Google Workspace para educação

Google Workspace para educação: entenda essa ferramenta de ensino digital

O Google Workspace para educação é um conjunto de ferramentas desenvolvidas para facilitar, agilizar e melhorar o ensino remoto ou híbrido.

Apesar da popularização de tecnologias de ponta e o aumento da presença digital no nosso cotidiano, ainda existem inúmeros obstáculos para a transformação digital no ensino. Isso ficou muito claro com as aulas remotas durante a pandemia.

Além da falta de estrutura para o aproveitamento das aulas online, professores e alunos precisaram aprender e se adaptar rapidamente a um novo cenário. As dificuldades, claro, afetaram diretamente o potencial de aprendizado, prejudicando alunos e profissionais da educação.

Percebemos, portanto, que, além do investimento na popularização tecnológica, precisamos de ferramentas facilitadoras para utilizar a tecnologia a favor da educação. Como você já deve imaginar, o Google Workspace faz exatamente isso!

Vamos entender melhor o que é essa plataforma e como o Google Workspace for Education funciona?

O que é Google Workspace para educação

O Google Workspace for Education é um espaço com inúmeras ferramentas voltadas para a educação, baseadas em cloud computing. Ou seja, estamos falando de funcionalidades que atuam na nuvem e podem, portanto, serem acessadas de qualquer lugar por todos os membros habilitados.

Além dos acessos, também é possível carregar materiais em diferentes salas de aula, marcar reuniões, avisar sobre atividades e ministrar aulas, tudo em um único lugar. A ideia, portanto, é facilitar o gerenciamento e a comunicação com muito mais mobilidade.

Essa tecnologia Google, assim como todas as demais, é conhecida pelo alto potencial inovador. Mas a plataforma não é exatamente nova. A versão mais básica e gratuita do Google Workspace para educação é a antiga G Suite for Education.

Falaremos mais para frente sobre as novas versões e quais funções foram adicionadas em cada uma delas.

Vale ressaltar que o Google Workspace for Education é indicado para ensino fundamental, médio e superior. Afinal, as dinâmicas dos diferentes graus de ensino são semelhantes, com aulas, trabalhos, provas e interações entre alunos e instituições.

O seu uso, no entanto, é limitado e exclusivo para instituições cadastradas, credenciadas formalmente e reconhecidas pelo governo para a emissão de certificações. Ah! E estamos falando do reconhecimento no âmbito nacional ou internacional.

Isso quer dizer que aquelas que não seguirem os requisitos, não conseguem acessar todo o conjunto de ferramentas. E segundo o próprio Google Workspace for education, existem outros itens excludentes:

“As organizações que recebem financiamento acadêmico ou operacional do governo federal ou estadual/municipal, como academias militares e bibliotecas públicas, não estão qualificadas para usar o Google Workspace for Education.”

A sugestão, caso a instituição não se enquadre nos requisitos, é utilizar o Google Workspace Business, que possui algumas funcionalidades parecidas. Portanto, podem ser adaptadas para fins escolares e acadêmicos.

Para se tornar mais democrático e abrangente, o Google Workspace para educação disponibiliza algumas versões diferentes para atender demandas diversas. Entenda as diferenças abaixo.

Edições Google Workspace para educação

Quer entender melhor e comparar as diferentes versões? Então, clique no link abaixo:

Escolha a edição ideal para sua instituição.

Como funciona o Google Workspace for Education

Na prática, alunos, professores e demais funcionários da educação podem criar, gerenciar,  acessar e compartilhar postagens, conteúdos e avisos.

As instituições que possuem ensino híbrido, à distância ou querem incluir ferramentas digitais devem verificar se possuem qualificações para usar o Google Workspace for Education.

Em seguida, podem se cadastrar e começar a utilizar as ferramentas compartilháveis. Esse processo costuma demorar até 14 dias úteis. Se aprovado, os professores e gestores já podem incluir avisos no mural, compartilhar links/códigos de acesso, ou convidar os alunos utilizando o e-mail de cada um.

A próxima etapa é disponibilizar os conteúdos, que podem ser categorizados em pastas e editados colaborativamente. Os gestores também conseguem limitar o acesso/participação a cada categoria e/ou o poder de edição.

Aumentando assim o controle e a segurança das informações inseridas no Google Workspace.

Como você pôde notar, a adoção das ferramentas e apps do Google Education é um processo que beneficia todos os participantes e pode, inclusive, render um importante certificado para as instituições. Leia até o final para saber como podemos te ajudar com essa certificação!

Não deixe de ler – Curso Google for Education para professores: como fazer?

Principais funcionalidades do Google Workspace para educação

Agora que você já compreendeu como funciona o Google Workspace for Education, vamos ver quais ferramentas e funcionalidades estão disponíveis?

  • Gmail

A primeira e talvez uma das mais conhecidas é o Gmail. Uma ótima ferramenta para trocar conteúdos específicos, imagens, documentos, etc. Devido ao amplo espaço de armazenamento, segurança e possibilidade de categorização em pastas, é um canal extremamente popular no ambiente escolar.

  • Google Sala de Aula

Diferente da ferramenta anterior, o Google Sala de Aula é uma ferramenta disponível gratuitamente apenas para as instituições aprovadas. Possui inúmeras funcionalidades para que os profissionais da educação possam acompanhar o desempenho dos estudantes de onde e quando quiserem.

Como foi desenvolvida por educadores, o Google Sala de Aula é extremamente eficiente, simples de utilizar e personalizado para atender todas as necessidades dos professores.

  • Google Meet

O modelo de videoconferência se popularizou ainda mais durante a pandemia. Afinal, ele pôde substituir com muita segurança, qualidade e praticidade as reuniões presenciais. Com o uso dessa ferramenta, os participantes conseguem manter a proximidade e interatividade, mesmo à distância.

Garantindo, assim, muito mais mobilidade nas trocas entre alunos, professores e demais profissionais da educação. Vale ressaltar que, além das chamadas em grupos, é possível realizar reuniões e conversas individuais, para compreender dificuldades, tirar dúvidas e solucionar possíveis problemas.

  • Google Agenda

O Google Agenda é a ferramenta perfeita para criar alertas, reservar datas e horários para reuniões, entrega de trabalhos, provas, exercícios, etc. Essa inserção colaborativa – e em tempo real – facilita a organização e melhora o planejamento de estudos.

  • Google Docs, Planilhas e Drive

Colocamos essas três ferramentas em uma só, pois estão muito interligadas. O Google Docs e Planilhas estão alocados no Google Drive. Os dois primeiros são extremamente úteis para criação de textos, artigos, trabalhos (Docs), gráficos, tabelas e fórmulas matemáticas (Planilhas).

Isso, claro, com todas as funcionalidades necessárias para desenvolver esses conteúdos, como:

  • Ortografia e gramática;
  • Citações,
  • Traduções;
  • Formatações;
  • Diversidade de fontes, tamanhos e alinhamentos;
  • Preenchimento automático
  • E muito mais!

Assim como as demais ferramentas do Google Workspace para educação, essas também podem ser compartilhadas e editadas colaborativamente. Basta que o autor convide os membros para editar, comentar ou visualizar o arquivo, ou envie o link de compartilhamento.

O Google Drive, por sua vez, é o local que podemos criar pastas para armazenar e organizar os conteúdos. Assim como inserir outros documentos, imagens e informações.

Outras ferramentas do Google Workspace para educação

  • Google Apresentações – Diversas opções de templates prontos, funcionalidades simples e claras para criar apresentações. Também conta com integração simplificada para vídeos, imagens e outros recursos audiovisuais;
  • Google Grupos – Local para debates, conversas e fóruns de discussão entre alunos, educadores e demais profissionais da educação. Perfeito para aumentar a interação dos participantes, estimular as trocas e melhorar o engajamento das turmas;
  • Google Formulários – Ferramenta para criar, coletar, organizar e compartilhar questionários. Muito útil para a aplicação de provas, trabalhos e pesquisas;
  • Google Vault – Funcionalidade indispensável para gerenciar os demais recursos do Google Workspace para educação. Além de administrar os acessos, segurança e acessibilidade por ferramenta. Ele é prático, intuitivo e centralizador.

Vantagens do Google Workspace para educação

vantagens do Google Workspace para educação

Como você deve ter notado, as ferramentas do Google Workspace para educação são vantajosas para todos os agentes. Isso inclui professores, administradores, alunos e, inclusive, os pais.

Afinal, todo conteúdo é disponibilizado em tempo real, com segurança, dinamismo e interatividade.

Isso, claro, facilita a dinâmica de acesso, informação e gerenciamento de turmas. Além de colaborar com a rotina de estudos dos alunos. Tornando-a muito mais eficiente, com atividades motivadoras e criativas.

A facilidade de acesso e acompanhamento das atividades também é uma ótima vantagem para os pais se sentirem muito mais participativos e informados sobre seus filhos.

Por fim, temos as vantagens para os profissionais da administração e TI da instituição. Como todos os processos e atividades podem ocorrer online, temos uma redução significativa de custos. Isso também pelo suporte eficiente e constante oferecido pelo próprio Google.

Os investimentos em áreas relacionadas à segurança de dados também diminui. Afinal, a plataforma se responsabiliza em proteger as informações compartilhadas neste espaço.

Outro ponto muito positivo para a instituição é a melhor interação entre equipes e entre todas as atividades educacionais. Isso, claro, afeta positivamente o clima organizacional, a produtividade e eficiência de todos os envolvidos.

Falamos anteriormente sobre a possibilidade das instituições receberem uma certificação do Google for Education. O selo ratifica o profissionalismo e as habilidades digitais da instituição educacional.

Quer saber como podemos te ajudar a conquistar esse certificado?

A Safetec é especializada em ajudar instituições de ensino a implementar o Google for Education e receber o Selo

Para ajudar as instituições a se credenciarem com o Selo Google for Education a Safetec emprega uma metodologia de consultoria em 5 fases:

  • 1ª Fase: Planejamento para definir as novas políticas, gestão da mudança e treinamento para a Administração e TI da instituição.
  • 2ª Fase: Workshop para a capacitação dos professores e treinamentos online complementar com premiação para os
  • 3ª Fase: Criação de sala piloto para os professores aplicarem, workshop para alunos, acompanhamento dos resultados e criação de case de sucesso
  • 4ª Fase: Oficina avançada para capacitação dos professores e uso de treinamento online para os alunos.
  • 5ª Fase: Aplicação de Simulado para a escola ou universidade conseguir a certificação google for education.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens