • A ferramenta Google Classroom deve ser usada por, no mínimo, 30% dos alunos da instituição;
  • A escola deve ter pelo menos um funcionário com a certificação Google Educator Trainer para cada 100 professores;
  • Pelo menos 20% dos docentes precisam ter o certificado Google Educator Nível 1;
  • Pelo menos 5% dos docentes precisam ter o certificado Google Educator Nível 2.

Ao receberem o selo de escola referência Google, as instituições contempladas devem estar abertas a receberem representantes de outras escolas que queiram conhecer o trabalho feito com as ferramentas do G Suite for Education.

Leia também: Passo a passo: como usar o Google Classroom no ensino à distância em 5 etapas básicas

Google for Education: escolas de referência no uso das ferramentas do G Suite para Educação

Confira agora 4 exemplos de escolas que se tornaram referência no uso das soluções do Google para a educação.

1 – Colégio Damas

O Colégio Damas, do estado de Pernambuco, vem consolidando o aprendizado dos alunos nas mais diferentes disciplinas com a incorporação das ferramentas Google for Education.

Ao cumprir todos os requisitos, a escola poderá se tornar referência, a instituição teve também como resultados a otimização da proposta pedagógica e a melhoria significativa no desempenho dos estudantes.

2 – Colégio Ser

Em 2017, o Colégio Ser também entrou para a lista de escolas de referência Google for Education. Localizada em Taboão da Serra, no estado de São Paulo, a instituição oferece a seus alunos, professores e funcionários uma conta Google para acessar conteúdos e aplicativos em qualquer hora e lugar.

Confira este vídeo e veja como o Clolégio Ser – uma escola de referência Google – usa o melhor da tecnologia me nivem para ajudar no aprendizado de seus alunos:

3 – Colégio Magno

Também em 2017, o Colégio Magno, da cidade de São Paulo, recebeu a certificação de escola referência. A instituição ofereceu treinamentos a todos os seus colaboradores para que eles pudessem se tornar devidamente certificados pela Google. Além disso, todas as pessoas da escola podem usar os Chromebooks.

4 – Colégio Século

No norte do Brasil, o Colégio Século foi o primeiro da região a conseguir o selo de escola referência Google. Localizada em Manaus, no estado do Amazonas, a instituição implementou efetivamente as ferramentas do G Suite for Education em toda sua proposta pedagógica.

Tudo começou com a reconfiguração das salas de aula para que fosse possível utilizar um Chromebook por aluno. Todos os docentes obtiveram as certificações de nível 1 e 2.

Tornar-se uma escola referência no uso das ferramentas do G Suite for Education é um grande diferencial para a sua instituição de ensino.

Invista na tecnologia Google e crie um ambiente pedagógico pautado na inovação, na colaboração e na criatividade, promovendo maior engajamento e desempenho dos alunos.

Saiba mais: Passo a passo: como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas

A Safetec Educação é especialista em ajudar escolas e universidades a aplicarem o melhor da tecnologia de ensino em nuvem do Google para melhorar o aprendizado, ajudar professores e auxiliar na gestão de sua instituição de ensino.

Quer saber mais sobre como aproveitar o melhor da transformação digital nas escolas? Então, clique aqui e entre em contato agora mesmo!