google-classroom

Google Classroom: conheça a plataforma virtual de ensino e aprendizagem

Você sabe o que é Google Classroom?

Faz ideia de como funciona o Google Classroom?

Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, as autoridades de saúde recomendam evitar aglomerações e ficar em casa.

Sendo assim, as escolas se viram obrigadas a mandar os alunos para casa e interromper o calendário escolar.

Felizmente, com a ajuda da tecnologia e da transformação digital, algumas instituições de ensino encontraram uma forma de manter as aulas mesmo à distância.

Vários educadores estão descobrindo o Google Classroom e utilizando essa plataforma para ensinar conteúdos virtualmente, além de evitar que seus alunos tenham o aprendizado prejudicado por conta da pandemia.

Quer saber mais sobre essa solução tecnológica que pode revolucionar a maneira de sua instituição de ensino trabalhar? 

Então continue a leitura deste artigo para entender o que é, como funciona, como acessar e como usar o Google Classroom.

Confira também nas próximas linhas os benefícios que essa plataforma oferece e um passo a passo de como criar uma turma no Google Classroom.

Leia também: 5 dicas de como motivar alunos em ead e dar aulas engajadoras.

O que é Google Classroom?

O Google Classroom é uma plataforma criada pelo Google para gerenciar o ensino e a aprendizagem.

A ferramenta é um espaço virtual para que professores possam ensinar seus conteúdos e interagir com alunos e pais. 

Lançado oficialmente em agosto de 2014, o Google Classroom é uma forma de levar a sala de aula para a nuvem. Ele faz parte do Google for Education, que é um suíte de aplicativos que podem ser grandes aliados dos profissionais de educação.

A plataforma possui um conjunto de ferramentas gratuitas de comunicação, armazenamento e gestão, capazes de impactar positivamente a produtividade das turmas.

No Google Classroom, que foi desenvolvido em colaboração com professores do mundo inteiro, os educadores podem criar turmas, distribuir atividades, atribuir notas e dar feedbacks.

Tudo isso em uma única plataforma, ágil e intuitiva.

Veja mais: Como fazer um plano de aula EAD: 5 dicas que fazem a diferença.

Como funciona o Google Classroom?

Para que você possa entender melhor o que é o Google Classroom, vale a pena explicarmos como essa solução tecnológica funciona na prática.

Como bem adiantamos, toda a gestão de aprendizado e ensino é feita de maneira centralizada.

Isso significa que em uma única plataforma, o professor consegue gerenciar todas as suas turmas, bem como o conteúdo das disciplinas ensinadas.

No Google Classroom, professores e alunos podem acessar as turmas virtuais, bem como os materiais da disciplina e os feedbacks, de qualquer computador ou dispositivo móvel (tablets e smartphones).

O sistema é gratuito para as escolas sem fins lucrativos que queiram aderir a essa plataforma. Além disso, ele atende a altos padrões de segurança, garantindo que as informações trocadas entre os usuários não sejam violadas.

O Google Classroom também permite aos professores copiar tópicos e as tarefas de turmas anteriores e aplicar em novas turmas.

No caso das provas, podem ser aplicadas no modo bloqueado, evitando que os alunos abram outras páginas durante a aplicação do teste.

A plataforma Classroom conta também com as abas “Atividades” e “Pessoas”. Na primeira, ficam todos os materiais e conteúdos das aulas.

Na segunda, ficam organizados os contatos dos alunos e dos pais. Há também uma central de comentários, o que facilita os feedbacks.

Veja também: Microsoft Teams vs Google Classroom: qual plataforma colaborativa vale mais a pena?

Ferramentas disponíveis no Google Classroom

Professores e alunos têm acesso a um conjunto de ferramentas essenciais para o ensino à distância no Google Classroom. Veja a seguir quais são elas:

Gmail

No Google Classroom, os usuários podem usar o Gmail para trocar mensagens de e-mail. É possível também criar um domínio próprio da escola ou universidade.

Drive

O Drive é a ferramenta de armazenamento na nuvem. Cada conta tem até 15 GB para criar e subir pastas e arquivos.

Agenda

A plataforma Classroom também tem o aplicativo Agenda integrado. Com ele fica mais fácil, por exemplo, organizar encontros de videoconferência, agendar prazos para entregas de trabalho e programar alertas. 

Documentos, Planilhas e Apresentações

Outras ferramentas essenciais às quais o Google Classroom te dá acesso são as de criação de Documentos, Planilhas e Apresentações.

Os arquivos desses formatos (texto, planilha e slides) podem ser compartilhados com os alunos pelo Drive.

Além disso, é possível editá-los colaborativamente, inserir comentários e abrir um chat dentro dos arquivos.

Formulários

O aplicativo de Formulários é excelente para realização de pesquisas com as turmas e para a aplicação de provas.

Sites

No Google Sites, você pode criar uma espécie de intranet para os alunos. Lá você poderá hospedar, por exemplo, trabalhos criativos e ementas das disciplinas.

Meet

O Meet é a ferramenta para comunicação do Google Classroom via videochamada. O professor consegue fazer chamadas em vídeo com todos os alunos simultaneamente.

Grupos

No Google Groups, o educador cria grupos de discussão sobre determinado tópico, incentivando a troca de ideias e a colaboração.

Este post também pode interessar a você: Dicas para ser um bom diretor de escola: 8 boas práticas que você não pode deixar de seguir.

13 benefícios do Google Classroom

São vários os benefícios do Google Classroom, tanto para alunos como para os professores.

Separamos aqui os principais que vão te instigar a querer saber como entrar no Google Classroom:

  1. Plataforma intuitiva e de fácil configuração;
  2. Aulas, conteúdos e tarefas bem organizados;
  3. Comunicação eficiente;
  4. Possibilidade de feedback instantâneo;
  5. Maior colaboração entre os alunos;
  6. Aumento da produtividade do ensino;
  7. Automatização de tarefas repetitivas;
  8. Otimização do tempo;
  9. Acesso à plataforma de qualquer lugar e de qualquer dispositivo;
  10. Incentivo à criatividade e à autonomia dos alunos;
  11. Integração com diversas ferramentas de criação e de comunicação;
  12. Maior engajamento entre os estudantes;
  13. Segurança na troca de informações.

Agora que você já sabe quais as principais vantagens dessa plataforma de ensino à distância, que tal descobrir como mexer no Google Classroom?

Como criar uma turma no Google Classroom: passo a passo

Bom, já falamos o que é e como funciona o Google Classroom, também evidenciamos seus principais benefícios e já mencionamos as ferramentas às quais professores e alunos têm acesso nessa plataforma.

Bora colocar a mão na massa? Veja a seguir um passo a passo bem simples e fácil de como criar uma turma no Google Classroom.

Passo 1 – Crie uma conta Google

Não há como usar o Google Classroom sem antes criar uma conta Google. Com o login e senha em mãos, você estará pronto para acessar o Classroom.

Acesse o link a seguir e siga as instruções >>> Criar Conta Google:

Google Classroom

Passo 2 – Acesse a plataforma do Google Classroom

No seu navegador, você deverá acessar o site do Google Classroom e fazer o seu login na plataforma por meio dos dados de sua conta do Google.

Para isso, clique em “fazer login” no canto superior direito da tela:

google classroom

Em seguida, vai aparecer um formulário como este para você preencher seus dados:

google classroom

Passo 3 – Crie sua primeira turma

Logo que você entrar no Google Classroom, aparecerá uma página em branco. No canto superior direito, haverá um sinal de “+”.

google classroom

Clique nesse sinal e selecione a opção “Criar turma”.

Assinale o “quadradinho” e clique em continuar:

Uma caixa vai aparecer na tela com quatro campos a serem preenchidos:

  • Nome da turma;
  • Seção;
  • Assunto;
  • Sala.
google classroom

Preencha todos os campos e clique em “Criar”.

Passo 4 – Como ver o código da turma no Classroom

Sua primeira turma no Google Classroom está criada. Porém, ainda não tem alunos. O que fazer?

google classroom

Logo depois de criar a turma, um código será gerado automaticamente. Você deverá enviar esse código para os seus alunos.

google classroom

Mas será que eles saberão como acessar o Google Classroom?

Fique tranquilo. Basta eles seguirem os mesmos passos que citamos anteriormente. Porém, em vez de clicar em “Criar turma”, eles deverão selecionar a opção “Participar da turma”.

Uma mensagem vai aparecer na tela pedindo para eles inserirem o código da turma. Feito isso, eles agora fazem parte da turma que você criou.

Toda vez que você acessar a plataforma do Google Classroom, aparecerá uma tela inicial mostrando todas as suas turmas organizadas em blocos. Basta clicar no nome da turma para acessá-la quando quiser.

Quer entender ainda melhor como criar uma turma no Google Sala de Aula? Então, confira este vídeo do canal Fisicalternativa.Com:

Principais recursos da plataforma Classroom

Ao acessar suas turmas dentro da plataforma Classroom , você terá acesso a alguns recursos.

Saiba quais são eles e entenda como usar o Google Classroom.

Mural

A aba Mural é o espaço que você tem para fazer anúncios para a turma, gerenciar suas tarefas, publicar avisos e responder as postantagens dos alunos.

No lado esquerdo você tem um quadro com todas as suas próximas atividades agendadas. Também pode personalizar a capa da turma, modificando o tema ou fazendo o upload de uma foto.

Atividades

Na aba Atividades, ficam organizadas todas as tarefas que você passou para a turma. Como o Google Classroom é integrado às ferramentas do Google, você tem acesso nesta aba à Agenda e à pasta da turma no Drive.

Pessoas

Em Pessoas, você tem acesso a todos os alunos e professores que fazem parte da turma. Além disso, é nesta opção que você poderá convidar novos alunos e professores. Na aba Pessoas também é possível gerenciar níveis de acesso.

Notas

Na aba Notas do Google Classroom, como o próprio nome sugere, você tem acesso às notas de cada um de seus alunos.

Pendentes

Ainda dentro de uma turma específica, no canto superior esquerdo haverá um menu com três risquinhos horizontais.

Ao clicar nesse menu, você verá a opção “Pendentes”. Nesse espaço ficam organizadas as atividades corrigidas e as atividades a corrigir.

Para criar uma nova turma, basta ir nesse mesmo menu, clicar em “Turmas” e ir novamente no sinal de “+” no canto superior direito da tela.

Gostou de conhecer o Google Classroom?

Como você pôde perceber, qualquer pessoa consegue criar uma turma no Google Classroom.

Porém, caso a sua instituição de ensino já tenha uma conta no Google for Education, você deverá usar o endereço de e-mail da escola para acessar a plataforma.

Agora que você já sabe o que é, como funciona, os benefícios e como acessar o Google Classroom para criar turmas, que tal começar a utilizar essa plataforma agora mesmo?

Faça isso e evite que os seus alunos fiquem com o conteúdo atrasado durante essa pandemia do novo Coronavírus.

Saiba mais: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?

A Safetec ajuda sua empresa a adotar a ferramenta educacional que já revolucionou a maneira de aprender e ensinar de 30 milhões de alunos e professores.

Veja mais sobre nossa maneira de trabalhar aqui: Safetec Educação.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn