google-educacional

O que é Google Educacional? Tecnologia a favor da aprendizagem

Google Educacional é uma ferramenta do Google que tem ajudado escolas e universidades do mundo todo a ensinarem melhor seus alunos, o que promove uma experiência mais engajadora e traz melhores resultados na aprendizagem.

Neste post, você vai conhecer o Google Educacional, o que é essa tecnologia inovadora e como as ferramentas do Google para educação proporcionam um aprendizado mais efetivo e prazeroso, além de auxiliar instituições de ensino ao redor do globo a serem mais produtivas e eficientes.

O que é o Google Educacional?

g-suite-educacional

O Google Educacional (atualmente chamado de Google Workspace for Education) é um serviço que reúne as ferramentas do Google, formatadas para uso nas instituições de ensino.

O sistema integra alunos e professores em uma experiência mais colaborativa, ágil e conectada com diversas soluções que facilitam a rotina escolar.

Como fazer conta Google educacional?

O Google Educacional permite a criação de contas gratuitas para as instituições qualificadas.

As instituições de ensino fundamental, médio e superior precisam estar regularizadas e serem reconhecidas pelo governo nessa função.

Depois, basta seguir os primeiros passos de inscrição para criar uma conta e aproveitar os benefícios da edição inicial chamada de Google Workspace for Education Fundamentals.

Conheça todos os detalhes sobre as edições do Google Educacional disponível neste link.

Quais as ferramentas do Google Educacional?

Quando se fala em Google Educacional, muitos associam o nome ao uso de todos os aplicativos e ferramentas do Google Suite para aprimorar experiências de ensino e a administração escolar ou universitária.

Na verdade, essa é apenas uma parte das funções que o Google Educacional pode proporcionar para escolas, universidades e alunos.

Para entender o que é Google Education é e o que isso representa, tenha em mente três fatores:

  1. Google Sala de Aula
  2. Aplicativos do Google Suite
  3. Dispositivos para educação

Entenda cada um deles, a seguir!

1. Google Sala de Aula

Hoje é praticamente impossível ensinar as novas gerações sem usar a internet e a tecnologia a favor da educação.

Nesse contexto, o Google criou o Google Sala de Aula, um ambiente de ensino intuitivo e fácil de usar, seja para quem aprende como para quem ensina.

O Google Sala de Aula foi desenvolvido em parceria com professores. Dessa forma, foi possível criar soluções para os problemas reais que os educadores enfrentam em seu dia a dia.

O sucesso foi tanto que já são mais de 30 milhões de usuários dessa solução do Google Educacional, entre professores e alunos.

Uma das grandes vantagens do Google Sala de Aula é poder contar com todas as ferramentas do Google Suite como planilhas, formulários, agenda, videoconferência entre outras em um só lugar.

Assim, fica muito mais fácil para o professor trabalhar. Além disso, a comunicação com os alunos se dá em tempo real, independentemente de onde o professor ou cada integrante da classe se encontrem e de qual dispositivo estejam usando.

Professores podem usar toda sua criatividade para desenvolver tarefas desafiadoras que aumentam o engajamento da classe, pois os recursos disponíveis no Google Educacional são muito amplos.

A correção de provas e exercícios é muito rápida. E mais: caso ache necessário, o professor pode dar um feedback individualizado para cada aluno, tornando o aprendizado muito mais efetivo.

Leia também: Descubra como usar o Google Sala de Aula e revolucione o seu jeito de ensinar.

2. Google Suite para Educação

Outro componente importante do Google Educacional é o Google Suite para Educação.

Com ele é possível fazer todo gerenciamento de sua turma, organizar atividades, realizar provas online, fazer videoconferências via Google Meet e muito mais, usando todos dispositivos do Google Suite (atual Google Workspace).

As instituições de ensino que usam o G Suite se tornam muito mais ágeis e eficientes. Com isso, entregam resultados mais efetivos para os alunos, para seus pais e para a sociedade como um todo.

E se você acha que usar o Google Educacional pode ser um investimento caro para sua escola, saiba que o G Suite para Educação também é oferecido gratuitamente para algumas instituições, com o objetivo de que todos possam aproveitar ao máximo esses benefícios.

É muito simples e intuitivo de usar, como acontece com os aplicativos desenvolvidos pelo Google.

3. Dispositivos Chrome para instituições de ensino

De que adianta disponibilizar os softwares e os aplicativos se os alunos, os professores e os administradores não tiverem dispositivos de qualidade para usá-los?

Com as as soluções DaaS (Desktop as a Service) do Google, sua instituição de ensino poderá contar com dispositivos Chrome de alta performance e de baixo custo.

Esses dispositivos já são idealizados para terem o melhor desempenho com o G Suite Educacional e com o Google Sala de Aula.

Além disso, são fáceis de configurar e gerenciar, se integrando sem dificuldades à nuvem. E mais: todas as atualizações acontecem automaticamente, facilitando a vida de professores e alunos.

A segurança da informação é outro ponto forte dos dispositivos Chrome, garantindo que todos possam estudar e trabalhar com  tranquilidade.

Ao adquirir dispositivos Chrome para sua escola ou universidade, as licenças do Google Educacional e do Google Sala de Aula são fornecidas de forma gratuita, o que faz com que o custo de aquisição seja ainda mais vantajoso e caiba no orçamento.

Leia também: Chromebook nas escolas: 6 vantagens de usar o dispositivo.

Gostou de conhecer o Google Educacional?

Se você ficou interessado no potencial de desenvolvimento que o Google Educacional pode trazer para sua instituição, assista ao vídeo abaixo sobre a experiência do Senai-BA na prática com a ferramenta:

Agora que você já sabe o que é o Google Educacional e como ele pode ajudar sua instituição de ensino a se destacar.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn