Visitar os maiores museus do mundo. Passear pelos corredores e apreciar cada detalhe de obras de arte super famosas. Tudo isso tornou-se possível com a tecnologia e com o Google Arts & Culture. Entenda o que é essa ferramenta e como é possível utilizá-la na educação.
O aprendizado por meio de imagens é muito benéfico. Visitar museus e galerias de arte, por exemplo, é uma opção excelente para ensinar e conseguir reter a atenção do aluno por mais tempo. É uma maneira mais lúdica de contar sobre a história e mais interessante. Afinal de contas, nada melhor do que ver de perto o que está nos livros, não é mesmo?
No entanto, sabemos que nem sempre é possível sair da sala de aula para fazer visitas em museus. Além disso, alguns estão a muitos quilômetros de distância e são praticamente inviáveis para uma escola pública, por exemplo. Mas isso não quer dizer que é impossível ter acesso a essas obras de arte. Graças ao avanço da tecnologia, agora qualquer pessoa pode visitar grandes museus a partir do seu computador com o Google Arts & Culture. Vamos falar agora mesmo o que é isso e pra que serve o Google Arts & Culture. Confira a seguir.
Leia também: Inclusão digital no ambiente escolar: entenda a importância da tecnologia
Google Arts & Culture: O que é?
O Google Arts & Culture é uma plataforma criada pelo Google que mostra museus e galerias de arte por dentro, além de lugares históricos e turísticos. Ou seja, ela oferece um passeio virtual no interior das salas de museus ao redor do mundo e mostra a história para quem não pode ir até o local visitar fisicamente.
Ela funciona como se fosse o Google Street View, porém, ao invés de mostrar as ruas, casas e edifícios, são apresentadas obras de arte, monumentos históricos e instituições culturais. Essa ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa, no entanto, seu foco de ensino é para crianças acima de 8 anos.
Leia também: Quais são as vantagens do Google Classroom? Saiba se vale a pena usar
A proposta do que é o Google Arts & Culture é popularizar o acesso à cultura, divulgando os acervos existentes pelo mundo e também garantir que esses bens sejam preservados para as futuras gerações.
Dessa forma, é possível visitar os mais de 2 mil museus presentes na plataforma, tais como:
- Museu de Roma, na Itália;
- Palácio de Versailles, na França;
- Galeria Nacional, em Londres;
- Museu Frida Kahlo, no México;
- O Museu de Israel, em Jerusalém.
Alguns museus brasileiros também podem ser encontrados na ferramenta, tais como:
- Museu Histórico Nacional (MHN);
- Museu Nacional de Belas Artes (MNBA);
- Museu Lasar Segall (MLS);
- Museu Imperial (MI);
- Museus Castro Maya;
- Museu Villa-Lobos; e
- Museu da República.
Como a proposta do projeto é democratizar o acesso à cultura, o uso da ferramenta é gratuito e pode ser usado por qualquer escola para auxiliar o ensino.
Leia também: 7 ferramentas Google para educação estratégicas no ensino
Google Arts & Culture: Pra que serve?
O Google Arts & Culture serve para dar acesso à cultura para mais pessoas; serve como uma ferramenta auxiliar no ensino e também oferece experiências diferentes, podendo garantir maior engajamento dos alunos nos estudos.
Durante uma aula de história, por exemplo, o professor pode utilizar o Google Arts & Culture que serve como um elemento de apoio e ilustração para a aula.
A imagem abaixo mostra como é possível escolher um momento histórico e usar as obras de arte para explicá-lo. Basta filtrar os conteúdos por disciplinas e buscar pelo assunto que desejar.
Fonte: Google Arts & Culture
Com vídeos, áudios e passeios virtuais com imagens em 360° é feita uma verdadeira imersão do aluno naquele momento da história.
Além disso, se quiser ainda mais interatividade nas lições, o Google Arts & Culture serve para oferecer experiências lúdicas aos alunos. É possível compor melodias por meio da inteligência artificial, e até mesmo brincar de quebra-cabeças colaborativos formando pinturas famosas.
Essa tecnologia criada pelo Google também possui planos de ensino que foram escritos por especialistas em educação. Eles servem para facilitar a abordagem de determinados assuntos já que oferecem roteiros pré-definidos de aulas.
Dessa maneira, ainda que o professor não tenha muita experiência em determinado setor, como ensinar a apreciar uma obra de arte, por exemplo, ele pode se guiar pelo plano oferecido pela plataforma.
Agora que você viu o que é o Google Arts & Culture, deve estar se perguntando como levar toda essa tecnologia para dentro da escola. Muitas vezes, com tantas novidades, quem não está habituado pode achar difícil ou não saber fazer, mas você pode contar com a ajuda de quem sabe.
Como implementar mais tecnologia na educação?
O Google for Education é uma solução desenvolvida pelo Google e tem como finalidade facilitar o ensino e a aprendizagem. Essa gigante da tecnologia oferece um conjunto de aplicativos direcionados para educação.
Esses aplicativos podem ser usufruídos por todos os setores da escola, tanto pelo administrativo, como pelo professor na sala de aula.
A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a alinhar a tecnologia com o método de ensino que você utiliza.
Se a instituição em que você trabalha já caminha em direção a essa inovação na maneira de ensinar, ter uma consultoria de apoio faz toda a diferença.
Para levar essa inovação para sua escola, conheça os serviços da Safetec Educação e como eles podem te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.