O que é Google for education

O que é Google for education? A ferramenta que está mudando o futuro da educação!

Já pensou em uma ferramenta que permitisse aos professores criar aulas ricas, repletas de recursos interativos e compartilhar tudo isso com seus alunos?

Já imaginou se ele pudesse corrigir tarefas e provas, criar calendários de eventos e dar feedbacks personalizados de onde estivesse?

E se, além disso, os alunos também pudessem compartilhar materiais e tarefas, consultar resultados de provas, conversar com o professor e entre si, mesmo estando em casa ou viajando em outra cidade?

Por fim, e se a instituição de ensino conseguisse coordenar melhor seus recursos e profissionais, melhorando a experiências dos alunos e aprimorando seu aprendizado?

Quer descobrir o que pode tornar tudo isso realidade?

Então, você precisa saber o que é Google for education!

Leia também: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

O que é Google for education?

Hoje, a transformação digital nas empresas trouxe uma série de oportunidades para diversas áreas.

E não poderia ser diferente com a educação. 

Cada vez mais os estudantes estão imersos em um rico mundo interativo, em que a internet e a computação em nuvem trazem inúmeras vantagens.

As novas gerações, com destaque para os millennials, consideram normal usar a tecnologia em praticamente todas as sua atividades diárias.

Nesse contexto, se a sala de aula não contar com tudo que as novas tecnologias podem proporcionar, o desinteresse pode ser grande. E, dessa forma, o nível do aprendizado pode cair.

E mais: a tecnologia está aí para ajudar também professores e instituições de ensino a serem mais produtivas e eficazes, proporcionando uma experiência de ensino transformadora.

Mas como adotar essa mudança tecnológica de forma ágil, com um custo acessível e usando todas as vantagens das ferramentas colaborativas online?

A resposta para essa pergunta é mesma que para esta outra: o que é Google education?

O Google education é um conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos, professores, pesquisadores e instituições a promover um ensino de alta qualidade.

Confira este vídeo e conheça ainda melhor o que é Google for education:

 

Principais ferramentas do Google for education

Talvez uma maneira de entender o que é Google for education seja conhecendo suas principais ferramentas.

Confira algumas delas:

G Suite for Education

O Google Suite for Education ajuda alunos e professores a tornar o aprendizado cada vez mais transformador, por meio de uma série de ferramentas.

Gmail, Google Drive, Google Agenda, Docs, Planilhas, e Apresentações de Slides são alguns dos recursos que a maioria já conhece e usa em seu dia a dia.

E por que não criar uma suíte de ferramentas que integra todos elas para serem usados na sala de aula?

Mas essa é só a ponta do iceberg.

O G Suite for Education conta com muitos outros recursos:

  • Jamboard: uma lousa colaborativa, baseada na nuvem, que pode ser usada na sala de aula, no desktop, no tablet ou smartphone.
  • Hangouts Meet: professores podem fazer ligações via vídeo para seus alunos, individualmente ou coletivamente, para passar feedbacks ou mesmo dar aulas de onde estiver.
  • Sites: uma ferramenta de criação de sites intuitiva para colocar o conteúdo das aulas, divulgar trabalhos ou promover projetos criativos entre os alunos.
  • Grupos: fóruns de discussão para os alunos estudarem em grupo ou simplesmente promover a colaboração e a troca de ideias.
  • Formulários: ideais para criar provas e exercícios, corrigi-los rapidamente e apresentar os resultados para os alunos com agilidade. Também pode ser usado para fazer pesquisas e enquetes. 

Google Sala de Aula

Uma ferramenta para que os professores organizem as atividades, criem turmas de alunos, enviem tarefas e provas e muito mais. Tudo centralizado em um só lugar.

O Google Sala de Aula pode ser usado gratuitamente pelas instituições de ensino. Com ele, tanto os alunos quanto os professores podem interagir com a ferramenta – que pode ser integrada com o G Suite for Education – de onde quer que estejam, usando os mais diversos tipos de dispositivos.

Dessa forma, as atividades repetitivas de gerenciamento da classe são absorvidas pela ferramenta, dando mais tempo aos professores para se dedicarem ao planejamento das aulas e atividades, tornando o aprendizado mais rico e prazeroso. 

Veja mais: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

Chromebooks

Softwares e ferramentas não faltam. Mas e os dispositivos para alunos, professores e administradores da instituição?

Com os Chromebooks todos podem ter uma experiência semelhante em seus dispositivos, que já são totalmente compatíveis com as ferramentas do G Suite for Education e do Google Sala de Aula. 

Além disso, as atualizações são automáticas e a configuração das máquinas é muito fácil e rápida. 

São os dispositivos perfeitos para quem quer trabalhar com o Google for Education.

Ficou claro pra você o que é Google for Education? Se tiver qualquer pergunta, basta deixar sua dúvida nos comentários que teremos prazer em responder. 

Leia mais: Google para professores: da sala de aula virtual aos computadores

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn