O Google Sala de Aula é uma plataforma de ensino e aprendizagem segura e fácil de usar que ajuda os professores a gerenciar, medir e enriquecer a experiência de ensino nas escolas.
Com os avanços tecnológicos e a transformação digital permeando diferentes setores da sociedade, inclusive o da Educação, cada vez mais a tecnologia está sendo utilizada como aliada do ensino e do aprendizado.
Um exemplo disso é o Google Sala de Aula, também chamado de Google Classroom.
Desenvolvida pela gigante da internet, a ferramenta contém uma série de recursos que prometem otimizar e potencializar a aprendizagem de alunos do mundo inteiro.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é, para que serve, as principais vantagens e como utilizar na prática o Google Classroom.
Continue a leitura e saiba como essa ferramenta pode ser bastante útil para alunos e educadores.
O que é o Google Sala de Aula e para que serve?
O Google é conhecido pelo Google Workspace (antigo G Suite) para empresas, um conjunto de aplicativos que tem ajudado diversos gestores a enfrentarem os desafios do empreendedorismo.
Pensando em ampliar sua atuação em direção a segmentos específicos como o da educação, o Google convidou diversos educadores e junto com eles criou o Google Sala de Aula.
Trata-se de uma ferramenta bastante simples e intuitiva e que tem como objetivo facilitar a vida de alunos e professores.
Por meio do Google Sala de Aula, o professor consegue criar e gerenciar turmas e atividades online, além de distribuir tarefas, fazer avaliações e enviar feedbacks. Tudo isso em uma única plataforma.
O Google Classroom serve também para que os alunos possam acessar materiais e entregar atividades à distância. Para isso, basta ter um dispositivo com acesso à internet.
Além disso, os professores podem monitorar o desempenho de seus alunos e saber onde eles estão tendo maior dificuldade, fornecendo feedbacks personalizados.
Com o Google Classroom os fluxos de trabalho se tornam mais simples e os esforços do processo de aprendizagem são direcionados com maior assertividade.
Leia também: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas.
Como funciona o Google Sala de Aula?
O Google Classroom ou Google Sala de Aula funciona online, conectando turmas e seus respectivos professores.
O aplicativo está disponível pelo notebook ou computador e também pelo tablet e smartphones de todos os sistemas operacionais.
Os professores podem dar aulas ao vivo e enviar o link de acesso à sala para toda turma, além de compartilhar a data na Agenda — cada turma possui a sua.
Toda comunicação acontece na página da turma. Mensagens, materiais extras, envio de tarefas, postagem das notas e gerenciamento dos alunos é feito pelo aplicativo.
Como instalar o Google Sala de Aula?
O Google Sala de Aula pode ser utilizado dentro do espaço Google Workspace, mas também como aplicativo em dispositivos móveis, tanto Android, quanto iOS. Para instalar o Google Sala de Aula, procure a loja de apps do seu dispositivo e localize o seguinte ícone:
Caso o dispositivo seja da instituição e apresente algum problema na instalação, basta contar com o suporte de um Google Partner, como a Safetec Educação. Ou na própria plataforma Google.
Vale ressaltar que o acesso ao Google Sala de aula pode estar vinculado ou não à instituição escolar. Confira abaixo!
Como acessar o Google Sala de Aula no dia a dia?
Apesar de extremamente intuitivo, alguns professores ainda perguntam como acessar o Google Sala de Aula depois de instalado. Caso você esteja utilizando o desktop, pode acessar na aba diretamente do Google Workspace.
Também é possível entrar pelo ícone presente na lateral direita de uma ferramenta Google, como no Gmail, por exemplo.
E, caso o acesso seja por um dispositivo móvel, basta clicar no ícone presente do celular, notebook ou tablet.
Como adiantado acima, o acesso à ferramenta pode não estar conectado à instituição escolar. Desta forma, pais, responsáveis e alunos podem acessá-la por meio da conta pessoal.
Para acessar o Google Sala de Aula na conta escolar, a escola precisa criá-la e se credenciar no Google For Education. Outra alternativa é direto pela Conta do Google Workspace, também desenvolvida pela instituição estudantil.
Como usar o Google Sala de Aula na prática: passo a passo
Agora que você já sabe o que é o Google Sala de Aula, é hora de entender como utilizar essa ferramenta na prática. Fique tranquilo, pois isso é mais simples do que você imagina.
O primeiro passo para começar a usar o Sala de Aula é criar uma conta Google. Em seguida, você precisa acessá-la pelo computador ou por um dispositivo móvel conectado à internet. Como explicado no item anterior.
Depois disso, entre no site do Google Sala de Aula para criar ou participar de alguma turma.
No caso de professores que queiram criar uma turma, é necessário clicar no símbolo de “+” no canto superior direito da página e depois em “Criar turma”.
Feito isso, preencha os dois primeiros campos do formulário (nome da turma e seção) que vão aparecer na tela e clique em “Criar”.
Pronto! Agora basta adicionar os alunos que também precisam ter uma conta Google.
Para isso, é necessário informar aos alunos o código de acesso que será gerado assim que você concluir o processo de criação da turma.
Para saber quem já ingressou na turma, clique na aba “Pessoas”. A aba “Mural” é para você postar avisos e recados. A aba “Atividades” é para criar, enviar, receber e corrigir todas as tarefas passadas aos alunos.
Confira abaixo um vídeo explicando como funciona cada processo do Google Classroom:
Veja mais detalhes no artigo: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente.
Quais as vantagens de usar o Google Classroom?
O Google Classroom foi criado com a proposta de facilitar o ensino e aprendizagem. Veja a seguir as principais vantagens que essa ferramenta oferece aos seus usuários:
- Comunicação facilitada entre alunos e professores, podendo ser feita em tempo real e de qualquer lugar;
- Redução no tempo de correção de atividades;
- Aprendizado personalizado por meio feedbacks individuais instantâneos;
- Otimização de tarefas rotineiras;
- Priorização de tarefas criativas;
- Gestão centralizada das atividades e do desempenho dos alunos;
- Plataforma simples e intuitiva;
- Possibilidade de integrar outras soluções do Google como Docs, Formulários, Apresentações, Planilhas, Agenda e muito mais;
- Estímulo à colaboração entre alunos e professores;
- Melhor organização das tarefas;
- Possibilidade de aplicar o modo bloqueado para evitar distrações dos alunos;
- Atendimento a altos padrões de segurança para evitar que informações sejam violadas.
Vale ressaltar que uma vantagem muito interessante para a empresa é demonstrar a sua proficiência na transformação digital e sua preocupação em absorver inovações.
Hoje, a prática com ferramentas tecnológicas é um diferencial muito significativo. Principalmente se a instituição se aperfeiçoar e conquistar certificações do Google Sala de Aula para professores.
Para isso, o Google oferece uma série de treinamentos, testes e exames para garantir que os docentes estão acessando todas as ferramentas e soluções da maneira correta. Garantindo, portanto, a performance máxima na sua utilização.
Naturalmente, as certificações do Google Sala de Aula sinalizam autoridade no assunto, além de capacitar os professores.
Conheça mais recursos educativos no artigo >>> Google para professor: da sala de aula virtual aos computadores.
Leve o Google Classroom para sua instituição de ensino
Agora que você já sabe mais sobre o Google Sala de Aula, que tal começar a utilizar essa ferramenta? Ao fazer isso, você conseguirá otimizar o aprendizado e o ensino, alcançando melhores resultados.
A Safetec usa a tecnologia em nuvem para ajudar escolas e universidades a se tornarem cada vez mais eficientes, produtivas e lucrativas.
Além disso, integra pessoas e processos por meio de aplicativos online que estão moldando a nova maneira de trabalhar e de educar.
Chegou a hora de transformar sua instituição de ensino com ajuda da tecnologia digital.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.