O Google Groups na educação é uma ferramenta que pode facilitar o trabalho em grupo dos alunos de forma organizada e clara.
Criada em 2001, a ferramenta ganhou mais destaque nos últimos três anos, mais precisamente de 2019 para cá, com a descontinuidade dos grupos do Yahoo.
A ideia do recurso é permitir uma discussão em grupo com e-mails organizados, listas de contato de mais fácil gerenciamento e mensagens que podem ser visualizadas mesmo após serem apagadas.
Neste artigo vamos mostrar um pouco mais sobre o que é essa plataforma, e como ela pode ser usada para melhorar os trabalhos na educação.
Para que serve Groups Google?
O Google Groups, assim como o Google for Education, é uma ferramenta que serve para organizar as discussões em grupo virtualmente, por meio de um ambiente que permite a listagem de contatos, visualização de mensagens e organização de e-mails.
Apesar de antiga, a plataforma passou por uma atualização recente que mudou desde o visual, até a integração de novos recursos, sendo eles:
- navegação aprimorada;
- facilidade na criação de novos grupos;
- alternativas de pesquisa avançada;
- mensagens padronizadas.
Com tais mudanças, muitos professores passaram a adotar o recurso na educação, incorporando a tecnologia aos trabalhos em grupo dos alunos.
Como funciona o Google Groups?
O Google Groups funciona como um ambiente no qual é permitido a organização de reuniões, conferências e eventos.
Para isso ele dispõe de vários recursos como a compatibilidade com dispositivos móveis e a criação de caixas de entrada colaborativas. Nesse último caso dá para utilizar recursos como a atribuição de temas e até mesmo mudar os tipos de grupo.
De modo geral, é um recurso até então muito usado no meio empresarial, mas que também está ganhando força no mundo acadêmico com a introdução da tecnologia na aprendizagem.
Leia também:
- Cloud computing na educação: como um professor pode usufruir dos benefícios da computação em nuvem?
- 9 vantagens do Google for Education para potencializar o ensino e a aprendizagem
Como criar Google Groups para alunos?
Criar um Google Groups na educação não é difícil. E qualquer professor pode fazer isso para facilitar o acesso ao ensino. Abaixo, vamos mostrar um breve passo a passo.
1 – Acesse o Google Groups
O primeiro passo que você precisa dar é criar uma conta no Google. Essa é uma etapa obrigatória para quem quer ser o proprietário e criador de uma lista.
Já os participantes não precisam de um endereço do Gmail, somente o proprietário. Uma vez criada a conta é só acessar o site do Google Groups.
Feito isso você será direcionado para à janela principal, sendo que grande parte da tela é ocupada pelos grupos que você participa.
2 – Faça uma lista de discussões
Assim que você acessar o Google Groups verá no canto esquerdo um menu de configurações. Lá terá o gerenciamento da lista de discussão. Você então só precisa clicar na opção “Criar grupo” e depois um formulário aparecerá na sua tela para preenchê-lo.
Nesse pequeno formulário será preciso inserir o nome, o e-mail e a descrição do grupo. Coloque informações que facilitem a identificação.
Por exemplo, se o grupo é de uma turma do oitavo ano em 2022, um bom exemplo de e-mail pode ser: “oitavoano_2022”. Assim fica mais fácil administrar mais do que um único grupo sem se perder.
Lembre-se que a descrição não pode ter mais do que 300 caracteres, então o ideal é procurar sem bastante claro e objetivo no momento de fazê-la.
3 – Determine a privacidade do grupo
Agora é o momento de escolher as configurações de privacidade. É aqui que será decidido se o grupo pode ser encontrado por qualquer pessoa ou só pelos participantes.
Além disso, é também na privacidade que você estabelece se a entrada pode ser feita somente mediante convite ou não.
Na tela você terá que preencher o campo “Quem pode pesquisar pelo grupo” e “Quem pode participar do grupo”. Também será preciso definir quem pode ver as conversas e quem poderá postar.
Antes de definir as configurações de privacidade é fundamental avaliar qual é o propósito do grupo para que a política de privacidade vá de encontro a isso.
4 – Faça o convite para os membros
Essa última tela é destinada para que sejam feitos os convites aos novos membros do grupo. Nela dá para escolher quem é o proprietário do grupo, o gerente e os participantes.
Tudo isso é feito através dos e-mails, sendo que também é possível criar uma mensagem de recepção que vai para quando um membro entra no grupo.
Lembre-se, no entanto, de manter ativada a opção “Adicionar participantes diretamente”, pois só assim as pessoas selecionadas já são incluídas na lista sem precisar aprovar algo.
Ao final é só clicar no botão “Criar grupo”. Pronto, agora já é possível usar todas as ferramentas de interação, discussão e colaboração na plataforma.
Qual a vantagem de usar o Google Groups?
Uma das grandes vantagens de usar o Google Groups é que você amplia a capacidade de comunicação dos vários alunos que compõem um único grupo.
Além disso, terá mais facilidade na hora de organizar as entregas de trabalho, ver como as discussões foram feitas, quais foram os alunos mais participativos etc.
Outro ponto interessante, entretanto, é que a ferramenta possibilita aos alunos uma maior familiaridade com a tecnologia, principalmente no que tange ao campo da pesquisa.
Em regra, ajuda bastante a colaboração de trabalhos de pesquisa, e garante ao professor muito mais agilidade para avaliar os trabalhos em grupo.
Quanto custa o Google Groups?
Agora vem a melhor parte. Para usar o Google Groups não tem custo nenhum. A única exigência, no entanto, é que o administrador do grupo tenha uma conta no Google.
Portanto, essa é uma ferramenta gratuita que, conforme dissemos, apesar de ser antiga, se tornou mais popular nos últimos anos após ter passado por uma profunda atualização.
Desde então, muitos professores passaram a usá-la para deixar as pesquisas mais interativas. E se você quer saber como incorporar essa inovação na sua escola é só entrar em contato com a Safetec Educação.
Nossa equipe terá um enorme prazer em te ajudar a alinhar a tecnologia com o seu método de ensino. Entre em contato e saiba mais.