Você sabe o que é Google Classroom?
Faz ideia de como funciona o Google Classroom?
Conforme a pandemia do novo Coronavírus foi avançando no início de 2020, as autoridades de saúde recomendaram evitar aglomerações e ficar em casa.
Sendo assim, as escolas se viram obrigadas a mandar os alunos para casa e interromper o calendário escolar.
Felizmente, com a ajuda da tecnologia e da transformação digital, algumas instituições de ensino encontraram uma forma de manter as aulas mesmo à distância.
Vários educadores estão descobrindo o Google Classroom e utilizando essa plataforma para ensinar conteúdos virtualmente, além de evitar que seus alunos tenham o aprendizado prejudicado por conta da pandemia.
Quer saber mais sobre essa solução tecnológica que pode revolucionar a maneira de sua instituição de ensino trabalhar?
Então continue a leitura deste artigo para entender o que é, como funciona, como acessar e como usar o Google Classroom.
Confira também nas próximas linhas os benefícios que essa plataforma oferece e um passo a passo de como criar uma turma no Google Classroom.
O que é Google Classroom?
O Google Classroom ou Google Sala de Aula é uma plataforma criada pelo Google para gerenciar o ensino e a aprendizagem.
A ferramenta é um espaço virtual para que professores possam ensinar seus conteúdos e interagir com alunos e pais.
Lançado oficialmente em agosto de 2014, o Google Classroom é uma forma de levar a sala de aula para a nuvem. Ele faz parte do Google for Education, que é um suíte de aplicativos que podem ser grandes aliados dos profissionais de educação.
A plataforma possui um conjunto de ferramentas gratuitas de comunicação, armazenamento e gestão, capazes de impactar positivamente a produtividade das turmas.
No Google Classroom, que foi desenvolvido em colaboração com professores do mundo inteiro, os educadores podem:
- criar turmas,
- distribuir atividades,
- atribuir notas
- dar feedbacks , entre outras funções.
Tudo isso em uma única plataforma ágil e intuitiva.
Veja mais >>> Como fazer um plano de aula EAD: 5 dicas que fazem a diferença.
Para que serve o Google Classroom?
O Google Clasroom serve para auxiliar os professores, alunos e escola na realização de aulas virtuais e também para que seja introduzido o ensino híbrido em sala de aula.
Afinal, através dessa plataforma, os alunos e escola passam a ter um espaço a mais para se comunicar e organizar as aulas a distância. Inclusive, os professores têm muito mais liberdade.
Pois, eles podem publicar tarefas em páginas específicas, verificar quem concluiu as atividades, e tirar as dúvidas em tempo real para dar nota aos próprios alunos.
Já os colegas de turma podem se comunicar e receber notificações assim que novos conteúdos forem inseridos na sala de aula virtual. Tudo de forma bem simples mesmo e de fácil manuseio.
Como funciona o Google Classroom?
O Google Classroom funciona centralizando em um único espaço toda gestão de aprendizado e ensino das turmas pelas quais um professor é responsável.
Isso significa que pela plataforma, o professor consegue gerenciar todas as suas turmas e também o conteúdo das disciplinas ensinadas.
No Google Classroom, professores e alunos podem acessar as turmas virtuais, os materiais da disciplina e os feedbacks de qualquer computador ou dispositivo móvel (tablets e smartphones).
O sistema é gratuito para as escolas sem fins lucrativos que queiram aderir a essa plataforma. Além disso, ele atende a altos padrões de segurança, garantindo que as informações trocadas entre os usuários não sejam violadas.
O Google Classroom também permite aos professores copiar tópicos e as tarefas de turmas anteriores e aplicar em novas turmas.
No caso das provas, podem ser aplicadas no modo bloqueado, evitando que os alunos abram outras páginas durante a aplicação do teste.
A plataforma Classroom conta também com as abas “Atividades” e “Pessoas”. Na primeira, ficam todos os materiais e conteúdos das aulas.
Na segunda, ficam organizados os contatos dos alunos e dos pais. Há também uma central de comentários, o que facilita os feedbacks.
Resumindo, o Google Classroom funciona em três frentes:
- Organizando e separando as turmas online;
- Facilitando a comunicação entre professores e alunos
- Distribuindo trabalhos individuais e em equipe, além da atribuição de notas.
Leia também >>> 5 dicas de como motivar alunos em EAD e dar aulas engajadoras.
Quem pode usar o Google Classroom?
O Google Clasroom pode ser usado por professores e alunos. Mas é importante destacar que a escola tem que possuir o Google for Education.
Isso quer dizer que para o professor usar o recurso, ele precisa trabalhar em uma instituição de ensino. No entanto, vale dizer que a ferramenta não tem custo nenhum.
Além disso, tanto os professores quanto os alunos precisam ter uma conta no Google para poder acessar aos recursos que são disponibilizados pela plataforma.
Google Classroom preço
Uma das grandes dúvidas que a maioria dos gestores escolares e professores possuem é sobre o custo do Google Classroom. A boa notícia é que a ferramenta é gratuita.
Isso quer dizer que tanto a escola quanto os professores não tem custo nenhum, independentemente se forem escolas públicas ou particulares. Ela pode ser acessada tanto do PC quanto pelo smartphone.
Quais as ferramentas disponíveis no Google Sala de Aula?
Professores e alunos têm acesso a um conjunto de ferramentas essenciais para o ensino à distância no Google Classroom. Veja a seguir quais são elas:
Gmail
No Google Classroom, os usuários podem usar o Gmail para trocar mensagens de e-mail. É possível também criar endereços com o domínio próprio da escola ou universidade.
Drive
O Drive é a ferramenta de armazenamento na nuvem. Cada conta tem até 15 GB (plano gratuito) para criar e subir pastas e arquivos.
Agenda
A plataforma do Google Classroom também tem o aplicativo Agenda integrado. Com ele fica mais fácil, por exemplo, organizar aulas por videoconferência, agendar prazos para entregas de trabalho e programar alertas.
Documentos, Planilhas e Apresentações
Outras ferramentas essenciais às quais o Google Classroom te dá acesso são as de criação de Documentos, Planilhas e Apresentações.
Os arquivos desses formatos (texto, planilha e slides) podem ser compartilhados com os alunos pelo Drive.
Além disso, é possível editá-los colaborativamente, inserir comentários e abrir um chat dentro dos arquivos.
Formulários
O aplicativo de Formulários é excelente para realização de pesquisas com as turmas e para a aplicação de provas.
Leia também >>> Como criar provas no Google Forms: GUIA passo a passo.
Sites
No Google Sites, você pode criar uma espécie de intranet para os alunos. Lá você poderá hospedar, por exemplo, trabalhos criativos e ementas das disciplinas.
Meet
O Meet é a ferramenta para comunicação por videoconferência ou chamadas de voz do Google Classroom. O professor consegue fazer chamadas em vídeo com todos os alunos simultaneamente.
Leia também: Como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet?
Grupos
No Google Groups, o educador cria grupos de discussão sobre determinado tópico, incentivando a troca de ideias e a colaboração.
Este post também pode interessar a você: Dicas para ser um bom diretor de escola: 8 boas práticas que você não pode deixar de seguir.
13 benefícios do Google Classroom
São várias as vantagens do Google Classroom, tanto para alunos quanto para os professores.
Separamos aqui os principais que vão te instigar a querer saber como entrar no Google Classroom:
- Plataforma intuitiva e de fácil configuração;
- Aulas, conteúdos e tarefas bem organizados;
- Comunicação eficiente;
- Possibilidade de feedback instantâneo;
- Maior colaboração entre os alunos;
- Aumento da produtividade do ensino;
- Automatização de tarefas repetitivas;
- Otimização do tempo;
- Acesso à plataforma de qualquer lugar e de qualquer dispositivo;
- Incentivo à criatividade e à autonomia dos alunos;
- Integração com diversas ferramentas de criação e de comunicação;
- Maior engajamento entre os estudantes;
- Segurança na troca de informações.
Agora que você já sabe quais as principais vantagens dessa plataforma de ensino à distância, que tal descobrir como mexer no Google Classroom?
Como usar o Google Classroom como professor? Passo a passo para criar uma turma
Agora que você conhece tudo sobre a ferramenta, com certeza, quer aprender como usar o Google Classroom, não é mesmo?
Então, vamos colocar a mão na massa. Nesse tópico vamos mostrar como usar o Google classroom como professor. Então, veja a seguir um passo a passo bem simples e fácil de como criar uma turma no Google Classroom.
Passo 1 – Crie uma conta Google
Não há como usar o Google Classroom sem antes criar uma conta Google. Com o login e senha em mãos, você estará pronto para acessar o Classroom.
Acesse o link a seguir e siga as instruções >>> Criar Conta Google:
Passo 2 – Acesse a plataforma do Google Classroom
No seu navegador, você deverá acessar o site do Google Classroom (https://classroom.google.com/) e fazer o seu login na plataforma por meio dos dados de sua conta do Google.
Para isso, clique em “fazer login” no canto superior direito da tela:
Em seguida, vai aparecer um formulário como este para você preencher seus dados:
Passo 3 – Crie sua primeira turma
Logo que você entrar no Google Classroom, aparecerá uma página em branco. No canto superior direito, haverá um sinal de “+”.
Clique neste sinal e selecione a opção “Criar turma”.
Marque o “quadradinho” para aceitar os termos de uso e clique em continuar:
Uma caixa vai aparecer na tela com quatro campos a serem preenchidos:
- Nome da turma;
- Seção;
- Assunto;
- Sala.
Preencha todos os campos e clique em “Criar”.
Passo 4 – Como ver o código da turma no Classroom
Sua primeira turma no Google Classroom está criada. Porém, ainda não tem alunos. O que fazer?
Logo depois de criar a turma, um código será gerado automaticamente. Você deverá enviar esse código para os seus alunos.
Passo 5 – Envie o convite para os alunos
Com os códigos gerados você precisa convidar os alunos para participarem da turma. Ele será uma verdadeira porta de entrada para quem os alunos estejam presentes na sala de aula.
Vale destacar que para participar das aulas os alunos precisam ter uma conta no Google. Com isso criado, basta que eles cliquem em “Participar da Turma” e depois insiram o código que você enviou e pronto.
Passo 6 – Crie e gerencie as suas atividades
Toda vez que você acessar o Google Sala de Aula haverá uma lista das turmas que você organizou por blocos. Para que você abra uma turma é só clicar em cima do nome dela.
No topo da tela haverá 4 abas: Mural, Atividades, Pessoas e Notas. Na aba Mural você deverá fazer os anúncios, publicar avisos, responder às postagens dos alunos etc.
Já na aba atividades basta criar e organizar as tarefas e prazos de entrega. No campo pessoas você pode adicionar ou remover usuários e nas notas poderá acessar as notas de cada um dos seus alunos.
- Se quiser saber mais sobre como criar uma conta como professor no Google Classroom é só acessar essa matéria – Passo a passo: como usar o Google Classroom no ensino à distância em 5 etapas básicas.
Como usar o Google Classroom como aluno?
Para usar o Google Classroom como aluno não tem segredo. Basta seguir os mesmos passos que mostramos acima. Porém, em vez de clicar em “Criar turma”, será necessário selecionar a opção “Participar da turma”.
Uma mensagem vai aparecer na tela pedindo para inserirem o código da turma. Feito isso, o aluno pode fazer parte da turma que você criou.
Toda vez que você acessar a plataforma, aparecerá uma tela inicial mostrando todas as suas turmas organizadas em blocos. Basta clicar no nome da turma para acessá-la quando quiser.
O aluno também pode receber um e-mail convite para acessar a turma. Ele é enviado pelo professor responsável pela criação da turma.
Com as turmas criadas, cabe ao estudante escolher de acordo com o seu cronograma de estudos, sendo que é naquele ambiente que sua turma vai acessar o Google Classroom.
Conforme já antecipamos, cada turma possui um mural e nele todos podem fazer comentários e interagir, tirando dúvidas, esclarecendo informações e destacando os assuntos mais importantes com o professor.
Quer entender ainda melhor como criar uma turma no Google Sala de Aula? Então, confira este vídeo do canal Fisicalternativa.Com:
Principais recursos da plataforma Classroom
Ao acessar suas turmas dentro da plataforma, você terá acesso a alguns recursos. Saiba quais são eles e entenda como usar o Google Classroom.
Mural
A aba Mural é o espaço que você tem para fazer anúncios para a turma, gerenciar suas tarefas, publicar avisos e responder as postantagens dos alunos.
No lado esquerdo, você tem um quadro com todas as suas próximas atividades agendadas. Também pode personalizar a capa da turma, modificando o tema ou fazendo o upload de uma foto.
Atividades
Na aba Atividades, ficam organizadas todas as tarefas que você passou para a turma. Como o Classroom é integrado às ferramentas do Google, você tem acesso nesta aba à Agenda e à pasta da turma no Drive.
Pessoas
Em Pessoas, você tem acesso a todos os alunos e professores que fazem parte da turma. Além disso, é nesta opção que você poderá convidar novos alunos e professores. Na aba Pessoas também é possível gerenciar níveis de acesso.
Notas
Na aba Notas do Google Classroom, como o próprio nome sugere, você tem acesso às notas de cada um de seus alunos.
Pendentes
Ainda dentro de uma turma específica, no canto superior esquerdo, haverá um menu com três risquinhos horizontais.
Ao clicar nesse menu, você verá a opção “Pendentes”. Nesse espaço ficam organizadas as atividades corrigidas e as atividades a corrigir.
Para criar uma nova turma, basta ir nesse mesmo menu, clicar em “Turmas” e ir novamente no sinal de “+” no canto superior direito da tela.
Gostou de conhecer o Google Classroom?
Como você pôde perceber, qualquer pessoa consegue criar uma turma no Google Classroom.
Porém, caso a sua instituição de ensino já tenha uma conta no Google for Education, você deverá usar o endereço de e-mail da escola para acessar a plataforma.
Agora que você já sabe o que é, como funciona, os benefícios e como funciona a plataforma, que tal começar a utilizar essa plataforma agora mesmo?
Faça isso e mantenha seus alunos sempre em dia com o conteúdo da turma durante todo o ano.
Leia também o artigo: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?
A Safetec ajuda sua empresa a adotar a ferramenta educacional que já revolucionou a maneira de aprender e ensinar de 30 milhões de alunos e professores.
Veja como a Centro Educacional Crê&Ser conseguiu continuar as aulas na pandemia com o Google Classroom:
Conheça mais sobre o trabalho da Safetec Educação e leve essa inovação para a sua escola.