o que é google forms na sala de aula

Google Forms em sala de aula: 5 aplicações práticas!

Você conhece as aplicações do Google Forms em sala de aula?

Com a popularização do ensino híbrido em alguns locais do globo, a pandemia e o uso de mecanismos digitais nas escolas, era de se esperar o surgimento ou a adaptação de ferramentas de automação no ambiente escolar.

Muitas delas já existiam no cotidiano empresarial e estudantil, como Google Docs, Planilhas e, claro, o Google Forms. Mas não era uma prática comum utilizá-los como ferramentas educacionais.

Hoje, no entanto, elas já são conhecidas por suas aplicações nesse universo. Você sabia, por exemplo, que é possível aplicar provas, questionários de desempenho, trabalhos e ainda coletar dados personalizados dos alunos e profissionais da educação com o Google Forms em sala de aula?

É exatamente isso que queremos mostrar nesse artigo, as facilidades dessa ferramenta, aplicações no ambiente escolar e como você pode implementá-la.

O que é Google Forms?

Google Forms, ou Google formulário, é um aplicativo que possibilita a criação, personalização e compartilhamento de formulários diversos. O seu uso é extremamente comum no marketing, para capturar leads, no meio corporativo, para realizar pesquisas e colher feedbacks.

Ainda que em menor grau, ele também já era utilizado no ambiente escolar, na parte administrativa e coleta de dados. Com a pandemia, no entanto, as avaliações passaram a ocorrer digitalmente e o Google Forms tornou-se uma solução segura, eficiente e extremamente prática.

Mas você sabia que aplicar provas não é a única funcionalidade do Google Forms em sala de aula?

5 maneiras de utilizar o Google Forms em sala de aula

1. Avaliações

Como já adiantamos acima, é possível aplicar provas e avaliações com o uso do Google Forms em sala de aula. O uso mais comum é para perguntas e respostas de múltipla escolha, como vemos em grande parte dos vestibulares, simulados e provas nacionais.

Mas também é possível mesclar dissertativas com as de múltipla escolha, na proporção e distribuição da preferência do aplicador.

Decidido o formato da prova, o professor pode inserir as perguntas, colocar a(s) resposta(s) correta(s) e algumas erradas. Se preferir, incluir o valor de cada questão, imagens ou vídeos ilustrativos.

Vale ressaltar que a personalização, os acréscimos de informações e inserção de elementos são realizados de maneira simples, no próprio documento.

Com a avaliação pronta, o professor decide como e quando irá compartilhar o acesso com seus alunos. As formas disponíveis no Google Forms são:

  • Via e-mail – O alunos devem enviar ou cadastrar seus e-mails para receber o acesso diretamente no e-mail;
  • Compartilhamento do link – Nesta opção, o próprio Google fornece um link do arquivo, que pode ser enviado por email, SMS, Whatsapp, etc.
  • Inserção do endereço em outro portal.

Ao compartilhar, o professor pode colocar como requisito login no Google, dessa forma a avaliação é respondida apenas uma vez por cada aluno. Assim que a prova finalizar, é possível desabilitar a função de compartilhamento.

2.Trabalhos e tarefas

A aplicação de trabalhos e tarefas segue a mesma ideia da funcionalidade que citamos acima. As edições e métodos de compartilhamento são iguais. O que muda é apenas o objetivo do formulário.

Nessa função, o professor pode deixar o link disponível por um período maior. Além, é claro, de configurar o formulário de acordo com o trabalho ou tarefa desenvolvida.

3. Pesquisas

O uso do Google Forms como canal de pesquisa é muito comum em empresas, principalmente para colher feedbacks de clientes e de colaboradores internos. Nestes casos, a ideia é investigar a opinião dos respondentes a respeito de diversas situações.

Como:

  • Eventos;
  • Atendimento;
  • Relacionamento;
  • Satisfação com a experiência de contato;
  • Etc.

Como você deve imaginar, todas essas pesquisas podem ser adaptadas para o uso do Google Forms na sala de aula. Podemos, portanto, consultar os alunos sobre:

  • A presença em determinado evento, se gostaram de palestras anteriores, quais os pontos que devem ser melhorados, ou motivos da sua ausência;
  • Qual a experiência deles com determinado professor, funcionário, ou com a própria instituição;
  • Entre outros temas.

As respostas podem ser anônimas ou assinadas, dependendo dos objetivos pretendidos.

4. Coletar dados e informações

Também é possível utilizar o Google Forms para coletar dados e informações de alunos, contatos de emergência e forma de tratamento. Assim como dificuldades, expectativas e temas de interesse.

Essa função é extremamente importante para conhecer melhor os alunos, seus pais e responsáveis. Lembrando que todo formulário produzido pode ser armazenado no Google Drive e consultado sempre que necessário.

Outro ponto que vale a pena comentar é a possibilidade de restringir as respostas para minimizar erros. Como, por exemplo, a inserção errada do endereço de e-mail. Para isso, basta clicar no canto inferior direito da seção da pergunta que você deseja restringir, como na imagem abaixo:

 

Ao clicar nessa opção você pode determinar que aquela resposta deve ser um número, texto, conter alguma informação ou um tamanho pré-determinado.

5. Entretenimento

Diferente do que muitos imaginam, também é possível incluir diversão e entretenimento com o Google Forms em sala de aula. Para gerar mais engajamento, interatividade e dinamismo, os professores podem disponibilizar quizzes e jogos utilizando a ferramenta.

O professor decide se eles estarão relacionados às matérias,  temas abordados em sala de aula. Ou a filmes, séries, notícias, interesses respondidos no formulário do item anterior, etc.

A criatividade é o limite! Tanto na temática dos formulários, quanto nas práticas do Google Forms na sala de aula.

Precisamos ressaltar que as possibilidades de edição, compartilhamento e funcionalidades permanecem iguais em todas as aplicações que citamos acima.

Depende, portanto, da criatividade e motivação da instituição, dos educadores e alunos!

Como implementar o Google formulários em sala de aula?

A prática do Google Forms é muito simples, afinal, não é preciso conhecimento em programação ou técnicas aprofundadas de tecnologia.

  1. Acesse o app/site do Google Forms;
  2. Faça login com o email institucional ou pessoal, dependendo dos objetivos daquele formulário;
  3. Clique no ícone “Em branco”, no canto superior esquerdo. Ou, se preferir, selecione um dos templates prontos. Eles também podem ser editados e personalizados, ok?
  4. Adicione, em seguida, as informações necessárias. Como: nome do formulário, objetivo, seções, imagem, vídeo, etc.
  5. Com o documento pronto, você pode escolher com quem, como e onde deseja compartilhar o formulário. É possível adicionar os respondentes um a um, utilizando o e-mail, compartilhar o link de acesso, ou incorporar o endereço de um local externo, como blogs, sites e apps.

Se necessário, o autor do formulário também pode incluir colaboradores. Estes conseguirão editar o documento, acrescentar informações, ou deletar itens necessários. Importante, portanto, não confundir na hora de compartilhar, afinal, os respondentes não podem alterar as informações ali contidas.

Vantagens do Google Forms para as escolas

Como você deve ter notado, a automação do Google Forms para escola é um dos maiores benefícios da ferramenta. Afinal, ele traz muito mais mobilidade para algumas atividades escolares, como aplicação de provas, trabalhos e pesquisas.

Mas as vantagens não param por aí. A ferramenta do Google é altamente personalizável, consequentemente, pode ser utilizada por diferentes instituições para as mais diversas finalidades.

Ela também pode ser integrada a outros softwares, apps e sites. Ou seja, as escolas podem inserir formulários no site institucional para coletar, dados e outras informações de pais, docentes, alunos e interessados.

Além, claro, de possibilitar que a empresa personalize com suas cores, logos e linguagem. Facilitando a identificação e tornando os processos muito mais profissionais.

Como podemos notar, o Google Formas para escola é muito democrático. Afinal, estamos falando de uma ferramenta gratuita, intuitiva, que pode ser editada sem conhecimentos aprofundados de computação.

Por fim, é importante salientar que o Google Forms pode ser utilizado colaborativamente com outras ferramentas, como o Planilhas, por exemplo. Assim, conseguimos construir gráficos e realizar a análise de resultados.

O combo do Google Workspace é extremamente importante para facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, temos inúmeras ferramentas voltadas para educação no Google for Education.

Não conhece?

O que é Google for Education?

O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino.

Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens