O ensino a distância se desenvolve cada vez mais com o apoio da tecnologia. As ferramentas Google para professores são recursos que inúmeras escolas no mundo já estão adotando para apoiar o ensino dos alunos.
A geração de alunos atual está crescendo com a presença de telas e dispositivos. Por isso, incluir ferramentas que vão otimizar a rotina de tarefas é um incentivo ao aprendizado.
Incluir esses recursos já foi caro um dia, mas hoje existem muitas ferramentas gratuitas como as que vamos mostrar nesse post.
As ferramentas Google para professores fazem parte do Google for Education, uma iniciativa que otimiza o trabalho dos professores e a interação dos alunos sem precisar gastar nada.
Quer saber mais sobre essas ferramentas? Continue lendo e conheça as funções desses recursos.
O que é o Google Workspace for Education?
O Google Workspace for Education é um conjunto de soluções colaborativas online para auxiliar alunos e professores em instituições de ensino básico e superior a dar aulas, interagir e avaliar de forma mais dinâmica e rápida.
Os alunos da Geração Y (os famosos Millennials) e da geração Z (também chamada de Centennials) são pessoas que nasceram e vivem em meio a transformação digital.
Então aproximá-los da tecnologia é um movimento mais assertivo do que bloquear o uso dos tablets, smartphones e computadores.
Quanto mais a vontade com o processo de aprendizado o aluno estiver, maiores são as chances dele se concentrar no professor e realizar suas tarefas.
É nesse ponto que as ferramentas Google para professores podem entrar em ação para fazer aulas mais dinâmicas, dar feedbacks e notas de trabalhos rápidas, proporcionar interação e muito mais para os alunos.
Leia também: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente.
11 ferramentas do Google para professores
Existem várias ferramentas Google para educação e neste post destacamos as principais que podem ser colocadas em prática facilmente.
OBS: Todo sistema do Google For Education funciona baseado em tecnologia na nuvem, ou seja, os documentos, formulários, apresentações ficam salvos e acessíveis de qualquer dispositivo onde a conta do usuário esteja conectada.
1. Gmail
Dando início à nossa lista de ferramentas do Google para professores, temos o Gmail.
O Gmail é uma das ferramentas do Google mais utilizadas no mundo inteiro. O professor pode utilizar esse recurso para trocar e-mails e compartilhar compromissos da Agenda. E ainda enviar notificações de compartilhamentos de arquivos com seus alunos de forma segura.
2. Google Drive
O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem gratuito, com capacidade para até 15 GB, podendo ser expandido contratando mais espaço.
No Drive, é possível armazenar diferentes tipos de documentos, apresentações, planilhas, imagens e vídeos. O acesso a esses arquivos pode ser compartilhado com os alunos por um link. Por falar em acesso, este pode ser feito por qualquer dispositivo, online ou offline.
O Google Drive é uma ótima forma de os alunos apresentarem seus trabalhos e acessarem conteúdos relacionados às aulas presenciais.
Leia mais sobre essa solução do Google para professores no artigo: 8 dicas especiais para usar o aplicativo Google Drive.
3. Google Docs
No Google Docs, é possível criar, editar e compartilhar documentos.
O aluno pode, por exemplo, criar uma redação e compartilhar o acesso a este documento com o professor que, por sua vez, poderá fazer as correções junto com o aluno em tempo real.
Ou seja, com essa ferramenta Google para professores o feedback é instantâneo.
4. Planilhas Google
Você pode também criar, editar e compartilhar planilhas utilizando o aplicativo planilhas do Google para professores. Este é um ótimo recurso para que os alunos possam, por exemplo, acompanhar seu desempenho.
5. Apresentações Google
Sabe aquelas famosas apresentações em slides que os professores utilizam para dar aula ou a que os alunos recorrem para apresentar seus trabalhos?
Pois bem, elas também podem ser criadas, editadas e compartilhadas pela ferramenta de Apresentações do Google.
O professor ou os alunos podem postar suas apresentações em uma pasta compartilhada em outra solução do Google para professores que já falamos aqui, o Drive.
Leia também: Como fazer aulas interativas? Aprenda a integrar seus alunos.
6. Google Forms
No Google Forms para professores, o educador pode criar formulários, pesquisas e aplicar testes em seus alunos. As respostas também podem ser agrupadas em uma planilha para análise futura.
Leia também: Como criar provas no Google Forms | Passo a passo.
7. Google Calendar
O Calendar é uma das ferramentas do Google para professores que permite criar e compartilhar agendas. Assim, o educador pode:
- marcar compromissos com a turma;
- organizar projetos;
- definir cronogramas de entrega;
- programar alertas para quando os prazos estiverem próximos de expirar.
8. Chat
O Chat (antigo Hangouts) é o aplicativo de chat do Google. Nele é possível criar grupos de conversas instantâneas e trocar mensagens de texto, arquivos e realizar videoconferências.
O Chat ajuda a simplificar o acompanhamento das tarefas dadas aos alunos e o monitoramento do progresso.
Todas as mensagens trocadas entre os usuários são protegidas e seguras.
Veja mais: Aprenda o modo mais fácil e prático de como fazer videoconferência
9. Google My Maps
O Google My Maps também é uma das ferramentas Google para professores que ajudam no aprendizado dos alunos.
Através desse recurso, a visualização dos espaços no mapa mundi fica muito mais dinâmica e os alunos podem interagir com facilidade durante a explicação.
Também ajuda a criar tarefas dinâmicas para aprender noções de espaço, visualização do relevo e conhecimento sobre a cidade onde moram.
Confira no vídeo abaixo como criar mapas e as ferramentas disponíveis:
10. Google for Education para professores
Você gostou de tudo que essas ferramentas do Google podem proporcionar para alunos, professores e instituições de ensino?
Saiba que você pode integrar tudo isso e muito mais usando o Google for Education para professores, um pacote de ferramentas que conecta professores e estudantes, potencializando o aprendizado.
Já são mais de 80 milhões de alunos e professores ao redor do mundo usando o Google for Education.
Veja neste vídeo o sucesso que ele pode trazer para sua escola:
Leia também: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente.
11. Google Classroom para professores
Encerrando nossas dicas de ferramentas do Google para professores, temos o Google Sala de Aula ou Google Classroom.
A intenção do Sala de Aula é fornecer aos professores uma plataforma para que eles possam organizar melhor as tarefas, promover a colaboração com os alunos e aprimorar a comunicação.
Esta é uma ferramenta bem simples e fácil de ser utilizada. Ela permite que os profissionais de educação gerenciem suas turmas de maneira mais eficiente, otimizando tarefas repetitivas.
O Google Sala de Aula pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar pelo computador, tablet e smartphone.
Além das aplicações citadas nas dicas anteriores, é possível integrar o Google Sala de Aula a vários outros aplicativos que estimulam a criatividade dos alunos e geram novas oportunidades para o aprendizado.
No Google Sala de Aula, o professor pode dividir seus alunos em turmas e gerenciar melhor o conteúdo que é ensinado a cada uma dessas turmas.
Cada professor tem seu Mural que mostra uma visão geral do trabalho com a sua disciplina de ensino. É possível:
- fazer atualizações sobre materiais e exercícios em andamento;
- publicar ou responder comentários feitos pela turma;
- ver atualizações de entrega de atividades dos alunos.
A interface do Google Sala de Aula tem outras três páginas: Atividades, Pessoas e Notas.
Na página de Atividades, o professor:
- visualiza todos os materiais que enviou à turma;
- adiciona tarefas, quizzes e perguntas para os alunos;
- acessa a pasta dos materiais no Google Drive por um atalho na tela.
Outra função importante é a criação de Tópicos de estudo, o que ajuda a dividir a matéria em seções com seus respectivos materiais e atividades. Assim, na hora de incluir os materiais, o professor pode selecionar para qual tópico ele vai.
Na página de Pessoas, alunos e professores têm acesso aos contatos de quem está na disciplina. Algumas das ações permitidas são:
- os alunos podem ver e enviar e-mails para professores e colegas de sala;
- os professores veem todos os alunos e assistentes e podem enviar e-mails, remover ou mutar alguém;
- os professores também podem enviar e-mail para os pais de um aluno ou outro responsável.
Fechando a interface desta ferramenta Google para educação, está a página de Notas.
Nesta página, o professor gerencia as notas dos alunos, vê as atividades em aberto e escreve seus feedbacks nas tarefas.
Tudo fica salvo na nuvem e o aluno pode ver os comentários nos seus trabalhos, notas e as atividades criadas pelo professor em poucos cliques.
Além das atividades individuais, o professor também pode criar tarefas em grupo e fazer o feedback em conjunto online.
Gostou de saber mais sobre as ferramentas Google para professores?
Trazer as ferramentas Google para educação para realidade das instituições de ensino pode ajudar a transformar a experiência dos alunos com o aprendizado.
Quer ver como esse processo funciona na prática? Confira no vídeo abaixo a história do Colégio Damas:
Leve as soluções do Google para sua escola
O que achou das nossas dicas de ferramentas do Google para professores? Se você é um profissional da educação, experimente utilizar essas ferramentas e veja a sua produtividade e a dos seus alunos melhorarem de maneira significativa.
Quer implementar essas incríveis ferramentas em sua escola? Conte com a ajuda da Safetec para implementar a plataforma do Google for Education onde você trabalha.
Estamos há mais de 10 anos no mercado e nosso objetivo é potencializar ao máximo o aprendizado em sua escola com ajuda da tecnologia em nuvem.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.