G Suite vs Google Classroom

G Suite vs Google Classroom: qual a diferença entre essas duas soluções tecnológicas?

O Google é referência quando o assunto é tecnologia. As ferramentas desenvolvidas pela multibilionária empresa de tecnologia fazem parte da rotina de usuários do mundo todo.

Na última década, a empresa vem desenvolvendo soluções focadas em atender demandas do setor de educação. E é sobre elas que vamos falar neste artigo.

Nas próximas linhas, você vai entender o que é e qual a diferença entre o G Suite vs Google Classroom.

Continue a leitura e saiba como ambas as soluções podem otimizar o aprendizado e o ensino e facilitar o dia a dia de alunos e professores, combinando tecnologia e educação.

Leia também: Veja como tirar certificação Google for Education e as vantagens para alunos e professores

G Suite vs Google Classroom: qual a diferença?

O Google Classroom: definição e características

O Google Classroom, ou Sala de Aula, é uma plataforma para gestão de aprendizado e ensino. Conforme o próprio nome sugere, o objetivo do Classroom é oferecer a alunos e professores uma sala de aula virtual.

Neste espaço, os educadores podem interagir com os estudantes, postar conteúdos e materiais de apoio à disciplina lecionada, delegar tarefas e atribuir notas.

O Google Classroom é uma plataforma que incentiva a colaboração. Dentro do Sala de Aula, os alunos têm acesso ao Google Drive (ferramenta de armazenamento na nuvem) e a aplicativos de criação de texto, planilhas e apresentações de slides.

Esses arquivos podem ser editados de maneira colaborativa e em tempo real, o que favorece também a cultura do feedback. Este, por sua vez, pode ser feito de maneira instantânea; todas as alterações  aparecem para o professor no momento em que são feitas.

De maneira centralizada, o profissional de educação consegue gerenciar diversas turmas diferentes. Além disso, é possível reutilizar tópicos e tarefas com alunos de turmas diferentes, fazendo as devidas adaptações.

Para acessar a plataforma do Google Classroom, alunos e professores podem fazer login de qualquer computador, tablet ou smartphone.

O Sala de Aula apresenta API aberta. Isso permite fazer integrações com outros aplicativos desenvolvidos por terceiros

Cada turma pode conter até 1.000 membros, sendo que o número de professores não pode ser superior a 20.

A plataforma do Sala de Aula faz parte de uma suite de aplicativos desenvolvidos pela Google com foco nas demandas educacionais.

E é neste ponto que começa a ficar mais clara a diferença entre G Suite vs Google Classroom.

Quer saber mais sobre o Google Sala de Aula? Então, dê uma olhada neste vídeo do Vídeo Dicas Google Educação:

Veja mais: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

O que é o G Suite for Education

O G Suite for Education é um pacote de ferramentas que a Google desenvolveu com o objetivo de oferecer às instituições de ensino uma série de facilidades tecnológicas.

As ferramentas do G Suite funcionam totalmente na nuvem, não sendo necessário baixar nenhum software no computador dos usuários. É possível acessar as aplicações do G Suite no modo online ou offline.

No G Suite for Education, professores e alunos têm a oportunidade inovar juntos e criar oportunidades únicas de aprendizagem. Além disso, essa suite de aplicativos ajuda a simplificar e organizar tarefas, agendar compromissos e desafiar os estudantes a desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.

O G Suite possui ferramentas de gestão, comunicação, criação e colaboração; todas com o objetivo de tornar mais fácil a rotina de alunos, professores e gestores pedagógicos.

Com apenas uma conta, os usuários podem acessar todas as ferramentas e de maneira integrada.

E por falar em ferramentas, veja a seguir as principais que fazem parte do G Suite for Education:

  • Gmail;
  • Drive;
  • Criação (Documentos, PLanilhas, Apresentações, Formulários, Sites, My Maps);
  • Meet;
  • Chat;
  • Jamboard;
  • Agenda;
  • Grupos;
  • E, claro, o Classroom.

Veja também: Passo a passo: como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas

Como você pôde perceber, a diferença entre G Suite vs Google Classroom é que este último faz parte de um conjunto de outras ferramentas voltadas às demandas do contexto escolar.

Ou seja, o G Suite for Education é um pacote de ferramentas com funcionalidades que buscam atender as necessidades de alunos e professores. E dentro deste pacote está o Google Classroom.

Ficou claro a diferença entre G Suite vs Google Classroom? Então que tal implementar essas soluções na sua instituição de ensino?

Leia mais: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?

A Safetec Educação é um empresa de consultoria em tecnologia em nuvem que tem apresentado grande sucesso na implantação da transformação digital educacional em instituições de ensino.

Empregue também em sua escola os softwares que já estão ajudando 80 milhões de estudantes ao redor do mundo a se desenvolverem com muito mais engajamento, criatividade e aproveitamento.

Ficou interessado? Então, clique aqui e conheça a Safetec Educação.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados