ferramentas-google-educacao

7 ferramentas Google para educação estratégicas no ensino

O ensino a distância se desenvolve cada vez mais com o apoio da tecnologia. As ferramentas Google para educação são recursos que inúmeras escolas no mundo já estão adotando para apoiar o ensino dos alunos.

A geração de alunos atual está crescendo com a presença de telas e dispositivos. Por isso, incluir ferramentas que vão otimizar a rotina de tarefas é um incentivo ao aprendizado.

Incluir esses recursos já foi caro um dia, mas hoje existem muitas ferramentas gratuitas como as que vamos mostrar nesse post.

As ferramentas Google para educação fazem parte do Google for Education, uma iniciativa que otimiza o trabalho dos professores e a interação dos alunos sem precisar gastar nada.

Quer saber mais sobre essas ferramentas? Continue lendo e conheça as funções desses recursos.

O que é o Google for Education?

O Google for Education é um conjunto de soluções colaborativas online para auxiliar alunos e professores em instituições de ensino básico e superior a dar aulas, interagir e avaliar de forma mais dinâmica e rápida. 

Os alunos da Geração Y (os famosos Millennials) e da geração Z (também chamada de Centennials) são pessoas que nasceram e vivem em meio a transformação digital.

Então aproximá-los da tecnologia é um movimento mais assertivo do que bloquear o uso dos tablets, smartphones e computadores.

Quanto mais a vontade com o processo de aprendizado o aluno estiver, maiores são as chances dele se concentrar no professor e realizar suas tarefas.

É nesse ponto que as ferramentas Google para educação podem entrar em ação para fazer aulas mais dinâmicas, dar feedbacks e notas de trabalhos rápidas, proporcionar interação e muito mais para os alunos.

Leia também: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente.

Quais são as ferramentas do Google for Education?

Existem várias ferramentas Google para educação e neste post destacamos as principais que podem ser colocadas em prática facilmente.

OBS: Todo sistema do Google For Education funciona baseado em tecnologia na nuvem, ou seja, os documentos, formulários, apresentações ficam salvos e acessíveis de qualquer dispositivo onde a conta do usuário esteja conectada.

1. Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula ou Google Classroom é uma das ferramentas do Google para educação estratégica para os professores.

Cada professor tem seu Mural que mostra uma visão geral do trabalho com a sua disciplina de ensino. É possível: 

  • fazer atualizações sobre materiais e exercícios em andamento; 
  • publicar ou responder comentários feitos pela turma;
  • ver atualizações de entrega de atividades dos alunos.

A interface do Google Sala de Aula tem outras três páginas: Atividades, Pessoas e Notas.

Na página de Atividades, o professor:

  • visualiza todos os materiais que enviou à turma; 
  • adiciona tarefas, quizzes e perguntas para os alunos;
  • acessa a pasta dos materiais no Google Drive por um atalho na tela.

Outra função importante é a criação de Tópicos de estudo, o que ajuda a dividir a matéria em seções com seus respectivos materiais e atividades. Assim, na hora de incluir os materiais, o professor pode selecionar para qual tópico ele vai. 

Na página de Pessoas, alunos e professores têm acesso aos contatos de quem está na disciplina. Algumas das ações permitidas são:

  • os alunos podem ver e enviar e-mails para professores e colegas de sala;
  • os professores veem todos os alunos e assistentes e podem enviar e-mails, remover ou mutar alguém;
  • os professores também podem enviar e-mail para os pais de um aluno ou outro responsável.

Fechando a interface desta ferramenta Google para educação, está a página de Notas.

Nesta página, o professor gerencia as notas dos alunos, vê as atividades em aberto e escreve seus feedbacks nas tarefas.

Tudo fica salvo na nuvem e o aluno pode ver os comentários nos seus trabalhos, notas e as atividades criadas pelo professor em poucos cliques.

Além das atividades individuais, o professor também pode criar tarefas em grupo e fazer o feedback em conjunto online.

2. G Suite for Education 

Outra das ferramentas Google para educação é o G Suite for Education. No G Suite estão reunidos os principais recursos que alunos e professores podem usar no dia a dia como:

  • Documentos;
  • Apresentações;
  • Planilhas;
  • Formulários;
  • Sites, entre outras.

Todas as ferramentas acima são baseadas na nuvem e ficam salvas dentro do Google Drive do aluno, de onde podem ser compartilhadas com o professor.

Os documentos também podem ser colaborativos quando for uma atividade em grupo, o que facilita o feedback e o acompanhamento das notas.

Além de criar documentos de texto e apresentações de trabalho, o professor pode usar o recurso Formulários para criar provas online de múltipla escolha ou dissertativas, questionário de pesquisas, etc.

Essa é uma maneira eficiente de otimizar o tempo do aluno e do professor, pois preencher e corrigir fica muito mais fácil e rápido.

Leia também: Qual a diferença entre G Suite vs. Google Classroom?

3. Google Meet

Quando as aulas precisam ser a distância, é importante usar um recurso fácil e acessível para toda turma. O Google Meet é uma das ferramentas Google para educação que atendem essa necessidade.

O aplicativo permite reunir até 100 pessoas em uma mesma sala, permitindo ensinar mais de uma turma ao mesmo tempo.

Para não virar uma bagunça e evitar interferências durante a explicação, alguns recursos úteis do Google Meet para o professor são:

  • desativar o som dos participantes;
  • desabilitar o chat da aula;
  • permitir que apenas pessoas específicas falem;
  • controlar quem precisa de permissão para entrar e autorizar entradas em massa.

As aulas também podem ser gravadas e ficam salvas no Google Drive. Assim, o professor pode compartilhá-las com os alunos para ajudá-los a estudar e fazer as lições.

4. Google My Maps

O Google My Maps também é uma das ferramentas Google para educação que ajudam no aprendizado dos alunos.

Através desse recurso, a visualização dos espaços no mapa mundi fica muito mais dinâmica e os alunos podem interagir com facilidade durante a explicação.

Também ajuda a criar tarefas dinâmicas para aprender noções de espaço, visualização do relevo e conhecimento sobre a cidade onde moram.

Confira no vídeo abaixo como criar mapas e as ferramentas disponíveis:

5. Google Agenda

As agendas digitais são super úteis e fáceis de acompanhar todos os compromissos. Por isso, o aplicativo Agenda faz parte das ferramentas Google para educação.

Alunos de todas as idades precisam de uma ajudinha na organização e poder acompanhar tudo do seu computador ou smartphone ajuda ainda mais a mantê-los atentos. 

Dá para criar uma agenda escolar geral com os horários de cada disciplina, personalizando cores para cada uma e compartilhar com toda turma. 

Ou uma agenda específica para uma disciplina com horários das aulas, tarefas com os prazos de entrega das atividades e lembretes para manter todos atentos.

6. Google Atividades

O aplicativo Atividades se integra com o Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) dos professores para auxiliar na:

  • distribuição de atividade com o mesmo modelo para a turma;
  • atribuição de notas para as tarefas;
  • análise e feedback sobre o trabalhos;
  • manutenção e privacidade dos alunos, usando um sistema seguro. 

A principal vantagem é aumentar a produtividade do professor, economizando seu tempo, sem perder a qualidade tanto na criação de materiais quanto na avaliação dos trabalhos.

7.  Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture está entre os recursos de realidade virtual e realidade aumentada das ferramentas Google para educação.

A página inclui diversas experiências interativas onde os alunos podem ver e analisar obras de arte, criar músicas, aprender sobre a origem de artistas, voar pela galáxia e muito mais!

Também é possível criar atividades interativas e estimular o aprendizado de recursos digitais que estimulem a criatividade dos alunos. As possibilidades são inúmeras! 

Gostou de saber mais sobre as ferramentas Google para educação?

Trazer as ferramentas Google para educação para realidade das instituições de ensino pode ajudar a transformar a experiência dos alunos com o aprendizado.

Quer ver como esse processo funciona na prática? Confira no vídeo abaixo a história do Colégio Damas:

Para levar essa inovação para sua escola, conheça os serviços da Safetec Educação e como ela pode te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados