A inovação é algo que precisa ser intrínseco ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o uso das ferramentas de colaboração como o G Suite para escolas pode beneficiar tanto a experiência de quem aprende quanto a de quem ensina.
Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o G Suite for Education (atual Google Workspace for Education).
Continue a leitura e entenda o que é e como funciona a suite de aplicativos da Google voltada para a educação.
E também conheça nas próximas linhas estas 15 ferramentas presentes no G Suite para educação:
- Gmail
- Drive
- Docs
- Sheets
- Apresentações
- Formulários
- Sites
- My Maps
- Meet
- Groups
- Agenda
- Keep
- Jamboard
- Classroom
- Vault
Por fim, listamos seis bons motivos para aderir à plataforma na sua instituição de ensino.
Boa leitura!
O que é e como funciona o G Suite para escolas?
O G Suite para escolas (atual Google Workspace for Education) é uma plataforma educacional desenvolvida pela Google que combina ensino, tecnologia e inovação.
Trata-se de um pacote de ferramentas voltadas a atender as demandas de aprendizagem e ensino. Elas funcionam de maneira integrada e com o objetivo de aperfeiçoar o dia a dia de alunos, professores e gestores pedagógicos.
Essa suíte contém aplicativos que facilitam a comunicação, a colaboração, a criação e a gestão escolar, fomentando também a troca de conhecimentos e o desenvolvimento dos estudantes.
Aliado a plataforma ao G Suite, as instituições de ensino podem avançar de nível e implementar também o uso dos Chromebooks nas escolas.
Os Chromebooks são computadores que operam com o sistema OS desenvolvido pela Google e são 100% gerenciais para que o aluno mantenha o foco na aula e use apenas os apps autorizados.
Veja também: Como tirar a certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores.
15 ferramentas presentes no G Suite para educação
1. Gmail
Muitos alunos e professores já são bastante familiarizados com o Gmail. No G Suite para escolas, é possível utilizar o domínio da instituição de ensino no endereço de e-mail corporativo. Ex: você@suaescola.edu.br
2. Drive
Para armazenar arquivos e pastas na nuvem, o G Suite para escolas conta com o Drive. A capacidade de armazenamento compartilhado é de 100 TB.
3. Docs
O Google Docs é a ferramenta para processamento de textos (criação e edição). Não é necessário fazer o download de nenhum programa no computador. O Docs abre diretamente no navegador.
4. Sheets
O Google Sheets é a aplicação para criar e editar planilhas eletrônicas. Assim, como o Docs, esta ferramenta é acessada no próprio navegador, não sendo necessário baixar nenhum software na máquina.
5. Apresentações
O Apresentações é a ferramenta para criar e editar apresentações em slides. Ele também abre direto no navegador e assim como o Docs e o Sheets, pode ser editado de maneira colaborativa e em tempo real.
6. Formulários
O G Suite para escolas também conta com o Google Formulários. Esta aplicação serve para criar formulários de pesquisa, questionários e testes avaliativos.
Leia também o post: Como criar provas no Google Forms: passo a passo.
7. Sites
Outra ferramenta de criação disponível no G Suite para escolas é o Sites. Com ele, é possível criar páginas na web para hospedar diferentes conteúdos sem precisar ser um especialista em desenvolvimento de sites.
8. My Maps
O My Maps é uma ferramenta que permite criar mapas personalizados e interativos.
9. Meet
Dentro do G Suite há também uma ferramenta para realização de videoconferências: o Google Meet.
Os professores podem usar o Meet para dar aulas ao vivo ou se comunicarem por vídeo com os alunos de maneira individual ou coletiva.
10. Groups
O Groups é a ferramenta para criar grupos de discussão com os alunos sobre algum assunto relevante, estimulando a troca de ideias e o debate saudável.
11. Agenda
O Google Agenda também está presente na suite de aplicativos do Google para escolas. Ele ajuda a organizar prazos e compromissos, programar lembretes e otimizar o tempo.
12. Keep
O Google Keep funciona como um bloco de notas para que os usuários possam anotar ideias e acessá-las posteriormente.
13. Jamboard
O Jamboard é um quadro branco digital e interativo. Os usuários podem baixar o aplicativo no celular ou no tablet para ter uma experiência mais criativa e colaborativa.
14. Classroom
O Google Classroom é uma plataforma para que os professores possam criar e gerenciar turmas virtuais.
Saiba mais sobre a ferramenta no post: Tutorial do Google Classroom para professores.
15. Vault
O Google Vault serve para a realização de auditorias internas e definir regras de retenção de dados trafegados nas ferramentas do G Suite.
Leia mais: Como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas.
Por que utilizar o G Suite para escolas na sua instituição de ensino?
Confira agora seis motivos para utilizar o G Suite para educação na sua instituição de ensino:
- Maior interatividade entre alunos e professores;
- Ferramentas baseadas na nuvem;
- Incentivo à colaboração;
- Fomenta cultura do feedback;
- Central de ajuda com tutoriais para os usuários;
- Altos padrões de segurança.
Leia também: Como se tornar um polo EaD: os 4 passos para abrir um modelo de negócio de ensino à distância.
Transforme o ensino da sua escola!
Agora que você já sabe mais sobre o G Suite para escolas, que tal implementar esse pacote de ferramentas na sua instituição de ensino?
Confira o case de sucesso do Colégio Damas e veja os resultados da implementação da plataforma:
A Safetec é uma empresa de tecnologia especializada em levar todas as vantagens da computação em nuvem para escolas e empresas.
Somos parceira oficial Google Cloud, além de Especialista em Transformação do Trabalho Google.
Por meio da Safetec Educação, te ajudamos a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.